Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho




Portal UMinho > PT > Ensino > Oferta Educativa > Cursos Conferentes de Grau

Psicologia Aplicada (Mestrado) 2020/2021

Voltar


Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Psicologia

Contactos


    Escola de Psicologia
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604220 Fax: +351 253604224
    E-Mail: cpedagogico@psi.uminho.pt
    URL: http://www.psi.uminho.pt

Descrição


O Mestrado em Psicologia Aplicada da Universidade do Minho visa promover o conhecimento científico na área da Psicologia no sentido da qualificação académica para práticas profissionais de elevada qualidade. Para isso estimula o desenvolvimento de conhecimentos nas áreas da Psicologia Aplicada, incluindo competências para o uso de métodos e técnicas de avaliação, intervenção e investigação em contexto aplicado.
Este Mestrado está organizado em dois níveis. O primeiro nível (1.º ano) caracteriza-se por uma formação transversal e abrangente focada em problemas e questões em vários domínios da Psicologia Aplicada e envolvendo o desenvolvimento de competências de avaliação e de intervenção de natureza clínica, psicoeducacional, social, comunitária e organizacional. Tendo em conta a relevância do domínio da avaliação psicológica e da investigação para o futuro exercício profissional e atividade científica, o 1.º ano inclui unidades curriculares centradas na aquisição de ferramentas de avaliação e de investigação sobre tópicos de natureza transversal nos diferentes domínios de aplicação da Psicologia. O objetivo é a consolidação do conhecimento permitindo uma prática psicológica cientificamente sustentada.
O segundo nível (2.º ano) visa uma formação mais diferenciada, centrada numa área específica do exercício profissional da Psicologia: Clínica e Saúde, Escolar e Educação, Justiça e Comunitária, Organizações, Desporto. Neste âmbito, está incluída a realização do Estágio e da Dissertação. No estágio, a formação está orientada para atividades de natureza prática em diversos contextos da comunidade, articuladas com sessões de formação académica e de supervisão na Universidade.
Um corpo docente altamente qualificado e empenhado recorre aos vários laboratórios com vista a proporcionar um ensino hands on assente em actividades práticas em ligação estreita à comunidade, viabilizando uma ligação entre o ensino e a investigação de excelência em contextos aplicados (Serviço de Psicologia). São utilizadas metodologias de ensino e aprendizagem que estimulam o pensamento reflexivo e crítico dos estudantes, bem como o trabalho autónomo supervisionado e a aquisição de competências avançadas nos diferentes domínios da Psicologia.
Um corpo docente altamente qualificado e empenhado recorre aos vários laboratórios, viabilizando uma ligação entre o ensino e a investigação de excelência, quer em contextos básicos, quer aplicados (Serviço de Psicologia). Durante a formação, os estudantes podem ainda envolver-se em actividades voluntárias de investigação enquanto colaboradores de investigação, ou ter contato com os contextos práticos. São utilizadas metodologias de ensino e aprendizagem que estimulam o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, bem como o trabalho autónomo supervisionado, e a aquisição de competências avançadas nos diferentes domínios da psicologia.

Resultados de aprendizagem


O Mestrado em Psicologia Aplicada pretende que os estudantes:
1. Adquiram conhecimento científico sobre questões e problemas relevantes para a prática profissional nos vários domínios da Psicologia.
2. Adquiram competências de avaliação, enquadradas conceptualmente, nos vários domínios da Psicologia Aplicada.
3. Adquiram competências de intervenção, enquadradas conceptualmente, nos vários domínios da Psicologia Aplicada.
4. Desenvolvam competências de investigação nos vários domínios da Psicologia Aplicada.
5. Aprofundem competências de comunicação científica, oral e escrita.
6. Desenvolvam uma atitude crítica e reflexiva sobre o conhecimento.
7. Conheçam as orientações para um comportamento eticamente responsável nos domínios da avaliação, intervenção e investigação e a sua relevância.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte, o 3.º ciclo (Doutoramento).

Saídas profissionais


O perfil do curso tem contribuído para tornar o Mestrado em Psicologia Aplicada numa referência na formação em Psicologia em Portugal, o que é visível na crescente procura e na bem-sucedida integração dos seus mestres no mercado de trabalho.
Os sectores de potencial empregabilidade situam-se no domínio público (ex. Ministério da Saúde, Ministério da Justiça, Ministério da Educação, Autarquias locais) e no domínio privado (ex. Bosch, Primavera Software, Clubes Desportivos, Universidades Privadas, Centros de Investigação, Consultórios de Psicologia, Consultoria e Formação), quer em Portugal, quer no estrangeiro.
Os mestres em Psicologia Aplicada estão habilitados a realizar o estágio profissional sob a responsabilidade da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), findo o qual poderão ter acesso ao exercício profissional nas diferentes áreas da Psicologia.

Acesso


30

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em: 
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais. 

Critérios de Ingresso


São admitidos à candidatura no ciclo de estudos:
- Os titulares de licenciatura em Psicologia ou Ciência(s) Psicológica(s);
- Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um ciclo de estudos em Psicologia, organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo;
- Os titulares de grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Escola de Psicologia como satisfazendo os objetivos do grau de Licenciado em Psicologia.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.psi.uminho.pt/pt/ensino/Mestrado_em_Psicologia_Aplicada/Paginas/candidaturas.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.psi.uminho.pt/pt/ensino/Mestrado_em_Psicologia_Aplicada/Paginas/candidaturas.aspx

Informação Adicional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
16-01-2020
Número de Registo:
R/A-Cr 71/2013/AL01
Data de Registo:
09-07-2020
Validade:
30-07-2025

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2023