Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho




Portal UMinho > PT > Ensino > Oferta educativa

Engenharia Química e Biológica (Programa Doutoral) 2016/2017

Voltar


Geral


Grau Académico:
  • Doutor
ECTS:
240
Duração:
8 semestres letivos
Regime:
Normal
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Engenharia Química e Biológica

Contactos


    Escola de Engenharia
    Campus de Azurém
    4800-058 Guimarães

    Tel: 253510179; 253510160 Fax: 253510178
    E-Mail: cp@eng.uminho.pt
    URL: http://www.eng.uminho.pt

Descrição


O objetivo estruturante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica é promover a excelência e a investigação em tópicos da Engenharia Química e Biológica, com ênfase para os seus fundamentos teóricos, incluindo a especificação, o projeto, a modelação, a representação e exploração de sistemas químicos e biológicos, assim como a integração das tecnologias associadas. O PDEQuiBio tem em vista complementar a formação de mestres e licenciados (5 anos) em cursos das áreas das Ciências e da Engenharia, conferindo formação avançada na Área da Engenharia Química e Biológica.

Pretende-se que os doutorados em Engenharia Química e Biológica, para além de consolidarem a sua formação de base nas áreas tradicionais de intervenção da Engenharia Química e Biológica, adquiram a capacidade de enfrentar os desafios em áreas emergentes como a Biotecnologia Molecular, Genómica Funcional, Biologia de Sistemas e Nanotecnologia.

Acesso a estudos superiores


A conclusão deste curso de doutoramento permite a realização de atividade de investigação a nível de pós-doutoramento

Acesso


20

Vagas

5

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura na Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Doutor pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


São admitidos à candidatura ao Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica, os titulares do grau de Mestre em Engenharia Química ou Engenharia Biológica ou equivalente legal.

São, ainda, admitidos à candidatura ao Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica os titulares de grau de licenciado (com 5 anos), em áreas afins à Engenharia Química e Engenharia Biológica desde que detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Escola de Engenharia.

Admitem-se à candidatura ao Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido, pelo Conselho Científico Escola de Engenharia como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Por fim, são admitidos à candidatura ao Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica os candidatos que cumpram um dos requisitos constantes nas alíneas a) a c) do ponto 1 do artigo 7º / Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica, e os candidatos que cumpram um dos requisitos constantes nas alíneas b) e c) do ponto 1 do artigo 30º) / do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de Março.

Pré-requisitos recomendados


Não aplicável.

Prazos de candidatura


Ano letivo 2016/2017
2ª Fase
De 29 de agosto a 4 de setembro 2016

3ª Fase
De 2 a 13 de janeiro 2017

Ano letivo 2017/2018
1ª Fase
De 2 a 13 de janeiro 2017 

Prazos de inscrição


De acordo com a informação disponibilizada pelos Serviços Académicos da Universidade do Minho (ver em: https://alunos.uminho.pt/)

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
18-06-2015
Número de Registo:
R/A-Ef 2399/2011
Data de Registo:
18-03-2011
Validade:
17-06-2021