Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho




Portal UMinho > PT > Ensino > Oferta educativa

Engenharia Humana - Pós-Laboral (Mestrado) 2017/2018

Voltar


Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Pós-laboral
Local:
Campus de Azurém, Guimarães
Área científica predominante:
  • Ergonomia
  • Higiene
  • Segurança e Saúde no Trabalho

Contactos


    Escola de Engenharia
    Campus de Azurém
    4800-058 Guimarães

    Tel: 253510179; 253510160 Fax: 253510178
    E-Mail: cp@eng.uminho.pt
    URL: http://www.eng.uminho.pt

Descrição


O domínio técnico-científico da Engenharia Humana é hoje reconhecido como um importante elemento de uma gestão industrial moderna e eficiente. Já não é possível conceber a gestão eficaz de qualquer tipo de sistema industrial ou de serviços sem a aplicação das técnicas e metodologias integradas nas diversas disciplinas que constituem o corpo habitualmente designado por Engenharia Humana.
O Mestrado em Engenharia Humana proporciona formação ao nível da pós-graduação no domínio da Engenharia Humana (temas nucleares: Ergonomia, Segurança e Higiene Ocupacionais), que visa dotar as empresas com técnicos qualificados. Satisfazem-se, assim, imperativos legais, contribuindo-se ao mesmo tempo para o desenvolvimento sustentado das mesmas, assente na melhoria das condições de trabalho.
O Curso encontra-se homologado pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) para Técnico Superior de Segurança do Trabalho, no âmbito da Lei nº 42/2012, de 28 de Agosto.
O Curso tem a duração de quatro semestres letivos, num total de 120 ECTS dos quais, 95 ECTS dizem respeito à área científica de Engenharia Humana, sendo que os restantes 25 ECTS se distribuem pelas áreas científicas de Métodos Numéricos e Estatística, Psicologia, Gestão e Engenharia Industrial e de Sistemas.
O Ciclo de estudos tem elevada maturidade, contando com mais de 20 anos de experiência, conferindo-lhe um elevado reconhecimento.
Existe um número significativo de publicações científicas na área do curso, com revisão por pares e publicação internacional, como resultado de alguns trabalhos de dissertação. Os alunos têm possibilidade de se estrearem na publicação e apresentação de resultados científicos, através da sua participação em Conferências e Workshops nacionais.

Acesso a estudos superiores


O Curso de Mestrado em Engenharia Humana proporciona formação de base para a realização de um curso de 3º Ciclo (Doutoramento) na mesma área científica, ou em outras áreas afins.

Saídas profissionais


O Curso utiliza metodologias de ensino e aprendizagem que visam estimular o trabalho independente e cooperativo dos alunos, garantindo deste modo a aquisição das competências necessárias ao sucesso dos seus diplomados no mercado de trabalho.
Como Técnicos Superiores de Segurança do Trabalho, os diplomados deste Curso estão aptos a trabalhar em diferentes tipos e áreas industriais e também no setor terciário, quer sejam organismos públicos ou privados.
O exercício profissional de Técnico Superior de Segurança no Trabalho inscreve-se no âmbito de uma profissão regulada, para a qual se torna obrigatória a titularidade de um certificado de competências pedagógicas (CCP) válido. A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) é a entidade responsável pela certificação das competências dos técnicos superiores de segurança no trabalho no território de Portugal continental. A Lei n.º 42/2012, de 28 de agosto, que entrou em vigor dia 26 de Novembro de 2012, aprova os regimes de acesso e de exercício das profissões de técnico e técnico superior de segurança no trabalho.

Acesso


15

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
http://candidaturas.alunos.uminho.pt/Default.aspx?tabid=1&pageid=17&langid=pt-PT

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Mestre pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


São admitidos candidatos titulares de Licenciatura em Engenharia, Ergonomia, Psicologia, Medicina, Biologia, Física, Química, ou titulares de licenciaturas em áreas afins. Admitem-se ainda candidatos licenciados em outras áreas, desde que apresentem curriculum relevante no domínio científico do curso.

Pré-requisitos recomendados


Não se aplica.

Prazos de candidatura


1ª Fase
De 18 de maio a 09 de junho de 2017 

2ª Fase
De 10 de julho a 21 de julho de 2017 

3ª Fase
De 28 de agosto a 08 de setembro de 2017

Prazos de inscrição


1ª Fase
De 03 a 06 de julho de 2017 

2ª Fase
De 07 a 11 de agosto de 2017 

3ª Fase
De 11 a 13 de outubro de 2017

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
24-11-2014
Número de Registo:
R/A-Ef 2494/2011
Data de Registo:
18-03-2011
Validade:
23-11-2020