Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho




Portal UMinho > PT > Ensino > Oferta Educativa > Cursos Conferentes de Grau

Biotecnologia (Mestrado) 2021/2022

Voltar


Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Engenharia Química e Biológica

Contactos


    Escola de Engenharia
    Campus de Azurém
    4800-058 Guimarães

    Tel: +351 253510179 / 253510160 Fax: +351 253510178
    E-Mail: cp@eng.uminho.pt
    URL: http://www.eng.uminho.pt

Descrição


A área da Biotecnologia e Bioengenharia tem tido extraordinários avanços científicos desde o final do século XX, nomeadamente em Engenharia de Proteínas, Biologia de Células Estaminais, Biologia de Sistemas, Biologia Sintética, Genómica, Bioinformática e Nanobiotecnologia. A Biotecnologia, que consiste na integração das Ciências da Vida com a Engenharia, perspetiva-se como uma área de grande revolução científica e tecnológica no presente século, que tem de ser acompanhada por uma forte visão estratégica do ensino superior universitário, como fonte do conhecimento, saber e inovação, através da formação avançada de especialistas em ciência, tecnologia e engenharia neste domínio e com capacidade de traduzir os avanços científicos e tecnológicos para o sector produtivo num ambiente sustentável da humanidade e melhoria da sua qualidade de vida.
Esta formação, conferida pela Universidade do Minho é da responsabilidade do Departamento de Engenharia Biológica (DEB) e beneficia da forte ligação deste departamento ao Centro de Engenharia Biológica, um centro de excelência com elevada reputação nacional e internacional ao nível da investigação no domínio da Biotecnologia e Bioengenharia bem como da ligação ao tecido empresarial Português. A formação em Biotecnologia tem uma elevada componente prática e laboratorial cobrindo variados tópicos da Biotecnologia.
O Mestrado em Biotecnologia destina-se a estudantes com formação base em engenharia ou ciências da vida e tem como objetivo promover uma formação orientada à solução de problemas ligados às indústrias que incorporem processos biológicos, bem como ao sector de serviços a estas indústrias e ao desenvolvimento de aplicações biotecnológicas na área da saúde.

Resultados de aprendizagem


O objetivo do Ciclo de Estudos é a formação avançada de Licenciados, de modo a desenvolver a capacidade de abordagem multidisciplinar de problemas de Biotecnologia, com competências para dar resposta aos novos desafios da Biotecnologia na Indústria e em investigação. Os objetivos específicos são:
1. Aprofundar conhecimentos nos domínios da biotecnologia integrados nas várias vertentes de aplicação quer a nível laboratorial quer a nível industrial;
2. Desenvolver competências para escolher, aplicar e avaliar criticamente as técnicas mais adequadas à resolução de problemas na área da Biotecnologia, sendo capaz de identificar os recursos necessários à sua aplicação;
3. Desenvolver competências para conceber, projetar e desenvolver investigação científica, com recurso às mais modernas técnicas de investigação em Biotecnologia, nas suas várias vertentes e valorizando a sua multidisciplinaridade (integrando a bioquímica, biologia, e engenharia de bioprocessos), tendo sempre presente um espírito de ética científica;
4. Dar a conhecer oportunidades de negócio e estimular práticas de bioempreendedorismo;
5. Conceber, desenvolver, projetar, implementar e operar sistemas complexos, geradores de valor acrescentado, num contexto de sustentabilidade ambiental e social e de ética profissional e social;
6.Desenvolver capacidades e atitudes que proporcionem, com a necessária proficiência, o desempenho desejável em termos comunicacionais, de trabalho em grupo em ambientes multiculturais e multidisciplinares, na inovação e como agentes de mudança.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere capacidade técnico-científica para acesso a cursos de Doutoramento na mesma área científica ou em outras áreas afins.

Saídas profissionais


O Mestrado em Biotecnologia prepara profissionais altamente qualificados para desenvolver atividades técnicas e científicas no domínio da Biotecnologia, nomeadamente em organismos públicos, indústrias e empresas de biotecnologia com uma elevada componente de inovação, em particular nas áreas agro-alimentar, farmacêutica e biomédica.

Acesso


20

Vagas

15

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Critérios de Ingresso


São admitidos à candidatura ao Ciclo de Estudos em Biotecnologia os titulares de licenciatura em Ciências de Engenharia Biológica, Química, Bioquímica, Biotecnológica ou Biomédica, ou em Ciências de base, como a Biologia, Química, Bioquímica, entre outras, sendo que os candidatos devem ter um mínimo de 60 ECTS na área de Ciências de engenharia ou 60 ECTS na área de Ciências de base.

Informação Adicional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
15-09-2020
Número de Registo:
R/A-Ef 2449/2011/AL02
Data de Registo:
29-07-2021
Validade:
30-07-2026

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2022