Descrição
O curso oferece formação de referência em Engenharia Física, facultando ao graduado uma sólida base em física, matemática, engenharia electrotécnica e informática, que o prepara antes de mais para qualquer dos ramos do Mestrado em Engenharia Física (Dispositivos, Microssistemas e Nanotecnologias ou Física da Informação), mas que também lhe propicia conhecimentos compatíveis com uma alargada gama de escolhas em engenharia, com um mínimo de formação complementar requerida. A formação oferecida pela Licenciatura em Engenharia Física permitirá ao aluno, através da escolha de duas disciplinas de opção no 5º e 6º semestres, respectivamente, completar a formação com acento na electrónica física ou na física da informação.
Resultados de aprendizagem
- Conhecer as bases teóricas da Física clássica: mecânica, eletromagnetismo, termodinâmica e ótica.
- Dominar os conceitos fundamentais da mecânica quântica.
- Descrever as propriedades eletrónicas dos sólidos usando uma abordagem mista de física clássica e quântica.
- Adquirir conhecimentos fundamentais de circuitos de eletrónica analógica e digital.
- Conhecer os fundamentos das microtecnologias do silício.
- Conhecer as bases teóricas das linguagens de programação de computadores.
- Programar em linguagens de programação comuns.
- Programar e configurar dispositivos eletrónicos para a aquisição de sinais
Acesso a estudos superiores
Quaisquer cursos de 2º ciclo na área da física ou em engenharias física, electrónica, informática ou de materiais. Será também criado um mestrado de continuidade em Engenharia Física, completamente adequado à continuação dos estudos dos alunos da LEFis.
Saídas profissionais
A Licenciatura em Engenharia Física (LEFis) vai beneficiar da oferta de empregos gerada pelo cluster em micro/nanotecnologia implantado na região de Braga. Nomeadamente, beneficiarão da proximidade com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), que participa no ensino do Mestrado em Engenharia Física, ao qual pertence o Director de Curso proposto; da proximidade da empresa e do projecto Bosch que vem proporcionando estágios a estudantes da UMinho, normalmente seguidos de empregos de mais longa duração; e do lançamento da iniciativa QuantaLab, que definiu uma agenda de investigação em Computação Quântica, e da sua parceria com a IBM. De modo geral, os estudantes da LEFis encontrarão saídas profissionais em qualquer região do País e da União Europeia onde o caracter inovador da economia aumentem a empregabilidade em áreas altamente tecnológicas como a engenharia física.