Descrição
O Doutoramento em Psicologia Básica da Universidade do Minho visa a aquisição de conhecimentos avançados nos domínios teóricos e nas metodologias da Psicologia Básica, nomeadamente Psicologia Cognitiva, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia da Perceção e Neuropsicofisiologia. A dissertação final deverá ser uma demonstração original de competência de investigação baseada numa análise aprofundada de um problema teórico e na sua abordagem empírica.
A estrutura curricular combina unidades sequênciais que enquadram os trabalhos necessários para a dissertação final e unidades para a aquisição de competências transversais ou específicas aos projetos dos alunos.
As unidades sequênciais, presentes nos três anos do curso, são os Practicum (I, II e III) e os Seminários de Investigação (I, II e III). Os Practicum organizam as aprendizagens e os trabalhos experimentais a realizar pelos alunos nos seu domínios de investigação e nos seus laboratórios de acolhimento. Os Seminários visam a apresentação e discussão de temas teóricos, metodologias e resultados experimentais e enquadram a supervisão dos projetos de doutoramento.
As unidades transversais visam a aquisição de conhecimentos sobre teorias, métodos e técnicas relevantes para todos os domínios da Psicologia Básica. Estas unidades estão localizadas no primeiro ano do programa: Temas de Psicologia Experimental e Investigação Laboratorial em Psicologia Básica. Na unidade curricular de Temas de Psicologia Experimental abordam-se os principais tópicos teóricos no domínio. Na Investigação Laboratorial em Psicologia Básica os alunos têm a oportunidade de conhecer e trabalhar em temas de investigação complementares num laboratório diferente do seu laboratório de acolhimento principal e de aperfeiçoar competências de análise matemática e estatística, de programação e de utilização de diversas técnicas e equipamentos experimentais.
As unidades curriculares para a aquisição de competências específicas são designadas por Formação Complementar: 2 no primeiro ano, 3 no segundo ano e 2 no terceiro ano do curso. São escolhidas pelos alunos em articulação com os seus supervisores, no âmbito da oferta formativa da Universidade do Minho e visam a aquisição de conhecimentos e competências específicas relacionadas com a área de investigação e dissertação de cada aluno.
Um corpo docente altamente qualificado e empenhado recorre aos vários laboratórios que suportam o Curso de Doutoramento em Psicologia Básica. Estes Laboratórios são considerados os pilares essenciais do Curso e o contexto fulcral e organizador das aprendizagens teóricas e metodológicas bem como da realização dos trabalhos de investigação conducentes às dissertações finais.
As metodologias de ensino são diversificadas e adaptadas aos objetivos gerais e específicos de um curso de doutoramento neste domínio, incluindo componentes formais de exposição teórica, abordagens teórico-práticas e trabalhos supervisionados de investigação em contexto laboratorial.
Resultados de aprendizagem
O Curso de Doutoramento em Psicologia Básica pretende que os estudantes:
1. Adquiram conhecimentos avançados sobre os processos psicológicos básicos nos domínios da Psicologia Cognitiva, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia da Perceção e Neuropsicofisiologia;
2. Desenvolvam competências de investigação científica, nos domínios da Psicologia Básica, incluindo o domínio de diferentes metodologias e técnicas de realização de trabalhos experimentais e de análise matemática e estatística;
3. Desenvolvam competências de comunicação oral e escrita num contexto de divulgação internacional;
5. Demonstrem um elevado domínio de conhecimento teórico e metodológico na área de especialização escolhida;
6. Demonstrem competência para uma contribuição original para o avanço do conhecimento científico e a abordagem empírica no domínio da Psicologia Básica.
Acesso a estudos superiores
A conclusão deste curso de doutoramento permite a realização de atividade de investigação a nível de pós-doutoramento
Saídas profissionais
Os sectores de potencial empregabilidade situam-se no domínio da investigação laboratorial em Processos Básicos e na atividade docente universitária num contexto internacional.
A elevada qualificação científica e domínio de metodologias de investigação permitem também o acesso a carreiras profissionais nas áreas da validação de metodologias e técnicas no âmbito da Psicologia Aplicada e áreas afins e contextos públicos e privados.