Descrição
O objetivo deste ciclo de estudos é formar recursos humanos altamente qualificados na área da Matemática e nas áreas onde a Matemática tem um papel muito importante para o exercício de atividades de investigação, teórica ou experimental, ou de aplicação em áreas da indústria e dos serviços. Pretende-se com este curso doutoral que as competências científicas adquiridas constituam uma base sólida para a persecução de diferentes perfis profissionais em diferentes domínios (e.g., indústria, serviços, saúde, engenharia, ensino).
O curso de doutoramento organiza-se de acordo com o Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS). Tem a duração de três anos letivos, com uma carga de trabalho total de 180 ECTS (60 por ano), tendo em vista a elaboração de uma tese original e especialmente elaborada para este fim. Não tem componente curricular mas, contudo, o plano individual de trabalhos poderá incluir a obrigatoriedade de frequência de atividades formativas, como unidades extracurriculares, seminários, conferências, entre outras, para reforçar o conhecimento do doutorando na área da sua investigação. Este plano terá em consideração a formação específica do aluno e os objetivos a atingir.
Resultados de aprendizagem
Pretende-se que os estudantes adquiram capacidade para conceber, projetar e desenvolver investigação, de forma autónoma ou em parceria, respeitando padrões de qualidade e integridade académicas. O estudante deverá realizar trabalhos de investigação com resultados originais que contribuam para o alargamento das fronteiras do conhecimento na respetiva área de investigação e que sejam merecedores de publicação em revistas da especialidade, com sistema de arbitragem, de circulação internacional.
Os doutorandos deverão ainda ser capazes de analisar criticamente e sintetizar ideias novas e complexas e de comunicar com a comunidade científica e com a sociedade em geral. Numa perspetiva mais abrangente, os doutorandos devem ser capazes de:
1. interpretar e equacionar problemas científico-tecnológicos e perceber a sua relevância económica e social, construindo uma visão crítica do conhecimento e da realidade;
2. promover avanços científicos e tecnológicos, numa sociedade baseada no conhecimento.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos de pós-doutoramento.
Saídas profissionais
A Matemática tem demonstrado e renovado este poder essencial em domínios que estão já muito para além das suas áreas de atuação mais tradicionais. A título de exemplo, a Matemática tem contribuído para os avanços na modelação de fenómenos ambientais, biológicos e económicos, nas áreas da pedagogia e do ensino, em medicina e nas diferentes áreas da saúde. Pretende-se, com este ciclo de estudos, aproveitar este enorme potencial de interação e abranger todas as áreas onde a Matemática tem um papel preponderante e estruturante.