Descrição
A Licenciatura em Gestão visa fornecer aos alunos as ferramentas teóricas e técnicas, bem como o sentido de rigor e a consciência ética e de responsabilidade social necessárias para tomar decisões complexas num cenário internacional, digital e em rápida mudança. Os objetivos consistem em atrair os melhores alunos da região Norte e do resto do país tendo em vista formar Gestores altamente competentes e “preparados para o mundo”. Para este propósito, pretende-se:
- fornecer um plano de estudos abrangente, analítico e altamente integrado para construir competências sólidas nos vários domínios da Gestão;
- abordar as principais teorias, modelos conceituais, metodologias e métodos de Gestão para resolver problemas do mundo real.
Resultados de aprendizagem
Um licenciado em Gestão deverá ser capaz de:
1. Usar as ferramentas apropriadas e competências ao nível de TI para analisar dados, com o objetivo de resolver problemas das empresas;
2. Gerir diferentes recursos, definir prioridades e desenvolver atitudes pró-ativas, responsáveis e empreendedoras;
3. Desenvolver o pensamento crítico e as competências de aprendizagem, que lhes permitirão aprender durante toda a vida, de forma autónoma;
4. Desenvolver a consciência ética e a capacidade de reconhecer e resolver questões éticas inerentes ao processo de tomada de decisões, bem como desenvolver o sentido de responsabilidade social;
5. Desenvolver a capacidade de comunicar com uma variedade de meios e para diferentes públicos;
6. Desenvolver uma ampla gama de competências transversais de modo a preparar a integração futura num mercado de trabalho global, bem como para uma cidadania ativa.
Acesso a estudos superiores
A Licenciatura em Gestão confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do segundo ciclo (Mestrado).
Saídas profissionais
Os licenciados em Gestão da Universidade do Minho têm diversas oportunidades de emprego em funções da Gestão tais como a Gestão Estratégica, Gestão de RH, Logística, Gestão da Produção e Operações, Finanças Empresarias, Marketing, Contabilidade e Auditoria.