O curso habilita para a docência de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, visando formar profissionais informados, críticos e atuantes, capazes de: reconstruir o seu pensamento e ação profissionais ao longo da vida; planear, monitorizar e avaliar aprendizagens relevantes do ponto de vista linguístico, cultural e social, numa perspetiva democrática e humanista da educação básica; mobilizar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, autodireção, criatividade e inovação, conferindo lugar de destaque à investigação no ensino de Inglês a crianças, não só como fonte do conhecimento mas sobretudo como modo de conhecer e intervir; desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional.
O curso integra 11 UC ao longo de 3 semestres (90 ECTS), nas seguintes componentes de formação: área de docência (20 ECTS), formação educacional geral (15 ECTS), didática específica (22,5 ECTS) e Prática de Ensino Supervisionada /Estágio (32,5 ECTS).
As metodologias de formação são variadas, privilegiando-se abordagens reflexivas e experienciais, assim como atividades de iniciação à investigação. O Estágio articula investigação e ensino através do desenho, desenvolvimento e avaliação de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada, o qual é objeto de um relatório final defendido em provas públicas.
O desenvolvimento do curso apoia-se em recursos diversos, incluindo a plataforma de e-learning Blackboard e as bibliotecas físicas e digitais da UMinho.