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Ciências da Educação (Programa Doutoral) 2020/2021

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Geral


Grau Académico:
  • Doutor
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604240 Fax: +351 253604659
    E-Mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


O Doutoramento em Ciências da Educação (DCE) promove a investigação autónoma e avançada nos diferentes domínios das CE, incluindo a Educação, o Ensino, a Formação de Formadores e as Ciências Básicas da Educação. As competências a desenvolver nos doutorandos passam pelo conhecimento aprofundado e reflexivo numa determinada área temática a pesquisar, pelo desenvolvimento de metodologias de recolha, análise e sistematização de dados, pela responsabilidade ética e profissional pelo conhecimento construído e posicionamentos assumidos, pela divulgação científica das principais conclusões, destacando os contributos da investigação realizada para a inovação e a transformação dos contextos e das políticas educativas.
O Curso, na sua vertente tutorial, assenta na realização, pelo doutorando, de uma investigação e na elaboração e defesa em provas públicas de uma Tese original, enquadrada numa das 12 áreas de especialização do doutoramento: Desenvolvimento Curricular, Educação em Ciências, Educação em História e Ciências Sociais, Educação em Línguas Estrangeiras, Educação Matemática, Filosofia e História da Educação, Literacias e Ensino do Português, Organização e Administração Escolar, Sociologia da Educação e Política Educativa, Psicologia da Educação, Supervisão Pedagógica, e Tecnologia Educativa.
Em termos de metodologia de trabalho espera-se do doutorando a consulta de bibliografia atual e especializada na área da sua investigação, bem como, no quadro dos projetos de investigação da instituição, a realização de um estudo original com metodologia adequada, sob a supervisão do(s) seu(s) orientador(es). Os doutorandos são incentivados a participar em seminários e a realizar estadias breves noutras instituições, assim como a apresentar comunicações e artigos.
O Curso, com componente curricular no 1º ano, visa a capacitação do doutorando para a realização de uma investigação conducente à elaboração e defesa em provas públicas de uma Tese original, enquadrada numa das 9 áreas de especialização do doutoramento: Desenvolvimento Curricular, Educação em Ciências, Educação Matemática , Literacias e Ensino do Português, Organização e Administração Escolar, Sociologia da Educação e Política Educativa, Psicologia da Educação, Supervisão Pedagógica e Tecnologia Educativa, conforme Despacho nº 230/2018, DR, 2ªsérie - nº3, de 4 de janeiro.
No 1º ano, o doutorando realiza unidades curriculares de fundamentação em CE, metodologia da investigação e temas de pesquisa na área de especialização, entendidas como suporte à construção do seu projeto de investigação, no quadro dos projetos de investigação da instituição. No 2º e 3º ano o doutorando concretiza o seu projeto de investigação, sob a supervisão do(s) seu(s) orientador(es). Os doutorandos são incentivados a participar em seminários e a realizar estadias breves noutras instituições, assim como a apresentar comunicações e artigos.

Quem completar com sucesso um dos planos de estudos do curso poderá requerer um Diploma e uma Carta Doutoral. Consoante a Especialidade frequentada, o grau atribuído e registado nos referidos documentos terá uma das seguintes designações:
- Doutor em Ciências da Educação, Especialidade de Desenvolvimento Curricular
- Doutor em Ciências da Educação, Especialidade de Educação em Ciências
- Doutor em Ciências da Educação, Especialidade de Educação em História e Ciências Sociais
- Doutor em Ciências da Educação, Especialidade de Educação em Línguas Estrangeiras
- Doutor em Ciências da Educação, Especialidade de Educação Matemática
- Doutor em Ciências da Educação, Especialidade de Filosofia e História da Educação
- Doutor em Ciências da Educação, Especialidade de Aprovado Literacias e Ensino do Português
- Doutor em Ciências da Educação, Especialidade de Organização e Administração Escolar
- Doutor em Ciências da Educação, Especialidade de Sociologia da Educação e Política Educativa
- Doutor em Ciências da Educação, Especialidade de Psicologia da Educação
- Doutor em Ciências da Educação, Especialidade de Supervisão Pedagógica
- Doutor em Ciências da Educação, Especialidade de Tecnologia Educativa

