O curso é de natureza profissionalizante e habilita para a docência de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário. Tem a duração de 2 anos/4 semestres e 120 ECTS. Não tem ramos, áreas de especialização ou percursos alternativos. Apresenta uma estrutura curricular em que se evidenciam as oportunidades de mobilidade dos alunos, um grande foco no seu trabalho, a construção da autonomia formativa e o desenvolvimento do sentido crítico e interventivo.
Surge na sequência de primeiros ciclos de estudos em Química (minor Física) ou em Física (minor Química), organizados de acordo com os princípios do Processo de Bolonha. No 1.º ciclo de estudos completa-se uma licenciatura e adquirem-se créditos em Física e Química; na segunda etapa, o mestrado visa a habilitação profissional para a docência, integrando as seguintes componentes: Formação educacional geral; Formação na área de docência; Didáticas específicas e Prática de Ensino Supervisionada. Estas componentes abrangem um conjunto de UC, em que se abordam teoricamente matérias centrais para o conhecimento do professor de Física e Química e integram de forma transversal, aspetos das componentes de Formação Cultural, Social e Ética e de Metodologias de Investigação Educacional.
Procura-se responder às exigências profissionais que os futuros mestres irão enfrentar, facultando-lhes uma visão ampla das problemáticas e contextos nos quais irão exercer a sua atividade profissional. Subjacente a todas as UC do curso encontra-se valorizada a perspetiva de ensino aprendizagem socio-construtivista. São valorizadas várias metodologias e técnicas de ensino, designadamente, a aprendizagem individual e colaborativa, trabalho de projeto, métodos de discussão, ou o portefólio. As metodologias procuram aproximar o aluno de contextos reais de trabalho e de investigação, nomeadamente através do desenvolvimento de tarefas de pesquisa e de análise/observação.