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Educação (Pós-Laboral) (Licenciatura) 2021/2022

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Geral


Grau Académico:
  • Licenciado (pós-Bolonha)
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Pós-laboral
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Ciências Básicas da Educação

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604240 Fax: +351 253604659
    E-Mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


A Licenciatura em Educação forma profissionais ou técnicos superiores de educação com competências para atuarem dentro e fora do sistema educativo, em todos os seus níveis e compreendendo diversas modalidades de intervenção (educação, formação, gestão da formação, mediação, etc).
Assim, o licenciado em Educação desenvolve competências para desempenhar, entre outras, funções ao nível de:
- educação e formação para a cidadania;
- formação (pedagógica) de formadores, conceção de projetos e de programas de formação e de intervenção socioeducativa;
- formação em desenvolvimento pessoal, profissional e social, educação e formação de adultos, educação comunitária e animação cultural;
- intervenção socioeducativa junto de grupos de risco, integração social e mediação;
- direção, coordenação e supervisão em organismos ou entidades, públicas e privadas, ligadas à educação, formação, animação e desenvolvimento comunitário, o que inclui o caso dos centros sociais e da Segurança Social.
A Licenciatura em Educação está estruturada em três áreas Científicas: Ciências Básicas da Educação, Metodologias da Investigação e da Intervenção em Educação e Iniciação à Prática Profissional, promovendo uma sólida formação humana, nas suas dimensões ética, cultural, científica, artística, técnica e profissional, através de um plano curricular de base, complementado com um conjunto diversificado de opções e oferecendo aos estudantes, desde o primeiro ano do curso, a oportunidade de contacto com contextos de potencial inserção profissional.

Resultados de aprendizagem


1. Proporcionar um conhecimento amplo dos fenómenos educativos e formativos em seus contextos políticos, sociais e comunitários, a partir dos contributos das diferentes disciplinas básicas da Educação;
2. contribuir para a análise crítica das instituições educativas, das organizações e dos sistemas de formação e intervenção socioeducativa, ao nível das suas políticas e objetivos, dos seus contextos e processos;
3. dotar os estudantes dos métodos e das técnicas de investigação em educação capazes de apoiarem a realização de estudos de caracterização, de trabalhos de diagnóstico e de identificação de necessidades;
4. habilitar os estudantes para o exercício de funções básicas de planificação, organização, gestão e avaliação de programas e projetos de educação e formação;
5. fornecer métodos e técnicas de apoio ao desenho curricular de ações de formação;
6. fornecer métodos e técnicas de apoio à tomada de decisões pedagógicas e sua avaliação;
7. mobilizar metodologias da educação e da formação em contextos socioeducativos diversos;
8. assegurar uma adequada iniciação à prática profissional por forma a promover a inserção dos licenciados no mercado de trabalho, através de atividades de contacto e observação, de reflexão e análise, e de intervenção educativa em contextos de trabalho, estas sob
adequada orientação.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte: Mestrado.

Saídas profissionais


De acordo com o perfil de competências do curso, o licenciado está apto a intervir em contextos socioeducativos e em instituições de caráter educativo e formativo, nomeadamente, instituições escolares, instituições de acolhimento e prestação de cuidados inscritos no sistema de proteção social, centros de saúde, de dia e de atendimento de retaguarda, tribunal de família e menores, centros culturais e serviços educativos de museus, fundações e bibliotecas, centros de educação especial, de reeducação e de reinserção social, serviços de educação de adultos e educação permanente, serviços autárquicos de cultura e ação social, associações culturais, recreativas e desportivas, empresas de consultoria e formação, centros de formação profissional, entre outros.

Acesso


21

Vagas

0

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos pode ser efetuado através de uma das seguintes formas:
- Concurso Nacional de acesso e ingresso ao Ensino Superior Público;
- Regimes Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Concursos Locais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Concursos Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência.

