Descrição
A Licenciatura em Negócios Internacionais fornece aos estudantes uma formação sólida nas áreas da economia internacional, das finanças internacionais, da negociação internacional e do marketing internacional, preparando quadros que, para além de dominarem conceitos gerais de economia, organização e gestão, estejam, também, habilitados a compreender os processos de internacionalização das empresas e de globalização da economia. Mais concretamente, os estudantes deverão ser capazes de realizar estudos de mercado, de analisar e compreender as operações comerciais e financeiras internacionais, de avaliar as implicações organizacionais e gestionárias da internacionalização incluindo a sua dimensão intercultural, e a desempenhar funções em organizações internacionais.
O plano de estudos está estruturado em 6 semestres, cada um com 5 unidades curriculares. Diversas UC são lecionadas em Inglês e algumas são opções de línguas estrangeiras. No último semestre, destaca-se a UC Projeto Multidisciplinar em Negócios Internacionais, a qual visa estimular a interação e o envolvimento em contexto internacional, desenvolver conhecimentos de mercados estrangeiros, estimular a capacidade de trabalhar em equipas multinacionais e multi-tarefas, desenvolver e aplicar técnicas de resolução de problemas das empresas envolvidas em atividades internacionais.
O corpo docente é constituído por docentes doutorados de carreira e por docentes convidados com experiência profissional no meio empresarial. São utilizadas metodologias de ensino e aprendizagem variadas e que estimulam o trabalho independente e cooperativo dos estudantes, os quais tem disponível infraestruturas adequadas e equipamentos informáticos modernos. Os estudantes são também incentivados a participar em programas de intercâmbio internacional e em atividades que promovem o contacto com o meio empresarial e com o mercado de trabalho através do programa de competências transversais "EEG Generating Skills" e do "EEG Business Day”.
Resultados de aprendizagem
O licenciado em Negócios Internacionais deverá ser capaz de:
1. conceber, elaborar e apresentar planos de negócio internacionais;
2. analisar casos e resolver problemas concretos de empresas internacionais;
3. elaborar, analisar e apresentar projetos de investimento internacionais;
4. analisar as principais implicações das medidas de política económica na vida das empresas com atividades internacionais;
5. integrar, coordenar e liderar equipas funcionais diversas, nomeadamente em contextos de atividade internacionais;
6. interpretar os diferentes modelos explicativos do funcionamento dos mercados;
7. demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, pelo menos em dois idiomas;
8. conhecer e prever o comportamento das empresas em mercados concorrenciais competitivos.
Acesso a estudos superiores
A licenciatura em Negócios Internacionais confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do 2º ciclo (Mestrado).
Saídas profissionais
O perfil do curso tem contribuído para tornar a licenciatura numa referência na formação no domínio dos negócios internacionais em Portugal, o que é visível na rápida e bem sucedida integração dos seus licenciados no mercado de trabalho. Empresas e organizações com atividades internacionais são os principais empregadores dos licenciados em Negócios Internacionais da Universidade do Minho. O licenciado em Negócios Internacionais está também preparado para desenvolver a sua atividade profissional em empresas na área de consultoria, gabinetes de estudos e de avaliação de projetos e organismos públicos particularmente vocacionados para o contexto internacional. Empresas como INI-Novation, Inova+ e Ministério dos Negócios Estrangeiros constituem alguns exemplos.