Descrição
A evolução dos Estudos Literários nas últimas décadas tem sido marcada pelo ultrapassar das fronteiras nacionais e pelo estudo das literaturas integrado numa perspetiva internacional, transdisciplinar e transcultural, o que levou a um importante desenvolvimento dos Estudos Comparatistas. A Literatura Comparada tem vindo a afirmar-se desde a segunda metade do século XX como o espaço por excelência da interrogação e da reflexão sobre o fenómeno literário e das suas múltiplas contaminações e cruzamentos, considerados numa perspetiva transnacional e no eixo das suas relações com outras linguagens artísticas e culturais. Esta constatação levou ao desenvolvimento de áreas de especialização diversas no âmbito dos Estudos Comparatistas, tais como os Estudos de Tradução, os Estudos Feministas, os Estudos Pós-Coloniais, as Interartes, etc., as quais colocam novas questões ao estudo das literaturas nacionais e à própria teoria da literatura. Os objetivos deste 3º ciclo de estudos são a realização sob supervisão de trabalhos de investigação globalmente nas áreas científicas de Literatura Comparada, Ciências da Cultura, Interartes e Teoria da Literatura com contribuição inovadora e original para o progresso do conhecimento, através da elaboração de um projeto de investigação e a realização e discussão pública de uma tese.
O Programa Doutoral em Modernidades Comparadas: Literaturas, Artes e Culturas vem assim colmatar uma imperiosa necessidade de formação a nível avançado nesta área de estudos científicos e de enquadramento de todo um trabalho de investigação transversal já em curso, ciente de corresponder às inúmeras solicitações por parte de estudantes e investigadores nas áreas de Ciências Humanas, ou ainda de investigadores de outros sectores interessados numa especialização em Estudos Literários e Culturais numa ótica transdisciplinar.
Resultados de aprendizagem
1. Formação a nível avançado na área de estudos científicos do curso.
2. Enquadramento do trabalho de investigação transversal na área de Literatura e Cultura Comparadas.
3. Desenvolvimento de especialização em Estudos Literários e Culturais numa óptica transdisciplinar.
4. Aprofundamento da ancoragem teórica na área de estudos comparatistas.
5. Desenvolvimento da capacidade crítico-analítica.
6. Aprofundamento do conhecimento crítico em áreas científicas inovadoras no âmbito das Humanidades, tais como os Estudos de Tradução.
7. Aprofundamento do conhecimento crítico na área de Estudos Interartes.
8. Aprofundamento do conhecimento crítico na área de Estudos Pós-coloniais.
9. Aprofundamento do conhecimento crítico na área de Estudos de Género.
10. Desenvolvimento de um trabalho de investigação autónomo e original nas áreas de especialização do curso.
Acesso a estudos superiores
A conclusão deste curso de Doutoramento permite a realização de atividade científica e de investigação a nível de pós-doutoramento em áreas diversificadas.
Saídas profissionais
Entre as potenciais saídas profissionais deste Programa Doutoral está a investigação avançada nas áreas das Humanidades, com ênfase na multiculturalidade e especialização multilingue. A potencial empregabilidade inclui desde a carreira académica a curadores de museus e galerias, altos funcionários de embaixadas, instituições de índole cultural e educativo, serviços especializados de comunicação social.