Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Informação ECTS




Portal UMinho > PT > Ensino > Informação ECTS

 Informação ECTS

informacao ects.jpg

O Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS) foi desenvolvido pela Comissão Europeia visando o estabelecimento de procedimentos comuns para garantir o reconhecimento académico de períodos de estudo no estrangeiro.
​O Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos é um sistema centrado no estudante, baseado no volume de trabalho que este deverá realizar para atingir os objetivos de um determinado programa/unidade curricular. Esses objetivos são idealmente especificados em termos de resultados de aprendizagem e competências a ser adquiridas.

A Universidade do Minho (UMinho) reconheceu, desde o início, a importância do ECTS. Em 2004, a Universidade viu aprovada a sua candidatura ao ECTS Label, tendo integrado o primeiro grupo de 11 instituições a receber este importante selo de qualidade. O ECTS Label foi sucessivamente renovado em 2009 e 2013.  
Na UMinho, o ECTS é obrigatoriamente utilizado em todas as atividades de mobilidade de estudantes, tendo sido alargado à cooperação com países terceiros.
Com a Informação ECTS, a UMinho pretende oferecer a todas as Universidades com que colabora, bem como aos seus atuais e futuros estudantes, informação institucional relevante sobre a sua oferta formativa e informações práticas de carácter genérico, no sentido de promover a transparência necessária à organização de qualquer período de estudos, assim como de apoiar os estudantes que tencionam escolher a UMinho como instituição de origem e/ou acolhimento.