Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho




Portal UMinho > PT > Ensino > Oferta Educativa > Cursos Conferentes de Grau

Engenharia de Sistemas (Mestrado) 2022/2023

Voltar


Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Engenharia de Sistemas

Contactos


    Escola de Engenharia
    Campus de Azurém
    4800-058 Guimarães

    Tel: +351 253510179 / 253510160 Fax: +351 253510178
    E-Mail: cp@eng.uminho.pt
    URL: http://www.eng.uminho.pt

Descrição


O Mestrado em Engenharia de Sistemas (MES) é um projeto de ensino posicionado no âmbito da engenharia industrial e de sistemas. O MES visa proporcionar aos estudantes conhecimentos no domínio do saber em Engenharia de Sistemas nomeadamente, o estudo holístico de sistemas complexos e de larga escala, de natureza operacional tais como sistemas logísticos e de produção e, de natureza estratégica como por exemplo a conceção, lançamento, potenciação e gestão de cadeias de valor e de negócio complexas, através de modelos analíticos robustos suportados num bom conhecimento dos processos de produção e de negócio,
desenvolvidos por equipas e abordagens multidisciplinares, visando o desenvolvimento e a implementação de soluções eficientes de gestão e otimização dos recursos. 
A transversalidade das aplicações da engenharia de sistemas resulta numa formação de banda larga suportada em diversos domínios científicos nomeadamente, diversas áreas de conhecimento da engenharia e da gestão. Uma característica essencial e distintiva da Engenharia de Sistemas é a ênfase numa abordagem centrada no decisor humano devidamente apoiado por ferramentas e modelos de apoio à decisão.
O MES está vocacionado para a formação de profissionais de “banda larga”, “apetrechados” com conhecimentos e ferramentas de apoio à tomada de decisão nomeadamente no âmbito da informática, investigação operacional e teoria da decisão. 
O curso está estruturado, no 1º ano, em torno de UC comuns no 1º e 2º semestre (Simulação, Gestão da Produção, Análise de Sistemas e Logística) complementadas por UC de opção organizadas em 4 conjuntos coerentes dos quais têm funcionado essencialmente o grupo de UC de Logística e o grupo de UC de Tecnologias de Decisão. Funcionam ainda UC de Projeto Integrado (PI) associadas às UC dos dois primeiros semestres. No segundo ano, para além de Métodos de Investigação, obrigatória, os alunos frequentam 2 UC de opção selecionadas de uma lista apresentada para cada edição.
Apresentam-se a seguir as UC que compõe cada um destes grupos. Logística : Otimização da Cadeia de Abastecimento, Gestão Estratégica e Marketing, Métodos de Previsão e Gestão de Stocks, Sistemas de Informação e Comunicação; Tecnologias de Decisão: Sistemas de Apoio à Decisão, Administração e Exploração Avançada de Bases de Dados, Sistemas de Armazéns de Dados, Modelos e Métodos de Decisão.

Resultados de aprendizagem


A formação em Engenharia de Sistemas tem como objetivo:
1. proporcionar aos estudantes conhecimentos no domínio do saber em Engenharia de Sistemas nomeadamente, o estudo holístico de sistemas complexos e de larga escala através de modelos analíticos robustos desenvolvidos por equipas e abordagens multidisciplinares, visando o desenvolvimento e a implementação de soluções eficientes de gestão e otimização dos recursos;
2. permitir aos estudantes aprofundar e adequar a formação de ciclos prévios, com vista a uma melhor qualificação e preparação para a vida profissional;
3. permitir aos Mestres em Engenharia de Sistemas estarem vocacionados para desempenhar diversas funções técnicas e de gestão num conjunto alargado de indústrias, tratando e gerindo problemas e processos complexos recorrendo aos conhecimentos e às ferramentas proporcionados pelo Mestrado;
4. criar aptidões e encorajar os estudantes a desenvolver investigação de excelência e conferir-lhes condições que possibilitem realizar trabalho científico de qualidade.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere capacidades técnico-científicas para acesso a Programas Doutorais (3º ciclo) na área, ou em áreas relacionadas.

Saídas profissionais


Os Mestres em Engenharia de Sistemas poderão exercer diferentes atividades ao nível da conceção, planeamento, controlo e gestão de sistemas e de otimização de recursos em diversas indústrias mas particularmente em ambientes e processos complexos. Deste modo, poderão desenvolver atividades de gestão da produção e das operações e outras relacionadas com a engenharia industrial, gestão de operações logísticas e de sistemas de transporte, desenvolvimento, implementação e manutenção de modelos de otimização.
Os Mestres do MES têm conseguido desenvolver as suas atividades profissionais em diferentes domínios nomeadamente: consultoria internacional, empresas de software, retalho e distribuição, investigação, gestão da produção, gestão logística, etc.

Acesso


40

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Critérios de Ingresso


a) Titulares de licenciatura em Informática, Engenharia Informática, Engenharia de Sistemas e Informática, Tecnologias de Informação e da Comunicação, Engenharia de Sistemas ou áreas afins, e ainda outras áreas das Engenharias, Ciências, Economia ou Gestão.
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos  organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo nas áreas do conhecimento mencionadas em a).
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado nas áreas do conhecimento mencionadas em a).
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.

Informação Adicional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Gestão da Produção CTE-ES 5
S1 Logística CTE-ES 5
S1 Simulação CTE-ES 5
S1 Opção 1 5
Projeto Integrado de Logística 1 CTE-ES 5
Sistemas Analíticos de Apoio à Decisão CTE-ES 5
S1 Opção 2 5
Administração e Exploração Avançada de Bases de Dados CTE-EI 5
Auditoria e Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade CTE-ES 5
Supervisão e Controlo de Processos Industriais CTE-ES 5
S1 Opção 3 5
Ferramentas de Otimização para a Cadeia de Abastecimento CTE-ES 5
Projeto Integrado de Informática Industrial 1 CTE-ES 5
Projeto Integrado de Tecnologias de Decisão 1 CTE-ES 5
S2 Análise de Sistemas CTE-ES 5
S2 Projeto Integrado 1 CTE-ES 5
S2 Projeto Integrado 2 CTE-ES 5
S2 Opção 4 5
Previsão da Procura e Gestão de Inventários CTE-ES 5
Sistemas de Armazéns de Dados CTE-EI 5
Sistemas de Controlo da Atividade Produtiva CTE-ES 5
S2 Opção 5 5
Gestão Estratégica e Marketing CTE-ES 5
Modelos e Métodos de Decisão CTE-ES 5
Sistemas Automáticos de Produção CTE-ES 5
S2 Opção 6 5
Digitalização de Cadeias de Valor CTE-SI 5
Projeto Integrado de Informática Industrial 2 CTE-ES 5
Projeto Integrado de Logística 2 CTE-ES 5
Projeto Integrado de Tecnologias de Decisão 2 CTE-ES 5
Ano 2 60
A Dissertação em Engenharia de Sistemas CTE-ES 45
S1 Métodos de Investigação CTE-ES 5
S1 Opção 7 5
Gestão e Organização Lean CTE-ES 5
Sistemas Baseados em Semelhança CTE-ES 5
S1 Opção 8 5
Auditoria e Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade CTE-ES 5
Gestão e Organização Lean CTE-ES 5
Técnicas de Classificação e Agrupamento de Dados CTE-ES 5

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
21-02-2020
Número de Registo:
R/A-Ef 2492/2011/AL01
Data de Registo:
02-08-2021
Validade:
30-07-2025

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024