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Negócios Internacionais (Licenciatura) 2021/2022

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Geral


Grau Académico:
  • Licenciado (pós-Bolonha)
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Gestão
  • Economia

Contactos


    Escola de Economia e Gestão
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351 253604510 Fax: +351 253601380
    E-Mail: pedagogico@eeg.uminho.pt
    URL: http://www.eeg.uminho.pt

Descrição


A Licenciatura em Negócios Internacionais fornece aos estudantes uma formação sólida nas áreas da economia internacional, das finanças internacionais, da negociação internacional e do marketing internacional, preparando quadros que, para além de dominarem conceitos gerais de economia, organização e gestão, estejam, também, habilitados a compreender os processos de internacionalização das empresas e de globalização da economia. Mais concretamente, os estudantes deverão ser capazes de realizar estudos de mercado, de analisar e compreender as operações comerciais e financeiras internacionais, de avaliar as implicações organizacionais e gestionárias da internacionalização incluindo a sua dimensão intercultural, e a desempenhar funções em organizações internacionais.
O plano de estudos está estruturado em 6 semestres, cada um com 5 unidades curriculares. Diversas UC são lecionadas em Inglês e algumas são opções de línguas estrangeiras. No último semestre, destaca-se a UC Projeto Multidisciplinar em Negócios Internacionais, a qual visa estimular a interação e o envolvimento em contexto internacional, desenvolver conhecimentos de mercados estrangeiros, estimular a capacidade de trabalhar em equipas multinacionais e multi-tarefas, desenvolver e aplicar técnicas de resolução de problemas das empresas envolvidas em atividades internacionais.
O corpo docente é constituído por docentes doutorados de carreira e por docentes convidados com experiência profissional no meio empresarial. São utilizadas metodologias de ensino e aprendizagem variadas e que estimulam o trabalho independente e cooperativo dos estudantes, os quais tem disponível infraestruturas adequadas e equipamentos informáticos modernos. Os estudantes são também incentivados a participar em programas de intercâmbio internacional e em atividades que promovem o contacto com o meio empresarial e com o mercado de trabalho através do programa de competências transversais "EEG Generating Skills" e do "EEG Business Day”.

Resultados de aprendizagem


O licenciado em Negócios Internacionais deverá ser capaz de:
1. conceber, elaborar e apresentar planos de negócio internacionais;
2. analisar casos e resolver problemas concretos de empresas internacionais;
3. elaborar, analisar e apresentar projetos de investimento internacionais;
4. analisar as principais implicações das medidas de política económica na vida das empresas com atividades internacionais;
5. integrar, coordenar e liderar equipas funcionais diversas, nomeadamente em contextos de atividade internacionais;
6. interpretar os diferentes modelos explicativos do funcionamento dos mercados;
7. demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, pelo menos em dois idiomas;
8. conhecer e prever o comportamento das empresas em mercados concorrenciais competitivos.

Acesso a estudos superiores


A licenciatura em Negócios Internacionais confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do 2º ciclo (Mestrado).

Saídas profissionais


O perfil do curso tem contribuído para tornar a licenciatura numa referência na formação no domínio dos negócios internacionais em Portugal, o que é visível na rápida e bem sucedida integração dos seus licenciados no mercado de trabalho. Empresas e organizações com atividades internacionais são os principais empregadores dos licenciados em Negócios Internacionais da Universidade do Minho. O licenciado em Negócios Internacionais está também preparado para desenvolver a sua atividade profissional em empresas na área de consultoria, gabinetes de estudos e de avaliação de projetos e organismos públicos particularmente vocacionados para o contexto internacional. Empresas como INI-Novation, Inova+ e Ministério dos Negócios Estrangeiros constituem alguns exemplos.

Acesso


60

Vagas

0

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos pode ser efetuado através de uma das seguintes formas:
- Concurso Nacional de acesso e ingresso ao Ensino Superior Público;
- Regimes Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Concursos Locais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Concursos Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência.

Critérios de Ingresso


Provas de ingresso 

04 Economia
ou
17 Mat. Apl. Ciências Soc.
ou
17 Mat. Apl. Ciências Soc.
18 Português

Esta informação deve ser verificada em
http://www.dges.gov.pt/guias/detcursopi.asp?codc=9785&code=1000

Informação Adicional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Contabilidade Financeira I G 6
S1 Introdução à Gestão G 6
S1 Matemática para Economia e Gestão M 6
S1 Princípios de Microeconomia E 6
S1 Língua Estrangeira I 6
Alemão I LC 6
Espanhol I LC 6
Francês I LC 6
Inglês I LC 6
Italiano I LC 6
Russo I LC 6
S2 Contratos Comerciais D 6
S2 Estatística Aplicada à Economia e Gestão G; E 6
S2 Introdução à Gestão Financeira G 6
S2 Princípios de Macroeconomia E 6
S2 Língua Estrangeira II 6
Alemão II LC 6
Espanhol II LC 6
Francês II LC 6
Inglês II LC 6
Italiano II LC 6
Russo II LC 6
Ano 2 60
S1 Contabilidade Analítica I G 6
S1 Econometria I E 6
S1 Economia Monetária Internacional E 6
S1 Marketing G 6
S1 Língua Estrangeira III 6
Alemão III LC 6
Espanhol III LC 6
Francês III LC 6
Inglês III LC 6
Italiano III LC 6
Russo III LC 6
S2 Análise das Relações Internacionais CPRI 6
S2 Comportamento Organizacional G 6
S2 Economia dos Mercados E 6
S2 Gestão Financeira Internacional G 6
S2 Língua Estrangeira IV 6
Alemão IV LC 6
Espanhol IV LC 6
Francês IV LC 6
Inglês IV LC 6
Italiano IV LC 6
Russo IV LC 6
Ano 3 60
S1 Direito Internacional e Fiscal D 6
S1 Logística G 6
S1 Teoria do Comércio Internacional E 6
S1 Opção I 6
Análise e Planeamento Financeiro G 6
Canais de Distribuição e Gestão de Força de Vendas G 6
Ética e Responsabilidade Social G 6
Fiscalidade G 6
Gestão da Força de Vendas G 6
Gestão Estratégica G 6
Gestão Internacional de Recursos Humanos G 6
Marketing Digital G 6
Princípios de Empreendedorismo G 6
S1 Opção UMinho 6
Bilinguismo Psi 6
Colaboração para um Desenvolvimento Sustentável na Era da Digitalização EGI 6
Diversidade na Psicologia Psi 6
Educação e Cidadania Global Criativa CEd; EstCur 6
Educação, Cidadania e Direitos Humanos ED 6
Inglês Académico LINGL 6
Literacia Fotográfica da Física à Mensagem Fis 6
Matemática das Coisas M 6
Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Envelhecimento Psi 6
Substâncias que Mudaram o Mundo QUI 6
Sustentabilidade Ambiental, Social e Económica CS; EG; ENG; Cie 6
Tópicos de Astronomia e Cosmologia Fis 6
S2 Economia da Empresa Multinacional E 6
S2 Economia da Inovação E 6
S2 Economia Política dos Negócios Internacionais E 6
S2 Marketing Internacional G 6
S2 Projeto Multidisciplinar em Negócios Internacionais G; E; LC 6

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
03-03-2015
Número de Registo:
R/A-Ef 2439/2011
Data de Registo:
18-03-2011
Validade:
02-03-2021

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
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