Descrição
O curso de Mestrado em temas de Psicologia da Educação tem por objectivo fundamental permitir aos formandos o aprofundamento de temas da área de Psicologia da Educação com os quais não tenham tido suficiente contacto na sua formação anterior e que considerem ser úteis para a compreensão dos indivíduos e dos contextos em que exercem a sua actividade. Espera-se ainda que os formandos adquiram uma perspectiva aprofundada dos modos de intervenção em contextos educacionais/escolares e de aprendizagem, a partir de referenciais teóricos sólidos, o que, no caso vertente, significa orientar as suas práticas pela melhor evidência disponível na literatura especializada.
Enunciar a centralidade destes objectivos significa que o curso se destina preferencialmente a profissionais no activo, ainda que se não exclua liminarmente a sua frequência por não profissionais. Contudo, são aqueles os destinatários primeiros do curso e é em função daquilo que se julga serem as suas necessidades de formação que foi elaborado o seu desenho curricular.
A coerência e a unidade da estrutura curricular do curso estão asseguradas por um desenho curricular cujas temáticas se situam na área específica da Psicologia da Educação. Tendo esta área disciplinar como referência e como organizadora da estrutura do curso, as unidades curriculares foram concebidas em função do objectivo de captar destinatários que operam em contextos educacionais diversos e que por isso apresentarão alguma diversidade de interesses temáticos (e.g. psicólogos, professores, profissionais da saúde e do desporto, educadores sociais). A estrutura curricular do curso procura assim reflectir simultaneamente uma sólida coerência disciplinar e uma deliberada diversidade temática.
Tendo em conta as necessidades e até exigências de formação dos diversos profissionais na área da Psicologia da Educação e áreas afins e a experiência da Escola de Psicologia (EPsi) nesta matéria, considera-se que o curso constituirá uma mais-valia para a EPsi e que contribuirá para o enriquecimento da oferta educativa da Universidade do Minho.
Resultados de aprendizagem
Genericamente, pretende-se que os estudantes adquiram:
1. Competências de reflexão sistemática sobre avaliação de casuísticas das áreas do curso (nomeadamente sobre a validade, utilidade e sensibilidade dos instrumentos utilizados)
2. Compreensão e conceptualização de situações problemáticas em contextos educacionais, de aprendizagem e desenvolvimentais
3. Competências de identificação dos recursos a envolver na resolução de situações problemáticas
4. Competências de intervenção de acordo com a melhor evidência científica disponível
5. Competências de desenvolvimento de programas de intervenção e/ou de organização do contextos em que desenvolvem a sua actividade profissional.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento)
Saídas profissionais
Não aplicável, uma vez que este curso tem como principais destinatários profissionais no activo.