Descrição
A Licenciatura em Marketing visa formar pessoas dotadas de saberes e competências científicas, técnicas e transversais, nas áreas de base, centrais e complementares de marketing, acentuando as dimensões estratégica, operacional e funcional, enquadradas no todo organizacional.
Para alcançar este objetivo, o plano de estudos inclui um conjunto coerente de unidades curriculares de base em marketing, gestão, psicologia, economia, métodos quantitativos, sistemas de informação e direito. Para além das unidades curriculares obrigatórias existe um conjunto de unidades curriculares opcionais que possibilitam o aprofundamento do conhecimento tanto na área do marketing e um alargamento a outras áreas do saber.
As metodologias de aprendizagem centram-se no estudante, o qual assume um papel ativo na sua formação e desenvolvimento de competências, promovendo a resolução de problemas, a autonomia, o espírito de procura contínua do conhecimento e desenvolvimento de qualificações. Privilegia-se também o ensino baseado em projetos, incluindo problemas de marketing e estratégia reais colocados por organizações para resolução em grupo. Em particular, no último ano, na Unidade Curricular do projeto de Marketing, os estudantes desenvolvem em equipa um caso colocado por uma organização, mobilizando competências multidisciplinares e transversais desenvolvidas ao longo da formação. Os licenciados em marketing serão pessoas líderes, empreendedoras, pró-ativas, dinâmicas e socialmente responsáveis, capazes de antecipar, enfrentar e vencer os mais diversos desafios na área da gestão de marketing em ambientes e contextos organizacionais diversos.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do segundo ciclo (Mestrado).
Saídas profissionais
Os licenciados em Marketing irão desenvolver competências diversas que lhes permitirão desempenhar funções ao nível da direção, gestão e execução em áreas relacionadas com o Marketing, em organizações com e sem fins lucrativos, em diferentes sectores da economia. De entre as várias saídas profissionais, particularizam-se as seguintes:
- Diretor/gestor de marketing
- Diretor/gestor de marketing digital
- Diretor/gestor comercial
- Diretor/gestor de comunicação
- Diretor/gestor relações públicas
- Diretor/gestor de contas
- Gestor de produto e desenvolvimento de novos produtos
- Gestor de clientes/vendas
- Gestor de marca
- Gestor de logística e distribuição
- Consultor de marketing
- Diretor/gestor/técnico de pesquisa de marketing