Resultados de aprendizagem


1. Conhecer aprofundadamente os modelos teóricos dos temas versados na investigação e na tese, consultando a bibliografia nacional e estrangeira relevante e atual na área;
2. Conhecer as metodologias qualitativas e quantitativas de investigação em Ciências da Educação;
3. Construir sínteses reflexivas, a partir da teorização e dos resultados da investigação na área;
4. Demonstrar autonomia na condução de investigação, nomeadamente conceber e realizar projetos;
5. Equacionar e interpretar problemas das Ciências da Educação numa perspetiva sistémica e numa visão crítica do conhecimento;
6. Refletir e discutir resultados da investigação;
7. Comunicar oralmente e por escrito resultados, reflexões e conclusões junto de públicos diversos;
8. Refletir sobre o potencial impacto e relevância da sua investigação, promovendo a inovação e a transformação das políticas e das práticas.

Acesso a estudos superiores


O Doutoramento é o grau máximo atribuído pela Academia. Este curso possibilita o acesso a estudos de pós-doutoramento e confere a capacidade técnico-científica para a realização de investigação autónoma em Ciências da Educação, em particular na área de especialização respetiva.

Saídas profissionais


O grau de doutor é um requisito de ingresso ou progresso na carreira académica no Ensino Superior. Também em outras carreiras profissionais, o grau de doutor releva para efeitos de progressão de carreira e para uma diferenciação, por complexificação, das funções (estudos, concepção e direção de projetos), por exemplo em serviços da administração central e local, associações ou fundações, instituições de solidariedade social, empresas, centros de investigação ou agrupamentos escolares. O grau de doutor qualifica também os seus detentores para o desempenho de funções de investigação científica no ramo de conhecimento e área de especialização a que se refere este grau, bem como para atividades relacionadas com a promoção e divulgação de atividades de elevada exigência científica e técnica.

Acesso


21

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura no Instituto de Educação da Universidade do Minho. O requerimento de candidatura, a entregar no Instituto de Educação, deve ser acompanhado dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado; cópias dos certificados de habilitações; termo de aceitação por parte do(s) orientador(es) proposto(s); projeto de tese, subscrito pelo(s) orientador(es) e pelo(a) candidato(a). 
Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Critérios de Ingresso


São candidatos ao doutoramento em CE:
- Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal em Educação/Ciências da Educação, em Educação de Infância ou em Ensino;
- Os titulares de grau de mestre em área científica considerada relevante pelo Conselho Científico do Instituto de Educação, para a especialidade de doutoramento em Ciências da Educação pretendida pelo candidato;
- Os titulares do grau de licenciado em Educação/Ciências da Educação, em Ensino ou em Psicologia, com pelo menos 300 ECTS, com um currículo escolar e científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do doutoramento pelo Conselho Cientifico;
- Os titulares de grau académico superior obtido no estrangeiro, reconhecido pelo Conselho Científico como adequado à realização deste ciclo de estudos;
- Os detentores de currículo escolar, científico ou profissional, reconhecido pelo Conselho Científico como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Pré-requisitos recomendados


Os pré-requisitos recomendados prendem-se com a autonomia dos estudantes e, preferencialmente com o domínio ao nível da leitura, escrita e conversação em uma ou mais línguas que não apenas o português. Considera-se também relevante a detenção de grau de mestre e/ou prática de investigação ou profissional de elevado mérito.

Critérios de classificação e seriação
O processo de seleção inclui a análise do curriculum vitae do candidato e a elaboração de um projeto de investigação. Os critérios de seleção têm em consideração:
- qualificações académicas (relevância da área científica de proveniência e classificação final de licenciatura e de mestrado, as publicações e as comunicações em encontros científicos, bem como a participação em projetos de investigação e experiência profissional.
Os projetos de investigação são aprovados pelo Conselho Científico do Instituto de Educação.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.ie.uminho.pt/pt/Ensino/Doutoramentos/Paginas/candidaturasdoutoramentos2018.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.ie.uminho.pt/pt/Ensino/Doutoramentos/Paginas/candidaturasdoutoramentos2018.aspx

Informação Adicional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 2 3 180
TA Tese de Doutoramento na Especialidade de Desenvolvimento Curricular CEd 180

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
13-09-2016
Número de Registo:
R/A-Ef 2387/2011/AL01
Data de Registo:
31-10-2017
Validade:
12-09-2022

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
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