Descrição
Com uma tradição de mais de 30 anos, a Licenciatura em Administração Pública proporciona aos estudantes uma formação sólida nas áreas da Gestão Pública e das Políticas Públicas através da aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências transversais para enfrentar os desafios da gestão pública moderna e garantir o sucesso dos seus licenciados no mercado de trabalho.
Estrutura Curricular: O curso apresenta uma estrutura curricular que reflete a importância atribuída à área da Gestão Pública e Políticas Públicas, beneficiando também do contributo de áreas como a Ciência Política, a Economia e a Gestão.
Métodos, atividades e recursos: O curso utilizada metodologias de ensino e aprendizagem que estimulam o trabalho independente e cooperativo dos alunos quer em contexto de sala de aula quer através da organização e participação em seminários, colóquios, projetos de investigação e experiências de intercâmbio. Possui um corpo docente qualificado e empenhado, doutorado em algumas das melhores universidades europeias e norte-americanas.
Resultados de aprendizagem
O grau de licenciado é conferido aos alunos que demonstrem:
1. Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão na área da Administração Pública a um nível que:
1.1. Sustentando-se nos conhecimentos de nível secundário, os desenvolva e aprofunde;
1.2. Se apoie em materiais de ensino de nível avançado e lhes corresponda;
1.3. Em alguns dos domínios dessa área, se situe ao nível dos conhecimentos de ponta da mesma;
2. Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na área da Administração Pública;
3. Possuir capacidade de resolução de problemas no âmbito da Administração Pública e de construção e fundamentação da sua própria argumentação;
4. Desenvolver capacidade de recolher, selecionar e interpretar a informação relevante, particularmente na área de gestão pública, análise e avaliação de políticas públicas que os habilite a apresentarem soluções fundamentadas incluindo a análise dos aspetos sociais, científicos e éticos relevantes;
5. Saber comunicar ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
6. Desenvolver competências de aprendizagem que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do segundo ciclo (Mestrado).
Saídas profissionais
O mercado de trabalho preferencial é a Administração Pública, mas a formação em Administração Pública compreende um conjunto de conhecimentos e competências que também permite o exercício de funções em organizações sem fins lucrativos e empresas privadas. As empresas públicas, municipais e intermunicipais são um mercado de trabalho em crescimento, pois a formação nas áreas da Gestão Pública interliga conhecimentos que são fundamentais para o exercício de cargos de gestão num contexto em que o interesse público orienta estas organizações. Na Administração Pública a carreira Técnica Superior é aquela para a qual os licenciados estão particularmente vocacionados estando habilitados a exercer funções nas áreas administrativa, de recursos humanos, de planeamento, financeira e de auditoria. A título de exemplo salienta-se o exercício de funções nas direções gerais e regionais, serviços desconcentrados dos vários ministérios, institutos e fundações públicas, municípios, organizações regionais e locais como as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, Áreas Metropolitanas, Comunidades Urbanas e Associações de Municípios.