Descrição
O Mestrado em Design de Produto e Serviços visa assegurar uma formação ao nível do 2º ciclo em que o exercício da crítica e do pensamento teórico se apoia em metodologias de investigação em design. O enquadramento científico envolve uma área de conhecimentos paralela aos domínios da ‘experiência com o produto’ e do ‘design de serviços’.
A ‘experiência de produto’ ensaia uma forma de aproximação entre produto e utilizador com base no mapeamento das suas necessidades e desejos, a partir de pressupostos tangíveis. O ‘design de serviços’ surge da relação interdisciplinar das metodologias e ferramentas clássicas do design, bem como do design “thinking”, valorizando o papel do designer enquanto membro estratégico na construção de serviços em resposta às inovações sociais.
O Curso de Mestrado em Design de Produto e Serviços privilegia três componentes estruturantes: uma componente de Projeto, uma Teórica, e uma Aplicada à extensão universitária. A componente de Projeto, de carácter laboratorial, imprime um exercício contínuo de síntese, integrador das diferentes valências leccionadas. A abordagem interdisciplinar da experiência com o produto e design de serviços, apoiada pelos projetos de 1º e 2º semestres, deverá construir as bases e enquadramento para o projeto estratégico de tese a desenvolver durante o 3º semestre e a posterior dissertação ou projeto final. A componente Teórica, fundamentada em pesquisa metodológica, permitirá uma segunda via privilegiada para a produção de saber novo e original, de reflexão e questionamento disciplinar. Por fim, a componente Aplicada permitirá aprofundar o conhecimento do Design no universo das empresas e estratégias de serviços, bem como caracterizar e aprofundar a inovação, promovendo a interacção com a sociedade.
A localização estratégica da universidade na aproximação a parceiros institucionais cria desafios com base na reflexão, gestão e construção de pensamento estratégico, plural, próprios do exercício da atividade do designer.
Resultados de aprendizagem
1. Entender os conhecimentos e competências a nível epistemológico, teórico e metodológico em design de produto e serviços;
2. Desenvolver capacidade de compreensão e de resolução de problemas, bem como a promoção da comunicação dos seus resultados, em contexto de responsabilidade ética e social;
3. Adquirir formação avançada que constitua base de desenvolvimentos e ou aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação, bem como a integração em equipas de gestão de projetos;
4. Conceber novos serviços que complementem e melhorem a experiência proporcionada por novos produtos ou produtos existentes;
5. Conceber novos serviços que vão ao encontro da inovação social, por via de parceiros institucionais ou comunidade local;
6. Produzir protótipos e portefólios passíveis de comunicar os resultados de investigação e de interação;
7. Entender a prática do design num contexto multidisciplinar;
8. Desenvolver competências de liderança e estratégia ao nível de equipas de gestão de projeto, promovendo a inovação como metodologia sustentável para uma aprendizagem focada no design estratégico.
Acesso a estudos superiores
Este curso de Mestrado proporciona formação de base para a realização de um curso de 3º Ciclo (Doutoramento) na mesma área científica, ou em áreas afins.
Saídas profissionais
Os Designers de Produto e Serviços formados pela Universidade do Minho estão habilitados para integrar equipas pluridisciplinares na indústria, gabinetes de design, arquitetura, instituições publicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que trabalhem no domínio da investigação e desenvolvimento, criatividade e gestão estratégica de projetos. Por conseguinte, podem exercer enquanto quadros técnicos ou investigadores, como profissionais liberais, ou como docentes nas áreas disciplinares do curos ou em áreas afins, em vários graus de ensino.