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Design de Moda (Programa Doutoral) 2020/2021

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Geral


Grau Académico:
  • Doutor
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Azurém, Guimarães (UM)
Área científica predominante:
  • Design de Moda

Contactos


    Escola de Engenharia
    Campus de Azurém
    4800-058 Guimarães

    Tel: +351 253510179 / 253510160 Fax: +351 253510178
    E-Mail: cp@eng.uminho.pt
    URL: http://www.eng.uminho.pt

Descrição


O doutoramento em Design de Moda é um curso em associação entre a Universidade do Minho e a Universidade da Beira Interior, e que conta com a colaboração de professores de outras instituições de ensino superior portuguesas, como da FAULisboa e da ESART.
O doutoramento em Design de Moda tem como objetivos fomentar a investigação e desenvolvimento em Design de Moda, apostando na inovação e na transdisciplinaridade através de diversas áreas, nomeadamente Design de Moda, Design, Materiais e Tecnologias, Gestão e Design Têxtil e Desenho. Procura assim a formação de uma nova geração de especialistas e investigadores na área do Design de Moda, altamente qualificados e capazes de um trabalho autónomo de investigação, desenvolvimento e inovação em ambiente universitário ou empresarial, de forma a contribuir para a criação de um novo conhecimento que potencie a interação entre a Universidade e o tecido empresarial e contribua para a competitividade e sustentabilidade da indústria nacional e europeia.
Funcionamento e Plano de estudos:
O doutoramento em Design de Moda é organizado anualmente em cada uma das Universidades associadas, tendo decorrido a primeira edição (ano letivo 2014/15) na Universidade do Minho, Campus de Azurém, Guimarães.
O ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor em Design de Moda tem 180 ECTS e decorre ao longo de 6 semestres. Segundo o artº 31º do Decreto-Lei nº 107/2008 este ciclo de estudos integra a elaboração de uma Tese original e a realização de um conjunto de Unidades Curriculares dirigidas à formação para a investigação, denominado Curso de Doutoramento.
Em conformidade, o ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor em Design de Moda, tendo em conta a multi e interdisciplinaridade do ciclo de estudos e a necessária integração de cinco áreas científicas de conhecimento (Design de Moda, Design, Materiais e Tecnologias, Gestão e Marketing, e Desenho), considera a existência de um Curso de Doutoramento no primeiro ano do ciclo de estudos, com 60 ECTS. Os restantes dois anos, com 60 ECTS cada, incluem a Tese de Doutoramento, perfazendo assim três anos e 180 ECTS.

Resultados de aprendizagem


Objetivos gerais do ciclo de estudos
1. Contribuir, numa sociedade baseada no conhecimento, para a formação de alto nível em design de moda;
2. Promover, em contexto académico e/ou empresarial, o progresso da atividade profissional;
3. Promover um ensino/aprendizagem de natureza multidisciplinar, envolvendo áreas científicas associadas ao design de moda como a cultura, o marketing, as tecnologias e outras disciplinas relacionadas;
4. Desenvolver investigação fundamental e aplicada em design de moda, de carácter multidisciplinar, no âmbito de projetos integrados nas Unidades de Investigação associadas ao curso;
5. Promover a internacionalização e/ou a ligação à comunidade através da parceria com outras instituições académicas e/ou empresariais, nacionais ou estrangeiras, no sentido de valorizar e disseminar o conhecimento científico.
Objetivos de aprendizagem
O percurso curricular do 3º Ciclo visa proporcionar a aquisição de conhecimentos e competências (formais e informais) de referência que permitam continuar a aprender, experimentar e aplicar conhecimentos em novas situações. Assim, o plano doutoral orienta-se decisivamente para o aprofundamento dos processos pedagógicos, científicos e críticos de Bolonha.
Outorgar-se-á o grau de doutor aos estudantes que demonstrem, na observância do Regulamento e do DL 74/2006: capacidade de compreensão sistemática dos conteúdos e aptidão para a investigação no domínio científico do design de moda; respeitar as normas académicas; demonstrar capacidades analíticas e de síntese; apresentar um contributo original para o campo de conhecimento em design de moda; serem capazes de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas; entender as eventuais implicações da investigação na sua especialidade nos âmbitos académico, profissional, económico, tecnológico, social ou cultural.

Acesso a estudos superiores


A conclusão deste curso de doutoramento permite a realização de atividade de investigação a nível de pós-doutoramento.

Saídas profissionais


Consideram-se setores de potencial empregabilidade do curso:
O ensino superior e tecnico-profissional no campo do design de Moda; Empresas de produção de produtos de moda; Centros de investigação no domínio do Design de Moda.

Acesso


30

Vagas

5

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. 

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Critérios de Ingresso


Podem candidatar -se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor em Design de Moda:
a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
b) Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico, especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico legal e estatutariamente competente da universidade onde pretendem ser admitidos;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico legal e estatutariamente competente.
Para os efeitos do disposto nas alíneas anteriores, consideram-se áreas adequadas à candidatura ao 3º ciclo de estudos: Design de Moda, Design de Produto, Design, Design e Marketing, Engenharia Têxtil e áreas afins consideradas adequadas pelo órgão legal e estatutariamente competente.

Informação Adicional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Branding de Moda GDT 7,5
S1 Fenomenologia da Moda DG 5
S1 Interfaces Design de Moda e Tecnologia MT 7,5
S1 Metodologias e Técnicas de Investigação DMo 5
S1 Opção I 5
Comunicação Científica CTC 5
Gestão da Inovação CTC 5
Gestão de Projetos CTC 5
Liderança CTC 5
Moda Ética DMo 5
S2 Projeto de Tese em Design de Moda DMo; DG; GDT; MT 20
S2 Seminários de Investigação em Design de Moda DS; DMo; GDT; MT 10
Ano 2 3 120
BA Tese em Design de Moda DMo 120

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
06-05-2014
Número de Registo:
R/A-Cr 95/2014
Data de Registo:
30-06-2014
Validade:
05-05-2020

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
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