Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho




Portal UMinho > PT > Ensino > Oferta educativa

Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas (Mestrado Europeu) (Mestrado) 2018/2019

Voltar


Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
60
Duração:
2 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Azurém, Guimarães
Área científica predominante:
  • Ciências de Engenharia Civil

Contactos


    Diretor de Curso
    Daniel Vitorino Castro Oliveira
    danvco@civil.uminho.pt
    Tel: 253 510 247

    Coordenador Académico


    Tel:

    Coordenador Académico de Mobilidade
    Rosa Maria Castro Fernandes Vasconcelos
    rosa@det.uminho.pt
    Tel: 510292 /517178

    Escola de Engenharia
    Campus de Azurém
    4800-058 Guimarães

    Tel: 253510179; 253510160 Fax: 253510178
    E-Mail: cp@eng.uminho.pt
    URL: http://www.eng.uminho.pt

Descrição


O Mestrado em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas (SAHC) é um Mestrado Europeu na área da Engenharia da conservação de estruturas do património arquitetónico, combinando a diversidade de conhecimentos de Universidades Europeias de referência no domínio da análise estrutural e conservação de construções do património cultural. Este mestrado possui a colaboração das seguintes instituições Europeias: Universidade Técnica Checa (República Checa), Universidade Politécnica da Catalunha (Espanha) e Universidade de Pádua (Itália).
O curso centra-se na temática dos edifícios existentes, com enfâse nas construções de valor patrimonial. O objetivo é oferecer um programa de formação avançada no âmbito da engenharia da conservação de estruturas, com enfâse no património arquitetónico. O curso combina o conhecimento diverso de universidades Europeias de referência, oferecendo formação orientada para a compreensão multidisciplinar da conservação de estruturas através do envolvimento de especialistas de campos complementares (engenheiros, arquitetos e outros). O propósito principal do curso é a aplicação de princípios científicos na análise, inovação e prática da conservação de monumentos e construções históricas em todo o mundo.
O curso SAHC tem a duração de um ano letivo (60 créditos ECTS) e é organizado de forma rotativa entre os parceiros, em que cada estudante faz a parte escolar (seis unidades curriculares sequenciais e uma unidade curricular baseada em projeto, 39 créditos ECTS) numa instituição parceira e desenvolve a dissertação (21 créditos ECTS) noutra. A língua de ensino e avaliação é o Inglês.
O Mestrado SAHC aborda a conservação de monumentos e construções históricas, cobrindo principalmente assuntos das áreas de engenharia civil, com extensão à arquitetura, ciência dos materiais, química, eletrónica e geofísica, entre outros. As unidades curriculares sequenciais incluem uma unidade sobre História da Construção e Conservação e uma unidade sobre Restauro e Conservação de Materiais. Além destas unidades curriculares, são abordados outros assuntos envolvidos numa abordagem científica moderna de conservação: análise estrutural, comportamento sísmico, técnicas de inspeção e diagnóstico e técnicas de reparação e reforço.

Resultados de aprendizagem


1. Especificar, conceber e implementar soluções de conservação em monumentos e estruturas históricas;
2. Resolver problemas e desafios de forma estruturada e rigorosa, aplicando teoria e análise avançadas;
3. Sintetizar e integrar a informação ao longo do processo de engenharia;
4. Aplicar ferramentas modernas para simulações, análise e dimensionamento;
5. Abordar os problemas de engenharia numa perspectiva multidisciplinar, tendo em conta o contexto técnico-científico, mas também o contexto social, económico, ambiental e cultural.
6. Identificar as tendências mais recentes em conservação e usá-las efetivamente na profissão;
7. Comunicar eficazmente, em trabalhos escritos, o projeto de engenharia;
8. Reconhecer a responsabilidade profissional e ética.

Acesso a estudos superiores


O grau atribuído é de Mestrado, como duplo grau das duas instituições envolvidas. Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do ciclo seguinte (Doutoramento).

Saídas profissionais


O inquérito aos ex-alunos realizado em 2015 (oito edições do curso, 240 respostas) forneceu as seguintes informações: 50% dos alunos começaram a trabalhar imediatamente após a conclusão do curso SAHC; 26% encontraram um emprego nos 3 meses seguintes à conclusão; 9% nos 6 meses seguintes; 14% demoraram mais de 6 meses. Constatou-se ainda que 75% dos alunos estavam a trabalhar na área do programa SAHC. A ocupação é de 31% em consultoria, 20% como doutorandos, 15% como profissionais de instituições de ensino superior, 13% em empreiteiros, 9% em atividade própria, 6% em organismos governamentais e 6% em outras organizações.
Os potenciais empregadores incluem gabinetes de consultoria, empreiteiros, responsáveis públicos / privados de edifícios com valor patrimonial, organismos governamentais e instituições ligadas ao património construído, indústria ligada à reabilitação, instituições de ensino superior e instituições privadas de I&D.

Acesso


30

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Mestre pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


São admitidos à candidatura a este Mestrado:
- os detetores de Licenciatura em Engenharia Civil ou qualificação equivalente e fluência em língua inglesa.

Informação Adicional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
12-04-2019
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 3504/2011/AL01
Data de Registo:
12-01-2015
Validade:
30-07-2024