Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Programa Verão no Campus




Portal UMinho > PT > Ensino > Oferta Educativa > Futuros Estudantes > Programa Verão no Campus

 Programa Verão no Campus

​​​​
O Verão no Campus decorre anualmente em Julho, em Braga e Guimarães, e pretende ser, não só um espaço de aprendizagem para jovens alunos do ensino secundário, mas também fomentar o espírito de trabalho em equipa, e laços de amizade e confiança mútua, através das diversas atividades pedagógicas, lúdicas e culturais levadas a cabo em ambiente universitário. Os estudantes terão ainda a oportunidade de conhecer as cidades de Braga e Guimarães, de conviver com colegas de diferentes regiões geográficas e de aprenderem enquanto se divertem a experimentar as ações científicas, culturais e desportivas propostas.

A edição de 2021 da iniciativa decorrerá entre os dias 20 e 23 de julho.
 
Com um programa que abrange diferentes áreas científicas, serão promovidas atividades de ensino não formal nas áreas de arquitetura, matemática, química, arqueologia, sociologia, direito, educação, engenharia e letras.
 
Em todas as tarefas os participantes serão acompanhados por professores, investigadores e alunos da Universidade - os "padrinhos UMinho".
 
Em resumo, os jovens terão a possibilidade de passar umas férias diferentes, junto dos alunos e dos professores da Universidade do Minho, nas instalações da instituição, e vão poder aprender enquanto se divertem, ao mesmo tempo que descobrem a área científica que mais se enquadra nas suas preferências e aptidões.


​​​​Programa

​​​​​​​ 


O Programa está disponível abaixo, bastando, para o efeito, clicar sobre as áreas coloridas, que correspondem às Escolas e Institutos da Universidade do Minho, para consultar os detalhes de cada programa.

EAAD-labels-2021.jpg​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​ELACH-labels-2021.jpgEMed-pt-en-675-exp.png​​​​​​​​​​​​
​​
​​​​​​​​

​​Inscrições

Para se inscreverem no Verão no Campus, os participantes ou encarregados de educação deverão preencher, entre os dias 19 e 26 de junho, o formulário online,  disponível aqui

Instruções sobre inscrições 

A inscrição nas atividades do Verão no Campus implica o preenchimento completo do formulário, que se compõe de várias secções, ao longo das quais serão solicitados dados relativos ao participante e ao encarregado de educação, caso o participante seja menor de idade.

O período para submissão das inscrições decorre entre os dias 19 (a partir das 00h01) e 26 de junho (até às 23h59), findo o qual o formulário será encerrado. As inscrições serão aceites por ordem de chegada, salvo indicação em contrário na informação detalhada de cada atividade, até ao preenchimento das vagas existentes. Os participantes devem ter em consideração as idades ou anos escolares a que se destinam as atividades, bem como outros requisitos que possam existir associados a cada uma delas.

Os interessados devem escolher a(s) atividade(s) em que se pretendem inscrever por ordem de preferência (sendo 1 o programa preferido). Caso a primeira preferência não tenha vagas disponíveis, os interessados poderão assim ser colocados no programa seguinte da ordem de preferência, se tiverem sido assinaladas mais opções.

Sempre que se considere necessário, a Universidade do Minho reserva-se o direito de solicitar ao participante elementos que comprovem o ano de frequência escolar.

A adulteração de dados por parte dos alunos invalidará a inscrição nas atividades.

Após a data de encerramento do formulário, a organização do Verão no Campus enviará uma mensagem de email (para o(s) email(s) introduzidos no formulário de inscrição) a confirmar a aceitação da inscrição, ou a informar da inexistência de vagas. Em caso de aceitação da inscrição, serão também enviadas aos participantes as instruções para proceder ao pagamento da taxa de inscrição.

As vagas sobrantes do primeiro período de inscrições serão anunciadas em data posterior.


Custos e condições

O valor da taxa de inscrição no Verão no Campus 2021 é de 65 euros (isento de IVA), estando incluído neste valor o seguro de acidentes pessoais, almoço e lanches para 4 dias e todos os materiais e equipamentos necessários ao desenvolvimento do programa de atividades.  O pagamento da inscrição efetivará a participação do aluno na atividade e deverá ser efetuado após a confirmação da inscrição, pelo Gabinete de Comunicação e Imagem.

Processo de pagamento

O pagamento será efetuado através da plataforma eletrónica de compras da Universidade do Minho (Loja UMinho), acessível através do link http://store.uminho.pt. O processo compõe-se de duas partes: o registo na plataforma (com introdução de nome, e-mail e formulação de palavra-passe)  e o pagamento, ou geração de referências multibanco, dependendo da forma de pagamento que escolher. Orientações mais específicas para este processo e a sua conclusão serão fornecidas oportunamente pela organização, assim que for confirmada a inscrição do participante.

Tratando-se de um processo de pagamento eletrónico, o Gabinete de Comunicação e Imagem e a Universidade do Minho não têm intervenção no desenvolvimento do mesmo, pelo que se sugere toda a atenção no seguimento dos passos a seguir e no preenchimento, o mais completo possível, dos campos solicitados.

Assim que o candidato efetuar o pagamento da taxa de inscrição, a mesma fica definitivamente confirmada.

Os participantes e encarregados de educação devem consultar o regulamento de participação.


Transportes

A Universidade do Minho assegurará um circuito de transporte de ligação entre os campi universitários, isto é, entre Braga e Guimarães e entre Guimarães e Braga, de modo a facilitar a deslocação dos participantes. Este transporte decorrerá ao longo dos dias das atividades, em horários a definir brevemente, compatíveis para o início e fim das atividades.

Datas e Horário de Funcionamento

As atividades decorrem entre os dias 20 e 23 de julho. Na sua grande maioria as atividades decorrem entre as 9h30 e as 17h30, estando as exceções a este horário devidamente identificadas no programa de cada atividade. Caso os alunos se queiram ausentar durante as atividades devem ser portadores de uma autorização assinada pelo encarregado de educação.

Desistências 

As desistências devem ser comunicadas à equipa de apoio da UMinho com, pelo menos, 5 dias úteis de antecedência, através de uma comunicação por escrito assinada pelo encarregado de educação.

O cancelamento da inscrição por parte do participante, após pagamento da taxa devida, não dá lugar à restituição do valor pago pela frequência da atividade, salvo por motivos imprevisíveis e não imputáveis ao participante, devidamente justificados e comunicados aos competentes serviços no prazo máximo de 1 dia útil após a ocorrência, sendo os motivos objeto de análise casuística pelos competentes serviços.


Informações

Seguro

Durante as atividades do Verão no Campus, todos os estudantes estarão cobertos por um seguro contra acidentes pessoais, de acordo com a Portaria nº 629/2004, de 12 de Julho. Este seguro está incluído na taxa de inscrição.

Alimentação

O almoço e lanches dos participantes estão incluídos na taxa de inscrição. Para a realização de outras refeições, a Universidade do Minho tem ao dispor dos participantes bares com preços bastante acessíveis. 

Contactos/Localização

Gabinete de Comunicação e Imagem
Universidade do Minho

Edifício 01
Largo do Paço, 4704-553 Braga
Tel: (+351) 253 601 109
Email:  gci@gci.uminho.pt


Entidades apoiantes:

                      
    rum_2016 (PB)pq.png      



  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2021