Critérios de Ingresso


Provas de ingresso

02 Biologia e Geologia
ou
11 História
ou
18 Português

Esta informação deve ser verificada em
http://www.dges.gov.pt/guias/detcursopi.asp?codc=8427&code=1000

Informação Adicional


Observações


Este Ciclo de Estudos inclui uma componente de iniciação à prática profissional, que ocorre em contexto organizacional externo à Universidade e que visa assegurar uma adequada aproximação dos alunos a contextos profissionais, numa das seguintes áreas: Formação e Gestão de Recursos Humanos; Educação de Adultos e Intervenção Comunitária; Dispositivos e Metodologias de Formação e Mediação.

Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Correntes da Pedagogia Contemporânea CBE 5
S1 Educação e Desenvolvimento Sustentável MIE 5
S1 Iniciação à Prática Profissional I - Análise de Contextos IPPro 5
S1 Introdução às Ciências da Educação CBE 5
S1 Sociologia da Educação I CBE 5
S1 Tecnologia e Comunicação Educacional I MIE 5
S2 Filosofia da Educação CBE 5
S2 Iniciação à Prática Profissional II - Perfis Profissionais IPPro 5
S2 Metodologia da Investigação em Educação MIE 5
S2 Sociologia da Educação II CBE 5
S2 Tecnologia e Comunicação Educacional II MIE 5
S2 Opção I 5
Introdução à Psicologia da Educação CBE 5
Multiculturalismo e Educação CBE 5
Pedagogia do Lúdico e do Lazer CBE 5
Ano 2 60
S1 Conceção, Gestão e Avaliação de Projetos Educativos I MIE 5
S1 Iniciação à Prática Profissional III - Análise de Projetos de Formação IPPro 5
S1 Métodos Quantitativos de Análise MIE 5
S1 Psicologia da Educação I CBE 5
S1 Teoria e Desenvolvimento Curricular I CBE 5
S1 Opção II 5
Educação para a Saúde CBE 5
Materiais Educativos Multimédia CBE 5
Pedagogias Críticas CBE 5
S2 Conceção, Gestão e Avaliação de Projetos Educativos II MIE 5
S2 Iniciação à Prática Profissional IV - Métodos e Técnicas da Educação e da Formação IPPro 5
S2 Métodos Qualitativos de Análise MIE 5
S2 Psicologia da Educação II CBE 5
S2 Teoria e Desenvolvimento Curricular II CBE 5
S2 Opção III 5
Educação a Distância e e-Learning TE 7,5
Educação e Literacias CBE 5
Sociologia da Educação Não-Escolar CBE 5
Ano 3 60
S1 Metodologias da Educação e da Formação MIE 5
S1 Organizações Educativas e Administração Educacional I CBE 5
S1 Políticas Educativas CBE 5
S1 Opção IV 5
Comunicação e Mediação na Formação IPPro 5
Formação e Gestão de Recursos Humanos IPPro 5
Pedagogia da Educação de Adultos IPPro 5
S1 Projeto e Seminário I 10
Dispositivos e Metodologias de Formação e Mediação I IPPro 10
Educação de Adultos e Intervenção Comunitária I IPPro 10
Formação e Gestão de Recursos Humanos I IPPro 10
S2 Epistemologia das Ciências da Educação CBE 5
S2 Organizações Educativas e Administração Educacional II CBE 5
S2 Teoria e Práticas de Avaliação da Formação CBE 5
S2 Opção V 5
Animação Socioeducativa e Intervenção Comunitária IPPro 5
Educação e Trabalho IPPro 5
Supervisão da Educação e da Formação IPPro 5
S2 Projeto e Seminário II 10
Dispositivos e Metodologias de Formação e Mediação II IPPro 10
Educação de Adultos e Intervenção Comunitária II IPPro 10
Formação e Gestão de Recursos Humanos II IPPro 10

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
27-07-2016
Número de Registo:
R/A-Ef 2423/2011
Data de Registo:
18-03-2011
Validade:
26-07-2022

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
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