Descrição
O Curso de Mestrado em Sistemas de Informação procura formar profissionais capazes de:
- compreender o papel da informação e das tecnologias e sistemas de informação (TSI) nas organizações e na sociedade;
- explicar as razões tecnológicas, organizacionais, políticas, sociais e culturais do sucesso da adoção e gestão das TSI;
- diagnosticar problemas associados à utilização das TSI;
- definir soluções de TSI para resolver problemas organizacionais ou da sociedade e aproveitar oportunidades decorrentes de mudanças dos mercados e sociedade.
Desta forma, os Mestres em Sistemas de Informação devem ser capazes de exercer atividades organizacionais tais como:
- contribuir para a definição da infraestrutura tecnológica de apoio à estratégia do negócio;
- participar em processos de inovação e mudança organizacional em que as TSI desempenhem um papel central;
- gerir as TSI da organização de forma a assegurar o apoio ao modelo de negócio implementado dentro dos objetivos e restrições impostas a esse negócio.
Resultados de aprendizagem
Os objetivos de aprendizagem do MSI estão relacionados com os atos de profissão de gestão de sistemas de informação e deverão revelar destreza em utilizar as Tecnologias de Informação (TI) em benefício das organizações.
Incluem competências específicas de cada um daqueles atos, nomeadamente (e de acordo com as recomendações da AIS – Association for Information Systems):
1. Melhorar o trabalho e os processos organizacionais
2. Explorar oportunidades criadas por inovações tecnológicas
3. Compreender e dar satisfação a requisitos informacionais
4. Conceber e gerir a arquitetura organizacional
5. Identificar e avaliar soluções alternativas e formas de as obter
6. Assegurar a segurança da informação e de infraestrutura de suporte
7. Compreender, gerir e controlar os riscos associados às TI
8. Ainda em alinhamento com as recomendações da AIS, os graduados MSI deverão possuir também competências de colaboração, comunicação, negociação, pensamento analítico, sentido crítico, criatividade, liderança.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso ao Doutoramento.
Saídas profissionais
Constituem possíveis saídas profissionais para os Mestres em Sistemas de Informação:
- Empresas de grande dimensão, onde a Função Sistemas de Informação está bem identificada e formalizada e depende tipicamente de um administrador ao mais alto nível da cadeia de comando da organização (e.g., Chief Information Officer | CIO) - o Mestre em Sistemas de Informação integrará a Função Sistemas de Informação, podendo mesmo liderá-la;
- Empresas de consultoria, podendo o Mestre liderar ou integrar equipas de projeto, desempenhando atividades e assumindo responsabilidades compatíveis com a sua formação, o seu perfil e a sua experiência profissional;
- Empresas de pequena dimensão onde a Função Sistemas de Informação não é necessariamente autónoma, sendo as responsabilidades correspondentes assumidas por elementos da Administração ou Direção em combinação com outras responsabilidades (e.g., Financeira, Produção) - nestas organizações o Mestre em Sistemas de Informação constitui-se como um elemento particularmente valioso, pois não é provável que existam outros profissionais com tão boa preparação e sensibilização para a problemática da adoção e utilização das tecnologias da informação;
- Organizações públicas, podendo o Mestre em Sistemas de Informação desempenhar desde funções de suporte na área dos serviços de tecnologias e sistemas de informação até à direção dos mesmos;
- Empresas de desenvolvimento de software, onde o Mestre pode assumir o papel de empreendedor e liderar atividades de inovação de produtos e serviços, bem como de gestão de projetos de desenvolvimento de software.
Para além destas saídas profissionais diretamente relacionadas com a formação científico-técnica proporcionada pelo Mestrado em Sistemas de Informação, há inúmeras outras oportunidades onde as competências desenvolvidas no curso (e.g., capacidade de inquérito, raciocínio sistémico, autonomia, reflexão, liderança, comunicação) podem revelar-se úteis e diferenciadoras.