Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho




Portal UMinho > PT > Ensino > Oferta Educativa > Cursos Conferentes de Grau

Engenharia Mecânica (Mestrado) 2021/2022

Voltar


Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Azurém, Guimarães (UM)
Área científica predominante:
  • Engenharia Mecânica

Contactos


    Escola de Engenharia
    Campus de Azurém
    4800-058 Guimarães

    Tel: +351 253510179 / 253510160 Fax: +351 253510178
    E-Mail: cp@eng.uminho.pt
    URL: http://www.eng.uminho.pt

Descrição


A Engenharia Mecânica está direcionada para lidar com os princípios de funcionamento e capacidade de utilização de dispositivos e sistemas mecânicos de elevado grau de complexidade, passando pelo desenvolvimento de técnicas fundamentais de análise e de projeto mecânico. O objetivo do Mestrado em Engenharia Mecânica é o de formar quadros aptos para um mercado global com conhecimentos técnicos e científicos capazes de garantir um desempenho competitivo no âmbito da atividade das empresas onde forem inseridos. O curso proporciona a aquisição de competências específicas de elevado nível que permitem aplicar os conceitos e os princípios científicos de engenharia mecânica, visando a otimização do desempenho de dispositivos e sistemas mecânicos, que pela sua especificidade e grau de sofisticação conduzam a significativos benefícios económicos e sociais, sem prejuízo da preservação do meio ambiente.

Resultados de aprendizagem


1. Os estudantes deverão alcançar sólidos conhecimentos, capacidades e competências de engenharia mecânica, distribuídos ao longo dos dois seguintes vetores principais: (a) Formação específica e avançada de engenharia mecânica (garante de competências técnico-científicas específicas adequadas); (b) Formação complementar transversal (potenciadora de versatilidade no desempenho profissional).
2. Os estudantes deverão ser capazes de aplicar e desenvolver as técnicas fundamentais de análise e projeto, a capacidade de aplicar e desenvolver as técnicas fundamentais de automação industrial, compreender os princípios de funcionamento e capacidade de utilização de redes de comunicação digital e os conceitos fundamentais de processos e sistemas industriais.
3. Deverão ainda desenvolver uma visão de integração da Engenharia Mecânica na área de negócio, incluindo, o desenvolvimento da capacidade de lidar com a mudança e o sentido ético e de responsabilidade social da atividade do engenheiro.

Acesso a estudos superiores


Os Mestres em Engenharia Mecânica estarão habilitados, de forma natural, ao Curso de Doutoramento em Engenharia Mecânica, ou a outros cursos afins com a formação de 2º ciclo em Engenharia Mecânica.

Saídas profissionais


As saídas profissionais dos alunos da Licenciatura em Engenharia Mecânica cobrem um vasto leque de atividades económicas, desde empresas transformadoras, passando por empresas de serviços, empresas de I&D. Em termos de setores podem citar-se como empregadores habituais a indústria transformadora em geral; indústrias do frio e climatização; projeto e fabrico de ferramentas e equipamento; desenvolvimento de produto; projeto, fabricação e construção de estruturas metálicas; projeto, instalação e manutenção de equipamentos e unidades industriais; projeto, instalação e manutenção de unidades de tratamento de efluentes e resíduos; construção naval.

Acesso


120

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx 

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Critérios de Ingresso


a) Titulares de licenciatura em Engenharia Mecânica ou áreas afins.
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este processo, nas áreas do conhecimento mencionadas em a).
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Escola de Engenharia como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado, nas áreas do conhecimento mencionadas em a).
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Escola de Engenharia como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
e) Conhecimento da língua inglesa a nível de escrita e oralidade.

Informação Adicional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
22-01-2021
Número de Registo:
R/A-Cr 25/2021
Data de Registo:
28-01-2021
Validade:
30-07-2026

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2022