Descrição
Foco, domínios de estudo e competências:
A cadeia de valor têxtil e vestuário mundial é fortemente influenciada pelas tendências de consumo e pela moda. Nas atuais condições de mercado, o sucesso de empresas e profissionais do sector requer o desenvolvimento de ofertas diferenciadas pelo design e a inovação orientadas para a criação de valor para o cliente. O curso corresponde às necessidades de formação superior especializada de 2º ciclo e decorre das atuais condições do mercado global da cadeia de valor têxtil, vestuário e acessórios. O seu foco principal é o desenvolvimento de produtos inovadores e viáveis do ponto de vista industrial e comercial.
Estrutura curricular:
O Mestrado em Design e Marketing propõe a especialização superior pós-graduada em três áreas:
- Design de Têxteis de Moda,
- Design de Têxteis de Interiores e
- Design de Vestuário.
As unidades curriculares abrangem todo o espectro do Design e Marketing Têxtil, de Vestuário e Acessórios.
Métodos, atividades e recursos:
É dado especial ênfase ao desenvolvimento de projetos práticos, desenvolvidos individualmente ou em grupo, alicerçados em sólidos conhecimentos teóricos e bibliográficos lecionados nas aulas, ou adquiridos por pesquisa no âmbito dos projetos. O curso tem acesso a um grande conjunto de recursos laboratoriais que são usados para a concretização dos trabalhos. São também oferecidos aos estudantes seminários e outras atividades extracurriculares que permitem um enriquecimento curricular adicional. Finalmente, a dissertação é a oportunidade por excelência para o desenvolvimento de trabalhos do interesse do estudante e que se insiram no contexto do curso.
Resultados de aprendizagem
Os objetivos principais do curso são:
1. Proporcionar formação avançada e de vanguarda em Marketing e Design Têxtil, de Vestuário e Acessórios, correspondente às necessidades de criação de produtos/marcas diferenciados, de alto valor acrescentado, com impacto sobre a sustentabilidade das empresasl;
2. Dinamizar a formação de equipas multidisciplinares com competências estruturadas e integradas para gerir todo o processo de conhecimento de mercado e criação dos produtos e marcas que correspondam a novas oportunidades de mercado e/ou à criação de valor real para os seus públicos-alvo;
3. Criar condições de desenvolvimento de atividades de I&D nas áreas de Marketing e Design Têxtil, Vestuário e Acessórios, tendo em conta as especificidades dos domínios do conhecimento que a integram e a forte representação industrial na região.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do 3º ciclo (Doutoramento).
Saídas profissionais
Designers de produto, gestores de produto, gestores de marketing, gestores de comunicação e imagem em empresas da cadeia têxtil/vestuário/acessórios ou afins. Adaptabilidade destas funções a outras áreas industriais.