Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho




Portal UMinho > PT > Ensino > Oferta educativa

Gestão e Tratamento de Resíduos (Programa Doutoral) 2017/2018

Voltar


Geral


Grau Académico:
  • Doutor
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Azurém, Guimarães
Área científica predominante:
  • Gestão e Tratamento de Resíduos

Contactos


    Diretor de Curso
    Maria Cândida Lobo Guerra Vilarinho
    candida@dem.uminho.pt
    Tel: 510250

    Coordenador Académico


    Tel:

    Coordenador ECTS
    Rosa Maria Castro Fernandes Vasconcelos
    rosa@det.uminho.pt
    Tel: 510292 /517178

    Escola de Engenharia
    Campus de Azurém
    4800-058 Guimarães

    Tel: 253510179; 253510160 Fax: 253510178
    E-Mail: cp@eng.uminho.pt
    URL: http://www.eng.uminho.pt

Descrição


O programa doutoral em Gestão e Tratamento de Resíduos (PDGTR) visa proporcionar uma formação especializada que desenvolva nos estudantes a capacidade de contribuir para o avanço dos processos e tecnologias de tratamento e valorização de resíduos.
O projeto de ensino é pioneiro a nível Europeu e é transdisciplinar, envolvendo competências dos Centros de Engenharia do Território, Ambiente e Construção (C-TAC), de Tecnologias Mecânicas e Materiais (CT2M), de Engenharia Biológica (CEB), do Instituto de Polímeros e Compósitos (IPC) e do Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (ISISE) da Universidade do Minho.
O programa doutoral está estruturado em 3 anos e é constituído por uma parte curricular e pela elaboração de uma tese, perfazendo um total de 180 ECTS, dos quais 110 são relativos à dissertação e 70 a unidades curriculares. Os alunos que realizem os 60 ECTS do 1º ano curricular e que não pretendam continuar serão outorgados com um diploma de "Estudos Avançados em Gestão e Tratamento de Resíduos".
A componente letiva decorre em três semestres do PDGTR e tem como objetivo permitir ao doutorando adquirir conhecimentos avançados nos Processos e Tecnologias de Tratamento e Valorização de Resíduos, nas Ciências e Tecnologias Complementares e na Legislação que enquadra a Gestão de Resíduos. Esta componente é constituída no 1º ano por duas unidades curriculares opcionais selecionadas de entre as unidades curriculares transversais oferecidas pela EEUM e três unidades curriculares específicas e obrigatórias, da responsabilidade dos centros de investigação intervenientes. No 2º ano, cujo acesso só é possível após aprovação no Projeto de Investigação, o aluno deverá selecionar duas unidades de entre as unidades curriculares já existentes nos centros intervenientes, ao nível de programas de 2º e 3º ciclos e que sejam consideradas, pelo tutor/orientador, pertinentes para complementar a formação do aluno. A tese decorre nos 2 últimos anos e compreende obrigatoriamente um trabalho de investigação original, com um contributo indiscutível para o alargamento das fronteiras do conhecimento no domínio da Gestão e Tratamento de Resíduos.
Os alunos do PDGTR beneficiam do acesso a um vasto número de laboratórios e da utilização de distintos equipamentos analíticos e de ensaios existentes nos cinco centros de investigação que o integram.

Resultados de aprendizagem


O grau de Doutor em Gestão e Tratamento de Resíduos é conferido aos alunos que:
1. Demonstrem capacidade de compreensão sistemática no domínio da gestão, tratamento e valorização de resíduos;
2. Tenham realizado um conjunto significativo de trabalhos de investigação original que tenha contribuído para o avanço dos processos e tecnologias de tratamento e valorização de resíduos através da investigação criativa e autónoma, o qual mereça a divulgação nacional ou internacional em publicações com comité de selecção
3. Proponham novas soluções, novas técnicas e otimizem ou explorem mais eficientemente técnicas existentes do tratamento e valorização dos resíduos, que permitam reduzir impactos ambientais negativos;
4. Evidenciem competências, aptidões e métodos de investigação que assegurem a capacidade de conceber, projectar, adaptar e realizar um projecto de investigação científica de elevado nível, segundo os parâmetros de qualidade e inovação internacionalmente aceites, permitindo-lhes também conceber e implementar novos produtos e novas ideias de negócio.
5. Comprovem aplicar e integrar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações complexas e no desenvolvimento de soluções, em contextos relacionados com a sua área de estudo;
6. Comuniquem as suas ideias, análises, soluções e conhecimentos de uma forma clara e com cariz científico e tecnológico;
7. Sejam capazes de numa sociedade baseada no conhecimento, promover, em contexto académico e ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte, a nível de pós-doutoramento.

Saídas profissionais


O Programa Doutoral em Gestão e Tratamento de Resíduos é uma oferta pioneira numa área de importância crescente e deficitária no Espaço Europeu e decorre da identificação de uma clara necessidade do mercado de técnicos altamente especializados que possam dar resposta às crescentes solicitações de inovação na área da gestão, tratamento e valorização de resíduos.
Os Doutorados em Gestão e Tratamento de Resíduos estarão vocacionados para desempenhar cargos de responsabilidade, desenvolvendo e coordenando investigação, gerindo processos complexos e pessoas qualificadas, tanto no tecido industrial como nos sistemas técnico-científico nacionais e internacionais, constituindo uma resposta às necessidades do mercado e abrindo assim horizontes de empreendedorismo e de empregabilidade aos formandos, crucial no estado económico do país.

Acesso


20

Vagas

5

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura na Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Doutor pela Universidade do Minho e outros documentos. 

Pré-requisitos recomendados


Não aplicável.

Prazos de candidatura


1ª Fase
De 02 a 13 de janeiro de 2017 

2ª Fase
De 28 de agosto a 03 de setembro de 2017 

3ª Fase
De 02 a 14 de janeiro de 2018

Prazos de inscrição


1ª e 2ª Fases
De 20 a 29 de setembro de 2017 

3ª Fase
A definir

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
20-07-2012
Número de Registo:
R/A-Cr 158/2012
Data de Registo:
24-08-2012
Validade:
19-07-2018