Descrição
Este programa doutoral é especialmente direcionado para preparar os alunos para uma carreira na indústria.
É um programa doutoral no sentido tradicional, pois garante que o doutorado tenha uma formação sólida e ampla na respetiva área, que realizou uma contribuição original e significativa para o corpo do conhecimento científico, e que relatou o trabalho num modo escolástico.
Este programa segue uma tendência recente dos programas doutorais em formar os estudantes em competências transversais (como networking, escrita, apresentação, trabalho em grupo, colaboração com a indústria).
Este programa de doutoramento está organizado de acordo com Bolonha, em 4 anos com um ano curricular e um período de investigação.
O ano curricular compreende 12 Unidades Curriculares de 5 ECTS que estão distribuídas de acordo com a seguinte tipologia: 6 UC técnico-científicas, 3 UC de gestão industrial e inovação e 3 UC de competências interpessoais.
As UC técnico-científicas dão aos alunos as bases científicas que permitirão uma compreensão aprofundada dos problemas industriais que são adotados como motivação de investigação para escolha do tema da tese.
Cada UC é organizada num conjunto de módulos que estão organizados nos seguintes temas:
1º semestre:
(1) Sistemas de fabricação e logística avançados,
(2) Sistemas de informação e software avançados,
(3) Materiais avançados e física;
2º semestre:
(4) Sistemas de visualização de informações e Sistemas de CAD avançados,
(5) Sistemas Embebidos e Informática Industrial,
(6) Modelação, simulação e otimização.
Resultados de aprendizagem
1. O programa doutoral tem como objetivo a solução de problemas de engenharia na indústria. Isso requer uma abordagem científica sólida, mas o resultado da investigação deve ter utilidade e/ou valor numa perspetiva industrial. É expectável que os alunos sejam capazes de trabalhar com problemas ambíguos e mal especificados e em assuntos fora da sua área científica.
2. O programa ajuda os estudantes a melhorar as suas competências de comunicação, seja escrita, seja oral. Os alunos receberão formação em apresentação e em escrita científica.
3. O programa inclui a cooperação com uma empresa, o que implica que os alunos devem interagir com seus colaboradores. Este contato com o mundo real permite que os alunos compreendam os atuais desafios tecnológicos e científicos de engenharia e de gestão enfrentadas pelos profissionais da indústria.
4. Este programa está vocacionado para a investigação aplicada em contextos industriais e, consequentemente, proporciona aos alunos competências sobre como transformar os resultados da investigação em artefatos úteis numa perspectiva comercial e empresarial. Os alunos adquirirão competências que são importantes para a inovação industrial, abordando questões relacionadas com patentes, direitos de propriedade intelectual, e necessidades de mercado. Serão ainda capazes de preparar planos de investigação aplicada, para apoiar uma política de patentes e propriedade intelectual e para sustentar o desenvolvimento industrial.
Acesso a estudos superiores
A conclusão deste curso de doutoramento permite a realização de atividade de investigação a nível de pós-doutoramento.
Saídas profissionais
Este programa de doutoramento pretende formar doutorados para trabalhar na indústria, com responsabilidades na inovação e no desenvolvimento tecnológico de sistemas avançados de engenharia em contextos fabris, nomeadamente: sistemas avançados de produção e logística; sistemas avançados de software e de informação; visualização de informação e sistemas de CAD avançados; sistemas embebidos e informática industrial; modelação, simulação e otimização.
A especialização nestes tópicos de engenharia capacita os doutorados para promover a adoção, em ambientes industriais, de referenciais e modelos de excelência e de qualidade, para gerir explicitamente a propriedade industrial e a estratégia de inovação.
O doutorado tornar-se-á, assim, um agente eficaz na gestão da mudança organizacional.