Descrição
O Mestrado em Educação Pré-Escolar é um mestrado em ensino, destinado a licenciados em Educação Básica que pretendam adquirir habilitação profissional como educadores de infância. O curso visa a formação de educadores de infância para o desempenho da profissão, em contextos de creche e de jardim de infância, garantindo a aquisição de competências profissionais (saberes, atitudes, capacidades e predisposições), pedagógicas, de reflexão e investigação que permitam dar resposta às características e desafios das situações singulares da prática docente em função das especificidades das crianças e dos contextos em que atuam.
O curso, com 90 ECTS e duração de três semestres, integra as componentes de formação educacional geral, formação na área da docência, didáticas específicas e prática de ensino supervisionada. Os estudantes realizam o estágio em creche e em jardim de infância, em Instituições de educação de infância com as quais a Universidade do Minho estabelece protocolos de cooperação.
O curso adota metodologias de ensino ativas, centradas no estudante e que favorecem a articulação entre a teoria e a prática. Possui um corpo docente especializado nas áreas de investigação em estudos da criança, na formação de professores e supervisores com experiência e investigação em educação de infância e supervisão pedagógica.
Resultados de aprendizagem
1. Compreender a problemática social e pedagógica dos diferentes enquadramentos normativos e organizacionais de educação e apoio às crianças e às famílias;
2. Conhecer diferentes abordagens e modelos pedagógicos de educação em creche e jardim de infância;
3. Construir conhecimento sobre a organização de ambientes educativos promotores da aprendizagem ativa e significativa das crianças;
4. Providenciar contextos, ambientes e momentos de jogo e de atividade ao ar livre que permitam a interação social e o contacto direto com o mundo natural;
5. Construir conhecimento e competências necessárias à conceção e desenvolvimento de um currículo integrado, no âmbito de áreas e domínios de aprendizagem da criança;
6. Utilizar modalidades de avaliação com recurso a diversas estratégias e instrumentos, envolvendo a criança na regulação do processo de aprender;
7. Propor estratégias de diferenciação pedagógica em função da diversidade das crianças a fim de garantir o seu direito a aprender.
Acesso a estudos superiores
Este curso de Mestrado proporciona formação de base para a realização de um curso de 3º Ciclo (Doutoramento).
Saídas profissionais
O curso dá continuidade à formação obtida na Licenciatura em Educação Básica e visa, sobretudo, capacitar profissionais para o desempenho de funções docentes em creche e jardim de infância, assim como, para o desempenho em ATL e outros contextos educativos e de cuidados que têm sido historicamente contextos de atuação dos educadores de infância.