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Ciências da Educação (Programa Doutoral) 2021/2022

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Geral


Grau Académico:
  • Doutor
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604240 Fax: +351 253604659
    E-Mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


O Doutoramento em Ciências da Educação (DCE) promove a investigação autónoma e avançada nos diferentes domínios das CE, incluindo a Educação, o Ensino, a Formação de Formadores e as Ciências Básicas da Educação. As competências a desenvolver nos doutorandos passam pelo conhecimento aprofundado e reflexivo numa determinada área temática a pesquisar, pelo desenvolvimento de metodologias de recolha, análise e sistematização de dados, pela responsabilidade ética e profissional pelo conhecimento construído e posicionamentos assumidos, pela divulgação científica das principais conclusões, destacando os contributos da investigação realizada para a inovação e a transformação dos contextos e das políticas educativas.
O Curso, na sua vertente tutorial, assenta na realização, pelo doutorando, de uma investigação e na elaboração e defesa em provas públicas de uma Tese original, enquadrada numa das 12 áreas de especialização do doutoramento: Desenvolvimento Curricular, Educação em Ciências, Educação em História e Ciências Sociais, Educação em Línguas Estrangeiras, Educação Matemática, Filosofia e História da Educação, Literacias e Ensino do Português, Organização e Administração Escolar, Sociologia da Educação e Política Educativa, Psicologia da Educação, Supervisão Pedagógica, e Tecnologia Educativa.
Em termos de metodologia de trabalho espera-se do doutorando a consulta de bibliografia atual e especializada na área da sua investigação, bem como, no quadro dos projetos de investigação da instituição, a realização de um estudo original com metodologia adequada, sob a supervisão do(s) seu(s) orientador(es). Os doutorandos são incentivados a participar em seminários e a realizar estadias breves noutras instituições, assim como a apresentar comunicações e artigos.
O Curso, com componente curricular no 1º ano, visa a capacitação do doutorando para a realização de uma investigação conducente à elaboração e defesa em provas públicas de uma Tese original, enquadrada numa das 9 áreas de especialização do doutoramento: Desenvolvimento Curricular, Educação em Ciências, Educação Matemática , Literacias e Ensino do Português, Organização e Administração Escolar, Sociologia da Educação e Política Educativa, Psicologia da Educação, Supervisão Pedagógica e Tecnologia Educativa, conforme Despacho nº 230/2018, DR, 2ªsérie - nº3, de 4 de janeiro.
No 1º ano, o doutorando realiza unidades curriculares de fundamentação em CE, metodologia da investigação e temas de pesquisa na área de especialização, entendidas como suporte à construção do seu projeto de investigação, no quadro dos projetos de investigação da instituição. No 2º e 3º ano o doutorando concretiza o seu projeto de investigação, sob a supervisão do(s) seu(s) orientador(es). Os doutorandos são incentivados a participar em seminários e a realizar estadias breves noutras instituições, assim como a apresentar comunicações e artigos.

Quem completar com sucesso um dos planos de estudos do curso poderá requerer um Diploma e uma Carta Doutoral. Consoante a Especialidade frequentada, o grau atribuído e registado nos referidos documentos terá uma das seguintes designações:
- Doutor em Ciências da Educação, Especialidade de Desenvolvimento Curricular
- Doutor em Ciências da Educação, Especialidade de Educação em Ciências
- Doutor em Ciências da Educação, Especialidade de Educação em História e Ciências Sociais
- Doutor em Ciências da Educação, Especialidade de Educação em Línguas Estrangeiras
- Doutor em Ciências da Educação, Especialidade de Educação Matemática
- Doutor em Ciências da Educação, Especialidade de Filosofia e História da Educação
- Doutor em Ciências da Educação, Especialidade de Aprovado Literacias e Ensino do Português
- Doutor em Ciências da Educação, Especialidade de Organização e Administração Escolar
- Doutor em Ciências da Educação, Especialidade de Sociologia da Educação e Política Educativa
- Doutor em Ciências da Educação, Especialidade de Psicologia da Educação
- Doutor em Ciências da Educação, Especialidade de Supervisão Pedagógica
- Doutor em Ciências da Educação, Especialidade de Tecnologia Educativa

