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Temas de Psicologia da Educação (Mestrado) 2021/2022

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Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
90
Duração:
3 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:

Contactos


    Escola de Psicologia
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: +351 253604220 Fax: +351 253604224
    E-Mail: cpedagogico@psi.uminho.pt
    URL: http://www.psi.uminho.pt

Descrição


O curso de Mestrado em temas de Psicologia da Educação tem por objectivo fundamental permitir aos formandos o aprofundamento de temas da área de Psicologia da Educação com os quais não tenham tido suficiente contacto na sua formação anterior e que considerem ser úteis para a compreensão dos indivíduos e dos contextos em que exercem a sua actividade. Espera-se ainda que os formandos adquiram uma perspectiva aprofundada dos modos de intervenção em contextos educacionais/escolares e de aprendizagem, a partir de referenciais teóricos sólidos, o que, no caso vertente, significa orientar as suas práticas pela melhor evidência disponível na literatura especializada.
Enunciar a centralidade destes objectivos significa que o curso se destina preferencialmente a profissionais no activo, ainda que se não exclua liminarmente a sua frequência por não profissionais. Contudo, são aqueles os destinatários primeiros do curso e é em função daquilo que se julga serem as suas necessidades de formação que foi elaborado o seu desenho curricular.
A coerência e a unidade da estrutura curricular do curso estão asseguradas por um desenho curricular cujas temáticas se situam na área específica da Psicologia da Educação. Tendo esta área disciplinar como referência e como organizadora da estrutura do curso, as unidades curriculares foram concebidas em função do objectivo de captar destinatários que operam em contextos educacionais diversos e que por isso apresentarão alguma diversidade de interesses temáticos (e.g. psicólogos, professores, profissionais da saúde e do desporto, educadores sociais). A estrutura curricular do curso procura assim reflectir simultaneamente uma sólida coerência disciplinar e uma deliberada diversidade temática.
Tendo em conta as necessidades e até exigências de formação dos diversos profissionais na área da Psicologia da Educação e áreas afins e a experiência da Escola de Psicologia (EPsi) nesta matéria, considera-se que o curso constituirá uma mais-valia para a EPsi e que contribuirá para o enriquecimento da oferta educativa da Universidade do Minho.

Resultados de aprendizagem


Genericamente, pretende-se que os estudantes adquiram:
1. Competências de reflexão sistemática sobre avaliação de casuísticas das áreas do curso (nomeadamente sobre a validade, utilidade e sensibilidade dos instrumentos utilizados)
2. Compreensão e conceptualização de situações problemáticas em contextos educacionais, de aprendizagem e desenvolvimentais
3. Competências de identificação dos recursos a envolver na resolução de situações problemáticas
4. Competências de intervenção de acordo com a melhor evidência científica disponível
5. Competências de desenvolvimento de programas de intervenção e/ou de organização do contextos em que desenvolvem a sua actividade profissional.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento)

Saídas profissionais


Não aplicável, uma vez que este curso tem como principais destinatários profissionais no activo.

Acesso


25

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Critérios de Ingresso


São admitidos à candidatura:
a) Os titulares de licenciaturas em Educação, em Ensino, em Psicologia, em Sociologia, em Serviço Social ou em outras áreas que capacitem para o exercício profissional nos domínios da infância e adolescência;
b) Os titulares de uma habilitação legalmente equivalente a licenciatura, designadamente os titulares de um Diploma de Estudos Superiores Especializados no domínio científico do curso;
c) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um ciclo de estudos em Educação, em Ensino, em Psicologia, em Sociologia, em Serviço Social ou em outras áreas que capacitem para o exercício profissional nos domínios da infância e adolescência;
d) Os titulares de grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Escola de Psicologia;
e) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Escola de Psicologia.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.psi.uminho.pt/pt/ensino/Mestrado_em_Temas_de_Psicologia_da_Educacao/Paginas/candidaturas.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.psi.uminho.pt/pt/ensino/Mestrado_em_Temas_de_Psicologia_da_Educacao/Paginas/candidaturas.aspx

Informação Adicional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Dificuldades de Aprendizagem PSI-EDU 10
S1 Maus-tratos, Desenvolvimento e Aprendizagem PSI-EDU 10
S1 Stress e Promoção do Bem-estar em Contextos Educativos PSI-EDU 10
S2 Educação para a Carreira PSI-EDU 10
S2 Excelência e Alto Rendimento em Contextos de Realização PSI-EDU 10
S2 Motivação e Aprendizagem PSI-EDU 10
Ano 2 30
S1 Projeto PSI-EDU 30

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
19-04-2016
Número de Registo:
R/A-Cr 57/2016
Data de Registo:
21-04-2016
Validade:
30-07-2021

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
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