Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho




Portal UMinho > PT > Ensino > Oferta Educativa > Cursos Conferentes de Grau

Arqueologia (Mestrado) 2022/2023

Voltar


Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Arqueologia

Contactos


    Instituto de Ciências Sociais
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351 253604216 / 253604280 Fax: +351 253604697
    E-Mail: pedagogico@ics.uminho.pt; sec@ics.uminho.pt
    URL: http://www.ics.uminho.pt

Descrição


O Curso de Mestrado em Arqueologia da Universidade do Minho (UM) conheceu a sua 1ª edição no ano letivo de 1993-94. Com a implementação do modelo de Bolonha, o projeto de formação de 2º ciclo foi objeto de uma reestruturação, por forma adequá-lo à realidade orgânica e funcional do novo paradigma e à salvaguarda dos princípios gerais do modelo de formação em arqueologia assumido pela UM, assente num equilíbrio entre uma sólida formação teórico-metodológica, com uma não menos decisiva preparação técnico-prática, alicerçadas ambas numa forte componente laboratorial e de trabalho de campo.
O Curso de Mestrado em Arqueologia tem como objetivo proporcionar um complemento de formação à licenciatura. Assim, o atual plano de estudos procura aliar um complemento de formação no domínio teórico-metodológico, com uma continuada aprendizagem no campo dos métodos e técnicas de investigação e da sua aplicação prática, decisivos no apoio à pesquisa que sustenta a elaboração final dos trabalhos de Dissertação/Projeto/Estágio + Relatório.
Este modelo tem expressão num leque de unidades curriculares (UC): três Seminários de Investigação, com uma estrutura flexível, modular, capazes de responder com rapidez aos desenvolvimentos operados na investigação; uma UC de Trabalhos Práticos, a mais creditada de todas, onde ocorre uma imersão real dos alunos nos contextos da investigação (de campo e de laboratório), através da sua integração em equipas e projetos de investigação de docentes da UM e/ou da Unidade de Arqueologia; uma outra UC (SIG) que consubstancia a continuada aposta nas novas tecnologias de informação ao serviço da investigação arqueológica; outra ainda (Metodologia de Investigação e Projeto em Arqueologia) destinada a promover a formação na área das metodologias gerais de investigação e de desenvolvimento de projetos; finalmente, um conjunto de outras duas UC, a primeira obrigatória, cujo objetivo passa por promover competências no campo das implicações legais da prática arqueológica (Direito do Património Arqueológico) e a segunda, em regime de opção, direcionada para as repercussões no domínio da patrimonialização (Património Arqueológico ou Cidade e Centro Histórico).

Resultados de aprendizagem


Na sua atual configuração, o Curso de Mestrado em Arqueologia da Universidade do Minho representa um ciclo de formação, que emerge da necessidade de estruturar uma formação de 2º ciclo que seja complementar à do 1º ciclo, de vocação essencialmente generalista.
Assim, o curso pretende atingir os seguintes objetivos gerais de aprendizagem:
1. aprofundar conhecimentos e capacidades de compreensão relativamente à formação obtida no 1º ciclo no âmbito da Arqueologia e áreas afins, de modo a habilitar os formandos ao exercício de tarefas de investigação, planificação e gestão da atividade arqueológica;
2. promover novas competências para aplicar e compreender conhecimentos, resolver problemas, lidar com questões complexas, emitir juízos críticos sobre matérias com repercussões éticas e sociais resultantes da prática arqueológica;
3. comunicar informação arqueológica complexa, em diferentes suportes e para diferentes públicos;
4. desenvolver competências profissionais que habilitem os formandos ao pleno exercício da atividade arqueológica nas suas múltiplas dimensões (científica, social, legal e ética), bem como a prática autónoma e responsável da profissão de arqueólogo.

Acesso a estudos superiores


O curso de Mestrado em Arqueologia da Universidade do Minho confere a formação técnico-científica de base para o acesso a um curso de 3º ciclo (doutoramento) na mesma área científica, ou em área afim.

Saídas profissionais


Os detentores do grau de Mestre em Arqueologia pela Universidade do Minho poderão encontrar saídas profissionais enquanto:
- técnicos superiores de Arqueologia no âmbito da administração central, regiões autónomas, autarquias, museus e da arqueologia empresarial;
- quadros superiores na área das indústrias culturais;
- quadros superiores de gestão integrada do património arqueológico e da arqueologia pública;
- nas carreiras docente, de investigação e técnica dos estabelecimentos de ensino superior.

Acesso


25

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em: 
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Critérios de Ingresso


São admitidos à candidatura à matrícula:
- os titulares de licenciatura em Arqueologia, História - Ramo Variante de Arqueologia, História e afins, Antropologia e Arquitetura ou habilitação equivalente.
- os titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, em Arqueologia, História ou Antropologia e organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um estado aderente a este processo.
- os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado em Arqueologia, História-Ramo Variante de Arqueologia, História e afins, Antropologia e Arquitetura pelo Conselho Científico do Instituto de Ciências Sociais.
Excecionalmente, em casos devidamente justificados, poderão ser admitidos à matrícula candidatos cujo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base, ou experiência profissional relevante.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.ics.uminho.pt/pt/Estudar/Mestrados/Paginas/Candidaturas.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.ics.uminho.pt/pt/Estudar/Mestrados/Paginas/Candidaturas.aspx

Informação Adicional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
12-06-2014
Número de Registo:
R/A-Ef 2448/2011
Data de Registo:
18-03-2011
Validade:
30-07-2019

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2022