Resultados de aprendizagem


1. Conhecer aprofundadamente os modelos teóricos dos temas versados na investigação e na tese, consultando a bibliografia nacional e estrangeira relevante e atual na área;
2. Conhecer as metodologias qualitativas e quantitativas de investigação em Ciências da Educação;
3. Construir sínteses reflexivas, a partir da teorização e dos resultados da investigação na área;
4. Demonstrar autonomia na condução de investigação, nomeadamente conceber e realizar projetos;
5. Equacionar e interpretar problemas das Ciências da Educação numa perspetiva sistémica e numa visão crítica do conhecimento;
6. Refletir e discutir resultados da investigação;
7. Comunicar oralmente e por escrito resultados, reflexões e conclusões junto de públicos diversos;
8. Refletir sobre o potencial impacto e relevância da sua investigação, promovendo a inovação e a transformação das políticas e das práticas.

Acesso a estudos superiores


O Doutoramento é o grau máximo atribuído pela Academia. Este curso possibilita o acesso a estudos de pós-doutoramento e confere a capacidade técnico-científica para a realização de investigação autónoma em Ciências da Educação, em particular na área de especialização respetiva.

Saídas profissionais


O grau de doutor é um requisito de ingresso ou progresso na carreira académica no Ensino Superior. Também em outras carreiras profissionais, o grau de doutor releva para efeitos de progressão de carreira e para uma diferenciação, por complexificação, das funções (estudos, concepção e direção de projetos), por exemplo em serviços da administração central e local, associações ou fundações, instituições de solidariedade social, empresas, centros de investigação ou agrupamentos escolares. O grau de doutor qualifica também os seus detentores para o desempenho de funções de investigação científica no ramo de conhecimento e área de especialização a que se refere este grau, bem como para atividades relacionadas com a promoção e divulgação de atividades de elevada exigência científica e técnica.

Acesso


60

Vagas

27

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura no Instituto de Educação da Universidade do Minho. O requerimento de candidatura, a entregar no Instituto de Educação, deve ser acompanhado dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado; cópias dos certificados de habilitações; termo de aceitação por parte do(s) orientador(es) proposto(s); projeto de tese, subscrito pelo(s) orientador(es) e pelo(a) candidato(a). 
Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Critérios de Ingresso


1. Podem ser admitidos os candidatos titulares do grau de licenciado e do grau de mestre nas áreas definidas pelo Conselho Científico para cada uma das especialidades.

2. Podem ser admitidos ao concurso, os titulares do grau de licenciado que sejam detentores de um currículo escolar ou cientifico especialmente relevante, reconhecido pelo CC do IE como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

3. Nas especialidades em causa, podem ainda ser admitidos ao concurso nesta especialidade, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo CC do IE como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

4. Adicionalmente aos critérios de admissão referidos, nalgumas das especialidades os candidatos devem, sob pena de exclusão, possuir domínio, oral e escrito, da língua portuguesa.

5. Só serão admitidos os candidatos que obtenham pelo menos 50 pontos (na escala de 0 a 100) no conjunto dos critérios de seriação.

Pré-requisitos recomendados


Os pré-requisitos recomendados prendem-se com a autonomia dos estudantes e, preferencialmente com o domínio ao nível da leitura, escrita e conversação em uma ou mais línguas que não apenas o português. Considera-se também relevante a detenção de grau de mestre e/ou prática de investigação ou profissional de elevado mérito.

Critérios de classificação e seriação
O processo de seleção inclui a análise do curriculum vitae do candidato e a elaboração de um projeto de investigação. Os critérios de seleção têm em consideração:
- qualificações académicas (relevância da área científica de proveniência e classificação final de licenciatura e de mestrado, as publicações e as comunicações em encontros científicos, bem como a participação em projetos de investigação e experiência profissional.
Os projetos de investigação são aprovados pelo Conselho Científico do Instituto de Educação.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.ie.uminho.pt/pt/Ensino/Doutoramentos/Paginas/candidaturasdoutoramentos2018.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.ie.uminho.pt/pt/Ensino/Doutoramentos/Paginas/candidaturasdoutoramentos2018.aspx

Informação Adicional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
10-01-2022
Número de Registo:
R/A-Ef 2387/2011/AL01
Data de Registo:
31-10-2017
Validade:
30-07-2027

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
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