Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho




Portal UMinho > PT > Ensino > Oferta educativa

Engenharia de Sistemas (Mestrado) 2017/2018

Voltar


Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Engenharia de Sistemas

Contactos


    Escola de Engenharia
    Campus de Azurém
    4800-058 Guimarães

    Tel: 253510179; 253510160 Fax: 253510178
    E-Mail: cp@eng.uminho.pt
    URL: http://www.eng.uminho.pt

Descrição


O Mestrado em Engenharia de Sistemas (MES) é um projeto de ensino posicionado no âmbito da engenharia industrial e de sistemas. O MES visa proporcionar aos estudantes conhecimentos no domínio do saber em Engenharia de Sistemas nomeadamente, o estudo holístico de sistemas complexos e de larga escala, de natureza operacional tais como sistemas logísticos e de produção e, de natureza estratégica como por exemplo a conceção, lançamento, potenciação e gestão de cadeias de valor e de negócio complexas, através de modelos analíticos robustos suportados num bom conhecimento dos processos de produção e de negócio,
desenvolvidos por equipas e abordagens multidisciplinares, visando o desenvolvimento e a implementação de soluções eficientes de gestão e otimização dos recursos. 
A transversalidade das aplicações da engenharia de sistemas resulta numa formação de banda larga suportada em diversos domínios científicos nomeadamente, diversas áreas de conhecimento da engenharia e da gestão. Uma característica essencial e distintiva da Engenharia de Sistemas é a ênfase numa abordagem centrada no decisor humano devidamente apoiado por ferramentas e modelos de apoio à decisão.
O MES está vocacionado para a formação de profissionais de “banda larga”, “apetrechados” com conhecimentos e ferramentas de apoio à tomada de decisão nomeadamente no âmbito da informática, investigação operacional e teoria da decisão. 
O curso está estruturado, no 1º ano, em torno de UC comuns no 1º e 2º semestre (Simulação, Gestão da Produção, Análise de Sistemas e Logística) complementadas por UC de opção organizadas em 4 conjuntos coerentes dos quais têm funcionado essencialmente o grupo de UC de Logística e o grupo de UC de Tecnologias de Decisão. Funcionam ainda UC de Projeto Integrado (PI) associadas às UC dos dois primeiros semestres. No segundo ano, para além de Métodos de Investigação, obrigatória, os alunos frequentam 2 UC de opção selecionadas de uma lista apresentada para cada edição.
Apresentam-se a seguir as UC que compõe cada um destes grupos. Logística : Otimização da Cadeia de Abastecimento, Gestão Estratégica e Marketing, Métodos de Previsão e Gestão de Stocks, Sistemas de Informação e Comunicação; Tecnologias de Decisão: Sistemas de Apoio à Decisão, Administração e Exploração Avançada de Bases de Dados, Sistemas de Armazéns de Dados, Modelos e Métodos de Decisão.

Resultados de aprendizagem


A formação em Engenharia de Sistemas tem como objetivo:
1. proporcionar aos estudantes conhecimentos no domínio do saber em Engenharia de Sistemas nomeadamente, o estudo holístico de sistemas complexos e de larga escala através de modelos analíticos robustos desenvolvidos por equipas e abordagens multidisciplinares, visando o desenvolvimento e a implementação de soluções eficientes de gestão e otimização dos recursos;
2. permitir aos estudantes aprofundar e adequar a formação de ciclos prévios, com vista a uma melhor qualificação e preparação para a vida profissional;
3. permitir aos Mestres em Engenharia de Sistemas estarem vocacionados para desempenhar diversas funções técnicas e de gestão num conjunto alargado de indústrias, tratando e gerindo problemas e processos complexos recorrendo aos conhecimentos e às ferramentas proporcionados pelo Mestrado;
4. criar aptidões e encorajar os estudantes a desenvolver investigação de excelência e conferir-lhes condições que possibilitem realizar trabalho científico de qualidade.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere capacidades técnico-científicas para acesso a Programas Doutorais (3º ciclo) na área, ou em áreas relacionadas.

Saídas profissionais


Os Mestres em Engenharia de Sistemas poderão exercer diferentes atividades ao nível da conceção, planeamento, controlo e gestão de sistemas e de otimização de recursos em diversas indústrias mas particularmente em ambientes e processos complexos. Deste modo, poderão desenvolver atividades de gestão da produção e das operações e outras relacionadas com a engenharia industrial, gestão de operações logísticas e de sistemas de transporte, desenvolvimento, implementação e manutenção de modelos de otimização.
Os Mestres do MES têm conseguido desenvolver as suas atividades profissionais em diferentes domínios nomeadamente: consultoria internacional, empresas de software, retalho e distribuição, investigação, gestão da produção, gestão logística, etc.

Acesso


35

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
http://candidaturas.alunos.uminho.pt/Default.aspx?tabid=1&pageid=17&langid=pt-PT

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Mestre pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


Grau de licenciado em Informática, Engenharia, Ciências, Economia ou Gestão.

Pré-requisitos recomendados


Não aplicável.

Prazos de candidatura


1ª Fase
De 18 de maio a 09 de junho de 2017 

2ª Fase
De 10 de julho a 21 de julho de 2017 

3ª Fase
De 28 de agosto a 08 de setembro de 2017

Prazos de inscrição


1ª Fase
De 03 a 06 de julho de 2017 

2ª Fase
De 07 a 11 de agosto de 2017 

3ª Fase
De 11 a 13 de outubro de 2017

Informação Adicional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Gestão da Produção CTE-ES 5
S1 Projeto Integrado 1 CTE-ES 5
S1 Simulação CBas 5
S1 Opção 1 5
Otimização da Cadeia de Abastecimento CTE-ES; CTE-SI 5
Sistemas de Apoio à Decisão CTE-EI; CTE-ES 5
S1 Opção 2 5
Administração e Exploração Avançada de Bases de Dados CTE-EI; CTE-ES 5
Gestão Estratégica e Marketing CTE-ES; CTE-SI 5
S1 Opção 3 5
Otimização da Cadeia de Abastecimento CTE-ES; CTE-SI 5
Projeto Integrado de Logística 1 CTE-ES; CTE-SI 5
Projeto Integrado de Tecnologias de Decisão 1 CTE-EI; CTE-ES 5
S2 Análise de Sistemas CTE-ES 5
S2 Logística CTE-ES 5
S2 Projeto Integrado 2 CTE-ES 5
S2 Opção 4 5
Métodos de Previsão e Gestão de Stocks CTE-ES; CTE-SI 5
Sistemas de Armazéns de Dados CTE-EI; CTE-ES 5
S2 Opção 5 5
Modelos e Métodos de Decisão CTE-EI; CTE-ES 5
Sistemas de Informação e Comunicação CTE-ES; CTE-SI 5
S2 Opção 6 5
Gestão Estratégica e Marketing CTE-ES; CTE-SI 5
Projeto Integrado de Logística 2 CTE-ES; CTE-SI 5
Projeto Integrado de Tecnologias de Decisão 2 CTE-EI; CTE-ES 5
Ano 2 60
A Dissertação em Engenharia de Sistemas CTE-ES 45
S1 Métodos de Investigação EIS; CTE-ES 5
S1 Opção 7 5
Sistemas de Produção Lean EIS 5
S1 Opção 8 5
Sistemas de Produção Lean EIS 5

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
09-06-2014
Número de Registo:
R/A-Ef 2492/2011
Data de Registo:
18-03-2011
Validade:
08-06-2020