Descrição
O curso desenvolve-se ao longo de 3 anos letivos (total de 180 ECTS). O primeiro ano é orientado para a aprendizagem de conceitos matemáticos, fundamentos de teoria da probabilidade e conceitos na área da economia/matemática financeira. A sensibilização para a área da Estatística faz-se através das UC de Laboratórios de Estatística (I e II) com a utilização de ferramentas computacionais e de programação. No segundo ano há uma consolidação de conceitos matemáticos, avançando para diversas áreas aplicadas da Estatística. Os alunos complementam a sua formação com conceitos de Investigação Operacional e Computação. No terceiro ano prevalece a formação na área da Estatística com UC mais específicas de modelação, como por exemplo, tratamento de dados de grande dimensão. As aulas do curso decorrem maioritariamente em contexto de laboratório computacional. O último semestre é predominantemente dedicado a um estágio ou projeto, criando as condições ao aluno para uma fácil integração no mercado de trabalho. Também no último semestre é lecionada uma UC de caráter generalista: Opção UMinho. Este curso permite assim a aquisição de um leque variado de capacidades e competências, nomeadamente, em matemática, estatística, investigação operacional e sistemas de informação, capacidades analíticas, competência para resolver problemas, competências em Ciência de Dados, capacidade de aprendizagem autónoma e capacidade para integrar equipas multidisciplinares.
Resultados de aprendizagem
1. Desenvolver capacidade para formular, modelar e resolver problemas de áreas diversas e em mudança;
2. Estimular o interesse, conhecimentos e flexibilidade para estudar e desenvolver aplicações;
3. Desenvolver capacidade de abstração, de raciocínio lógico e de identificação das estruturas subjacentes a situações variadas;
4. Desenvolver conhecimento específico das ferramentas adequadas à formulação e resolução de problemas;
5. Desenvolver capacidade para aplicar um raciocínio analítico, para lidar com a complexidade, para lidar com os conceitos, para implementar modelos, para formular e resolver problemas;
6. Estimular o espírito crítico, essencial para decidir sobre formas adequadas de ler a informação e interpretar resultados de estudos realizados e os comunicar a diferentes públicos (especialistas ou não).
Acesso a estudos superiores
Este curso confere capacidade técnico-científica para acesso a cursos de segundo ciclo, em diversas áreas como Matemática Aplicada, Estatística, Investigação Operacional, Economia e Gestão, bem como diversas áreas de Engenharia, dada a transversalidade da formação de base desta licenciatura.
Saídas profissionais
A Licenciatura em Estatística Aplicada pretende formar profissionais que possam trabalhar em organizações de áreas distintas como por exemplo, hospitais, laboratórios farmacêuticos, consultoras, bancos e seguradoras, órgãos de comunicação social, entidades governamentais e autarquias, universidades, indústria.