Este Mestrado de aprofundamento/formação contínua integra as seguintes áreas de especialização:
- Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias
- Proteção e Promoção dos Direitos da Criança
- Sociologia da Infância e Direitos da Criança
- Supervisão, Pedagogia e Interculturalidade Infância
O Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Estudos da Criança visa:
- Promover o desenvolvimento da investigação avançada sobre a infância como categoria social e sobre os mundos sociais, culturais e individuais das crianças.
- Formar investigadores em Estudos da Criança capazes de contribuir, nos planos da docência no ensino superior, da intervenção social, e de outras áreas de ação profissional qualificada, para o desenvolvimento do conhecimento sobre a infância em Portugal e para a promoção do bem-estar social e individual das crianças.
- Criar as condições de melhoria da intervenção qualificada junto das crianças, nos planos nacional, local e institucional nos domínios da promoção dos direitos, da intervenção familiar, da proteção face ao risco e ao perigo, da educação e da política social.
- Consolidar o campo científico dos Estudos da Criança, enquanto área inovadora de estudo multidisciplinar das crianças e da infância.
A conclusão do primeiro ano confere o direito a um Diploma de Especialização em Estudos da Criança. A aprovação na totalidade do Mestrado confere o grau de Mestre em Estudos da Criança.
O Mestrado constitui uma iniciativa pioneira na Universidade portuguesa, é uma referência no espaço da língua portuguesa e abre-se á comunidade científica internacional com uma especialidade totalmente lecionada em língua inglesa.
Este Mestrado releva para efeitos de progressão na carreira docente, nos termos do artº 54 do Decreto-Lei nº 75/2010, de 23 de Junho (Estatuto da Carreira Docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário). Poderá ser requerida a frequência do Mestrado em regime de tempo parcial.
Quem completar com sucesso um dos planos de estudos do curso poderá requerer um Diploma e uma Carta de Curso. Consoante a Área de Especialização frequentada, o grau atribuído e registado nos referidos documentos terá uma das seguintes designações:
- Mestre em Estudos da Criança, Área de Especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias
- Mestre em Estudos da Criança, Área de Especialização em Proteção e Promoção dos Direitos da Criança
- Mestre em Estudos da Criança, Área de Especialização em Sociologia da Infância e Direitos da Criança
- Mestre em Estudos da Criança, Área de Especialização em Supervisão, Pedagogia e Interculturalidade na Infância