Descrição
A Licenciatura em Economia tem como objetivo proporcionar uma formação sólida aos seus alunos, quer fornecendo-lhes os fundamentos em Teoria Económica e Métodos Quantitativos necessários à resolução de problemas económicos teóricos e empíricos, quer expondo-os a diversas áreas da Economia Aplicada (como Economia Bancária e Seguros, Inovação, Ambiente, Políticas Macroeconómicas, Saúde e Trabalho, entre outras), procurando uma forte aproximação à realidade económica e empresarial.
É ainda objetivo do curso dar aos estudantes a oportunidade de desenvolver capacidades de análise, de resolução de problemas, de comunicação, de autonomia, de trabalho em equipa, e também contribuir para a sua formação cultural e humana, de forma a preparar os futuros licenciados para a sua plena integração no mercado de trabalho (nacional e internacional) e participação ativa na sociedade.
A licenciatura está organizada em seis semestres letivos, com 5 unidades curriculares em cada um deles. Nos dois primeiros anos são fornecidos os fundamentos. O terceiro ano introduz alguma flexibilidade no plano de estudos, permitindo aos estudantes escolher sete unidades curriculares de opção, uma delas de qualquer área da universidade e as restantes das áreas da Economia, Gestão, Ciência Política, Administração Pública e Relações Internacionais.
Resultados de aprendizagem
Para além de desenvolver um conjunto de competências transversais como a capacidade de comunicação (oral e escrita) e a capacidade de trabalhar em equipa, um licenciado em Economia deverá dominar um conjunto coerente de princípios económicos, bem como ter um entendimento das questões de política económica, a um nível microeconómico e macroeconómico. Em todos estes aspetos, os alunos devem demonstrar uma compreensão dos métodos analíticos, basear os seus argumentos em modelos e ter consciência da existência de diferentes abordagens metodológicas.
Assim, ao terminar o seu 1º ciclo de estudos em Economia pela Universidade do Minho o aluno deverá:
1. Identificar os principais conceitos e princípios económicos.
2. Identificar as fontes e conteúdos das bases de dados económicas.
3. Descrever e relacionar teorias económicas.
4. Manipular as principais formas de modelação em economia.
5. Manipular software econométrico e estatístico.
6. Aplicar a teoria e o raciocínio económico à resolução de problemas concretos.
7. Aplicar as técnicas matemáticas e estatísticas à resolução de problemas económicos concretos.
8. Analisar as políticas adotadas no contexto da economia portuguesa e europeia.
9. Relacionar diferentes soluções de política económica com os diferentes aspetos teóricos e empíricos da análise económica.
10. Comparar a evolução das ideias económicas e dos diferentes métodos que têm sido utilizados pelos economistas.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do 2º ciclo (Mestrado).
Saídas profissionais
Os licenciados em Economia estão preparados para trabalhar no mercado de trabalho nacional e internacional. Podem exercer funções em entidades empresariais e associativas, como bancos e outras instituições financeiras, empresas de consultoria e auditoria, associações empresariais. Mas também podem desenvolver a sua atividade profissional em organismos públicos, nomeadamente, em gabinetes de estudos e de avaliação de projetos. Gabinetes Governamentais e o Banco de Portugal têm contratado os nossos ex-alunos.