Descrição
O Doutoramento em Marketing e Estratégia é um projeto que potencia as sinergias de três reconhecidas instituições académicas nacionais: a Universidade do Minho, a Universidade de Aveiro e a Universidade da Beira Interior, respetivamente. O programa visa desenvolver competências de investigação, análise, produção autónoma e criativa de conhecimento científico em Marketing e Estratégia e sua disseminação na comunidade científica e na sociedade em geral.
Estruturado em seis semestres, correspondentes a 180 ECTS, o Programa Doutoral conjuga componentes estruturais do Marketing e da Estratégia e unidades opcionais aprofundadas de ambas as áreas, em dois momentos distintos: um primeiro ano de ensino e investigação, em calendário próprio das universidades organizadoras, e os dois últimos anos dedicados à definição e elaboração de uma tese original, na área de especialização selecionada. O Programa é de âmbito internacional e é lecionado em língua inglesa.
O Programa Doutoral em Marketing e Estratégia beneficia de um corpo docente altamente qualificado, formado em universidades de referência a nível nacional e internacional afetos a centros de investigação de referência com índices de publicações crescentes em revistas científicas de referência.
Os alunos têm acesso aos recursos das três universidades pelo que o Programa doutoral oferece excelentes condições de trabalho em termos de infraestruturas e acesso a bases de dados bibliográficos e software.
Adicionalmente, é um programa flexível, ao oferecer a possibilidade de desenvolvimento de estudos/investigação em regime de part time ou full time.
Resultados de aprendizagem
O doutoramento em Marketing e Estratégia proporciona aos alunos a exposição, confronto, análise crítica, e verificação das teorias em Marketing e Estratégia, alicerçando o desenvolvimento de competências numa sólida formação em fundamentos teóricos e em metodologia de investigação.
Um doutorado em Marketing e Estratégia dever ser capaz de:
1. Desenvolver uma compreensão integrada e aprofundada no domínio de Marketing e Estratégia;
2. Avaliar criticamente a aplicação dos conceitos e instrumentos de marketing e estratégia às organizações;
3. Desenvolver capacidades de discussão e avaliação crítica de novos contributos e abordagens, com base numa avaliação crítica de teoria, de metodologias e instrumentos de medida
4. Dominar as metodologias de investigação científica no domínio de Marketing e Estratégia;
5. Analisar e avaliar criticamente e com rigor trabalhos científicos publicados;
6. Analisar o estado da arte na teoria existente e identificar oportunidades de avanço da teoria e formular pergunta de pesquisa.
7. Desenvolver e conduzir um projeto de investigação autónoma e liderar equipas de investigação respeitando os níveis de exigências científicas e éticas.
8. Produzir e divulgar os trabalhos científicos originais nas revistas e em conferências de especialidade internacionais e nacionais com revisão dos pares.
Acesso a estudos superiores
Este Curso confere a possibilidade de participar em projetos de pós-doutoramento.
Saídas profissionais
- Docência em instituições do ensino superior
- Investigação nas instituições do ensino superior
- Gabinete de estudo e investigação de organizações públicas, privadas, de caráter lucrativo ou não
- Cargos de gestão e liderança em organizações públicas, privadas, de caráter lucrativo ou não
- Cargos de assessoria técnico-científica em organizações públicas, privadas, de caráter lucrativo ou não