Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho




Portal UMinho > PT > Ensino > Oferta Educativa > Cursos Conferentes de Grau

Marketing e Estratégia (Programa Doutoral) 2021/2022

Voltar


Geral


Grau Académico:
  • Doutor
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Marketing e Estratégia

Contactos


    Escola de Economia e Gestão
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351 253604510 Fax: +351 253601380
    E-Mail: pedagogico@eeg.uminho.pt
    URL: http://www.eeg.uminho.pt

Descrição


O Doutoramento em Marketing e Estratégia é um projeto que potencia as sinergias de três reconhecidas instituições académicas nacionais: a Universidade do Minho, a Universidade de Aveiro e a Universidade da Beira Interior, respetivamente. O programa visa desenvolver competências de investigação, análise, produção autónoma e criativa de conhecimento científico em Marketing e Estratégia e sua disseminação na comunidade científica e na sociedade em geral.
Estruturado em seis semestres, correspondentes a 180 ECTS, o Programa Doutoral conjuga componentes estruturais do Marketing e da Estratégia e unidades opcionais aprofundadas de ambas as áreas, em dois momentos distintos: um primeiro ano de ensino e investigação, em calendário próprio das universidades organizadoras, e os dois últimos anos dedicados à definição e elaboração de uma tese original, na área de especialização selecionada. O Programa é de âmbito internacional e é lecionado em língua inglesa.
O Programa Doutoral em Marketing e Estratégia beneficia de um corpo docente altamente qualificado, formado em universidades de referência a nível nacional e internacional afetos a centros de investigação de referência com índices de publicações crescentes em revistas científicas de referência.
Os alunos têm acesso aos recursos das três universidades pelo que o Programa doutoral oferece excelentes condições de trabalho em termos de infraestruturas e acesso a bases de dados bibliográficos e software.
Adicionalmente, é um programa flexível, ao oferecer a possibilidade de desenvolvimento de estudos/investigação em regime de part time ou full time.

Resultados de aprendizagem


O doutoramento em Marketing e Estratégia proporciona aos alunos a exposição, confronto, análise crítica, e verificação das teorias em Marketing e Estratégia, alicerçando o desenvolvimento de competências numa sólida formação em fundamentos teóricos e em metodologia de investigação.
Um doutorado em Marketing e Estratégia dever ser capaz de:
1. Desenvolver uma compreensão integrada e aprofundada no domínio de Marketing e Estratégia;
2. Avaliar criticamente a aplicação dos conceitos e instrumentos de marketing e estratégia às organizações;
3. Desenvolver capacidades de discussão e avaliação crítica de novos contributos e abordagens, com base numa avaliação crítica de teoria, de metodologias e instrumentos de medida
4. Dominar as metodologias de investigação científica no domínio de Marketing e Estratégia;
5. Analisar e avaliar criticamente e com rigor trabalhos científicos publicados;
6. Analisar o estado da arte na teoria existente e identificar oportunidades de avanço da teoria e formular pergunta de pesquisa.
7. Desenvolver e conduzir um projeto de investigação autónoma e liderar equipas de investigação respeitando os níveis de exigências científicas e éticas.
8. Produzir e divulgar os trabalhos científicos originais nas revistas e em conferências de especialidade internacionais e nacionais com revisão dos pares.

Acesso a estudos superiores


Este Curso confere a possibilidade de participar em projetos de pós-doutoramento.

Saídas profissionais


- Docência em instituições do ensino superior
- Investigação nas instituições do ensino superior
- Gabinete de estudo e investigação de organizações públicas, privadas, de caráter lucrativo ou não
- Cargos de gestão e liderança em organizações públicas, privadas, de caráter lucrativo ou não
- Cargos de assessoria técnico-científica em organizações públicas, privadas, de caráter lucrativo ou não

Acesso


20

Vagas

10

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. 
Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Critérios de Ingresso


Os candidatos deverão satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional, nos normativos específicos aplicáveis e, respeitar pelo menos uma das seguintes alíneas: 
a) Possuir o grau de Mestre ou um segundo ciclo de formação superior em Marketing, Estratégia, Gestão ou Economia ou áreas afins;
b) Possuir o grau de licenciado em Marketing, Estratégia, Gestão ou Economia ou áreas afins (obtido em instituição nacional ou estrangeira);
c) Possuir um currículo profissional ou científico reconhecido como relevante e apropriado pela Comissão Científica do Programa.
O curso é lecionado em Inglês sendo indispensável o conhecimento aprofundado de inglês, devendo o candidato apresentar elementos que atestam o mesmo.
Critérios de seleção: Curriculum académico, científico e profissional; carta de motivação.

Prazos de candidatura


Prazos de inscrição


Informação Adicional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Comportamento do Consumidor ME 6
S1 Gestão Estratégica ME 4
S1 Metodologia de Investigação em Marketing e Estratégia ME 8
S1 Opção 1
Listam-se, a título exemplificativo, as UC opcionais que poderão ser oferecidas.
8
Estudos Avançados de Estratégia ME 8
Estudos Avançados de Marketing ME 8
S1 Opção 2
Listam-se, a título exemplificativo, as UC opcionais que poderão ser oferecidas.
4
Business Intelligence ME 4
Comunicação em Marketing ME 4
Desenvolvimento de Novos Produtos ME 4
E-Business ME 4
Gestão da Distribuição ME 4
Gestão de Marcas ME 4
Internacionalização e Marketing Global ME 4
Marketing de Serviços ME 4
Marketing Estratégico ME 4
Marketing Público, Não Lucrativo e Social ME 4
Marketing Relacional ME 4
Marketing Territorial ME 4
Marketing Turístico ME 4
Métodos Econométricos em Marketing E 4
S2 Análise de Dados ME 8
S2 Ética Empresarial e de Marketing ME 4
S2 Inovação e Empreendedorismo ME 6
S2 Projeto de Tese ME 8
S2 Opção 3
Listam-se, a título exemplificativo, as UC opcionais que poderão ser oferecidas.
4
Business Intelligence ME 4
Comunicação em Marketing ME 4
Desenvolvimento de Novos Produtos ME 4
E-Business ME 4
Gestão da Distribuição ME 4
Gestão de Marcas ME 4
Internacionalização e Marketing Global ME 4
Marketing de Serviços ME 4
Marketing Estratégico ME 4
Marketing Público, Não Lucrativo e Social ME 4
Marketing Relacional ME 4
Marketing Territorial ME 4
Marketing Turístico ME 4
Métodos Econométricos em Marketing E 4
Ano 2 3 120
BA Tese ME 120

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
31-03-2020
Número de Registo:
R/A-Ef 1290/2011/AL02
Data de Registo:
10-08-2020
Validade:
30-07-2025

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024