Descrição
As atividades de I&D em Tecnologias e Sistemas de Informação (TSI) focam fenómenos organizacionais e sociais relacionados com a adoção e uso das tecnologias de informação. Os projetos de doutoramento poderão ter como resultado contributos teóricos ou tecnológicos relevantes para atividades de intervenção organizacional que visam melhorar o desempenho e o bem estar organizacional ou plataformas computacionais inovadoras com potencial de transformação de práticas, interações e relacionamentos organizacionais ou sociais.
O desenvolvimento das competências associadas ao PDTSI são conseguidos no Curso de Doutoramento (correspondente ao 1º ano do PDTSI) e no projeto de I&D que constitui a segunda fase do PDTSI (Preparação da Tese de doutoramento). Esta fase culmina com a defesa da tese de doutoramento.
As medidas de avaliação incluem:
a) avaliações das UC do 1º ano;
b) relatório de progresso anuais;
c) defesa do Plano de Investigação no final do 1º ano;
d) evidência de publicação de resultados em journals e/ou conferências;
e) defesa da tese de doutoramento.
Acrescem ainda avaliações informais ainda não consagradas no regulamento:
f) elaboração, apresentação e defesa da Proposta de Doutoramento (12 a 18 meses após início da fase de preparação da tese);
g) participação em Doctoral Consortia no âmbito de conferências relevantes da área de trabalho do estudante;
h) apresentações (posters, palestras, workshops) do trabalho em curso em sessões no âmbito do PDTSI (por exemplo, 3 simpósios/ano) ou de eventos dos grupos de I&D.
O principal elemento de avaliação é a tese de doutoramento (medida de avaliação f)). Pela sua natureza e conteúdo ela permite verificar se os candidatos a doutores atingiram os 4 primeiros resultados acima enunciados: i) a iv).
A verificação do resultado v) é realizada pelo requerer que os candidatos, aquando da submissão da tese de doutoramento para apreciação final, apresentem uma lista dos trabalhos publicados durante a frequência do PDTSI e relacionados com o tema do trabalho desenvolvido. O não atingir de um nível elevado no que diz respeito ao resultado vi) não é visto como motivo de exclusão. No entanto, é ambição do PDTSI que todos os estudantes desenvolvam as correspondentes competências.
As medidas de avaliação para além da f) visam realizar avaliações intermédias e identificar e despistar situações de risco a tempo de poderem ser tomadas medidas corretivas adequadas. Estas medidas são da maior importância se considerarmos a elevada duração da fase de Preparação da Tese de Doutoramento - cerca de 3 anos.
Para realização da investigação em TSI, o PDTSI faz uso de Laboratórios de Investigação e um vasto leque equipamento informático e software disponíveis na Escola de Engenharia e, em particular, no Departamento de Sistemas de Informação.
Relativamente a parcerias que oferecem contextos ampliados para a investigação realizada no PDTSI destaca-se:
1) a plataforma de colaboração o Chapter Português da AIS (Association for Information Systems)/APSI (Associação Portuguesa de Sistemas de Informação), o qual mantém ligações próximas com a o BRAIS (Chapter Brasileiro da AIS) nomeadamente pela realização de workshops conjuntos e investigação colaborativa.
2) a participação na rede IS:Link, rede internacional de Escolas em Sistemas de Informação.
3) a participação em atividades conjuntas dos membros da rede ERCIS - European Research Center for Information Systems;
4) a participação na organização de eventos da AIS.
Resultados de aprendizagem
O PDTSI visa a formação de investigadores na área científica de atuação do Departamento de Sistemas de Informação (DSI) - Tecnologias e Sistemas de Informação (TSI). TSI abarca um corpo de conhecimento científico e técnico, de natureza interdisciplinar, relacionado com a adoção e utilização das tecnologias da informação nas organizações e na sociedade.
Os graduados pelo PDTSI deverão:
1. possuir uma cultura alargada na área das TSI;
2. possuir profundos conhecimentos no campo específico que enquadra o seu tópico de trabalho;
3. possuir competências para conduzir e executar de forma autónoma (quer individualmente quer integrado
em equipa), atividades de I&D cobrindo as várias fases do processo de investigação;
4. ter efetuado uma contribuição para o conhecimento no campo que enquadra o seu tópico de trabalho;
5. ter publicado resultados do seu trabalho em conferências e/ou revistas científicas;
6. exibir um conjunto de qualidades e atitudes que caracterizam um investigador proeminente.
Acesso a estudos superiores
A conclusão deste curso de doutoramento permite a realização de atividade de investigação a nível de pós-doutoramento
Saídas profissionais
As competências desenvolvidas no PDTSI permitem aos Doutores em TSI o pleno enquadramento em carreiras em que a I&D desempenham um papel central: docência e investigação em instituições de ensino superior; I&D em centros e laboratórios de investigação, públicos ou privados.
Aquelas competências são ainda relevantes em atividades profissionais da área de TSI (e.g., intervenções organizacionais relacionadas com os SI/TI; gestão dos SI/TI; inovação organizacional) de elevada complexidade (e.g., diagnóstico de situações, comparação de soluções alternativas, avaliação do sucesso e do impacto de soluções implementadas) e que exigem a utilização de abordagens, métodos, procedimentos e técnicas de I&D que contribuem para garantir rigor e confiança na execução e nos resultados daquelas atividades.