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Design e Marketing de Produto Têxtil, Vestuário e Acessórios (Mestrado) 2021/2022

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Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Azurém, Guimarães (UM)
Área científica predominante:
  • Design Têxtil

Contactos


    Diretor de Curso
    Hélder Manuel Teixeira Carvalho
    mdm@det.uminho.pt
    Tel: 510276

    Coordenador Académico de Mobilidade
    Rosa Maria Castro Fernandes Vasconcelos
    rosa@det.uminho.pt
    Tel: 510292 /517178

    Escola de Engenharia
    Campus de Azurém
    4800-058 Guimarães

    Tel: +351 253510179 / 253510160 Fax: +351 253510178
    E-Mail: cp@eng.uminho.pt
    URL: http://www.eng.uminho.pt

Descrição


Foco, domínios de estudo e competências:
A cadeia de valor têxtil e vestuário mundial é fortemente influenciada pelas tendências de consumo e pela moda. Nas atuais condições de mercado, o sucesso de empresas e profissionais do sector requer o desenvolvimento de ofertas diferenciadas pelo design e a inovação orientadas para a criação de valor para o cliente. O curso corresponde às necessidades de formação superior especializada de 2º ciclo e decorre das atuais condições do mercado global da cadeia de valor têxtil, vestuário e acessórios. O seu foco principal é o desenvolvimento de produtos inovadores e viáveis do ponto de vista industrial e comercial.
Estrutura curricular:
O Mestrado em Design e Marketing propõe a especialização superior pós-graduada em três áreas:
- Design de Têxteis de Moda,
- Design de Têxteis de Interiores e
- Design de Vestuário.
As unidades curriculares abrangem todo o espectro do Design e Marketing Têxtil, de Vestuário e Acessórios.
Métodos, atividades e recursos:
É dado especial ênfase ao desenvolvimento de projetos práticos, desenvolvidos individualmente ou em grupo, alicerçados em sólidos conhecimentos teóricos e bibliográficos lecionados nas aulas, ou adquiridos por pesquisa no âmbito dos projetos. O curso tem acesso a um grande conjunto de recursos laboratoriais que são usados para a concretização dos trabalhos. São também oferecidos aos estudantes seminários e outras atividades extracurriculares que permitem um enriquecimento curricular adicional. Finalmente, a dissertação é a oportunidade por excelência para o desenvolvimento de trabalhos do interesse do estudante e que se insiram no contexto do curso.

Resultados de aprendizagem


Os objetivos principais do curso são:
1. Proporcionar formação avançada e de vanguarda em Marketing e Design Têxtil, de Vestuário e Acessórios, correspondente às necessidades de criação de produtos/marcas diferenciados, de alto valor acrescentado, com impacto sobre a sustentabilidade das empresasl;
2. Dinamizar a formação de equipas multidisciplinares com competências estruturadas e integradas para gerir todo o processo de conhecimento de mercado e criação dos produtos e marcas que correspondam a novas oportunidades de mercado e/ou à criação de valor real para os seus públicos-alvo;
3. Criar condições de desenvolvimento de atividades de I&D nas áreas de Marketing e Design Têxtil, Vestuário e Acessórios, tendo em conta as especificidades dos domínios do conhecimento que a integram e a forte representação industrial na região.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do 3º ciclo (Doutoramento).

Saídas profissionais


Designers de produto, gestores de produto, gestores de marketing, gestores de comunicação e imagem em empresas da cadeia têxtil/vestuário/acessórios ou afins. Adaptabilidade destas funções a outras áreas industriais.

Acesso


30

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais..

Critérios de Ingresso


Podem candidatar-se à matrícula no Curso os licenciados em Design e Marketing de Moda, Design de Vestuário, Design de Moda, Engenharia Têxtil e em áreas afins, ou os titulares de habilitações legalmente equivalentes, em que o currículo inclui um mínimo de 60 ECTS nas áreas de Design e/ou Marketing.
Excecionalmente, em casos devidamente justificados, poderá ser admitida a candidatura à matrícula a outros candidatos, cujo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base.
Poderão ser admitidos, como supranumerários, candidatos que frequentaram a parte curricular de uma edição anterior do Curso.
Os candidatos à matrícula no Curso serão selecionadas tendo em consideração os seguintes critérios: currículo académico, currículo científico, experiência profissional.

Informação Adicional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
26-06-2016
Número de Registo:
R/A-Ef 2472/2011/AL01
Data de Registo:
13-07-2016
Validade:
30-07-2021

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
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