Descrição
O Mestrado em Gestão de Projetos de Engenharia (MGPE) pretende formar profissionais para atuar em projetos de Engenharia de elevada complexidade com diversos perfis no âmbito da gestão dos processos de desenvolvimento e implementação tecnológica. A formação preconizada pelo MGPE possibilita a especialização em três domínios de realização de projetos de engenharia: construção (edifícios e obras públicas de engenharia civil); engenharia industrial (projetos no âmbito da indústria transformadora e da manufatura e dos serviços); sistemas de Informação (projetos no âmbito das tecnologias de informação e sistemas de informação). A formação do MGPE proporciona uma atuação competente e cientificamente avisada no âmbito dos projetos de engenharia, conciliando o conhecimento científico e tecnológico do domínio de atuação com a capacidade de planear, controlar e gerir a execução dos mesmos de uma forma economicamente viável e com os níveis de qualidade adequados.
O MGPE envolve um esforço de aprendizagem correspondente a 120 créditos ECTS, distribuídos por quatro semestres: Os dois primeiros correspondem à formação geral nas diversas temáticas associadas à gestão de projetos e à formação especializada em cada um dos domínios de especialização; o terceiro é dedicado a seminários e ao início do desenvolvimento da dissertação; o quarto é inteiramente dedicado à dissertação.
Resultados de aprendizagem
1. Saber definir o plano preliminar de um projeto de engenharia
2. Saber planear e implementar a forma como o projeto será executado, abrangendo os domínios do âmbito, tempo, custo, qualidade, recursos, comunicação, risco, alterações e aquisições.
3. Saber implementar o plano global de gestão definido.
4. Conhecer a forma de organizar, controlar e liderar recursos humanos, equipamentos e materiais no âmbito de um projeto de engenharia.
5. Saber como implementar o plano de gestão dos stakeholders.
6. Saber fazer o fecho do projeto, avaliando o cumprimento dos objetivos associados, produzindo e/ou disponibilizando documentação formal que indique que o mesmo está completo.
Acesso a estudos superiores
Este curso de mestrado proporciona formação de base para a realização de um curso de 3º Ciclo (Doutoramento) na mesma área científica, ou em outras áreas.
Saídas profissionais
Os setores de atividade de potencial empregabilidade dos formandos são todos os setores produtivos que desenvolvam a sua atividade por projetos ou que recorram a estruturas de projeto para desenvolver novos produtos, implementar novas tecnologias ou introduzir novas abordagens de trabalho nas suas operações correntes. Estes setores de atividade distribuem-se pelas três áreas de especialização cobertas pelo programa do mestrado, nomeadamente, a construção (edifícios e obras públicas de engenharia civil); engenharia industrial (projetos no âmbito da indústria transformadora e da manufatura e dos serviços); e sistemas de Informação (projetos no âmbito das tecnologias de informação e sistemas de informação).