Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho




Portal UMinho > PT > Ensino > Oferta Educativa > Cursos Conferentes de Grau

Gestão e Tratamento de Resíduos (Doutoramento) 2021/2022

Voltar


Geral


Grau Académico:
  • Doutor
ECTS:
240
Duração:
8 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Azurém, Guimarães (UM)
Área científica predominante:
  • Gestão e Tratamento de Resíduos

Contactos


    Escola de Engenharia
    Campus de Azurém
    4800-058 Guimarães

    Tel: +351 253510179 / 253510160 Fax: +351 253510178
    E-Mail: cp@eng.uminho.pt
    URL: http://www.eng.uminho.pt

Descrição


Os objetivos do Programa Doutoral em Gestão e Tratamento de Resíduos são:
- Proporcionar uma formação especializada que desenvolva nos estudantes a capacidade de contribuir para o avanço dos processos e tecnologias de tratamento e valorização de resíduos através da investigação criativa e autónoma.
- Promover a excelência e a investigação no domínio do tratamento e valorização de resíduos, com ênfase na procura de novas soluções e no correspondente projeto e modelação, na otimização de soluções já existentes e na exploração mais eficiente de instalações de tratamento, assim como na integração de tecnologias associadas, que permitam reduzir impactos ambientais negativos.
- Instituir uma formação avançada em Gestão e Tratamento de Resíduos, e usá-la como fator de afirmação e de prestígio da Escola de Engenharia da Universidade do Minho - EEUM, sendo de salientar que se trata de uma oferta pioneira no Espaço Europeu.
- Incrementar a atividade científica na EEUM, consolidando o conhecimento científico de elevada qualidade que tem vindo a ser desenvolvido neste domínio pelos 5 centros de investigação intervenientes.

Resultados de aprendizagem


O Programa Doutoral em Gestão e Tratamento de Resíduos visa:
1. Preparar os formandos de modo a que estes adquiram uma capacidade de compreensão sistemática neste domínio específico, a par de uma formação mais global em áreas mais abrangentes, de modo a proporcionar uma formação integrada e de elevado grau;
2. Conferir aos formandos as competências, aptidões e métodos de investigação que asseguram a capacidade de conceber, projetar, adaptar e realizar uma Tese científica de elevado nível, segundo os parâmetros de qualidade e inovação internacionalmente aceites, permitindo-lhes também conceber e implementar novos produtos e novas ideias de negócio;
3. Promover a formação avançada de especialistas em tecnologia e engenharia neste domínio, com capacidade de traduzir os avanços científicos e tecnológicos para o sector industrial ou de atuar ao nível da gestão de diferentes tipologias de resíduos.
4. Assegurar a promoção da excelência e da investigação no domínio da Gestão e do Tratamento de Resíduos com ênfase na procura de novas soluções e no seu correspondente projeto e modelação, na otimização de soluções já existentes e na exploração mais eficiente de instalações de tratamento, assim como na integração de tecnologias associadas, que permitam reduzir impactos ambientais negativos.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte, a nível de pós-doutoramento.

Saídas profissionais


O Programa Doutoral em Gestão e Tratamento de Resíduos afirma-se como uma oferta educativa pioneira a nível nacional e no Espaço Europeu, constituindo uma resposta ao mercado face ao crescimento nacional do sector industrial na área do tratamento e valorização de resíduos, abrindo, horizontes de empreendedorismo e de empregabilidade aos formandos.
Esta formação permite desenvolver competências, para responder às exigências da legislação europeia que estabelecem metas mais restritivas para evitar a deposição de resíduos e que visam zero resíduos. Serão formados profissionais especializados com competências acrescidas na vertente eco e da sustentabilidade que através dos seus atos de engenharia projetarão uma melhor qualidade de vida e de preservação do planeta.
Os doutorados estarão vocacionados para desempenhar cargos de responsabilidade, desenvolvendo e coordenando investigação, gerindo processos complexos, tanto no tecido industrial como nos sistemas técnico-científicos nacionais e internacionais.

Acesso


20

Vagas

5

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura no Portal Académico:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Doutoramentos/

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Critérios de Ingresso


Podem candidatar-se ao Programa:
- os titulares do grau de Mestre em Engª Química, Engª Biológica, Engª Mecânica, Engª Civil, Engª de Polímeros ou equivalente legal.
- os titulares de grau de licenciado (com 5 anos), em áreas afins das Engenharias supracitadas, desde que detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Escola de Engenharia.
- os candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido, pelo Cons. Científico da Escola de Engenharia como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
A avaliação e seriação dos candidatos é realizada pela comissão diretiva, composta por 5 elementos, tendo em consideração os seguintes critérios de seleção:
a) Curriculum vitae, científico e técnico;
b) Experiência profissional;
c) Outros elementos (ex: cartas de recomendação, entrevista, entre outros).

Informação Adicional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 30
S1 Projeto de Tese em Gestão e Tratamento de Resíduos GTR 30
Ano 1 2 3 4 210
QA Tese GTR 210

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
15-09-2020
Número de Registo:
R/A-Cr 158/2012/AL01
Data de Registo:
09-10-2020
Validade:
30-07-2026

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2021