Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho




Portal UMinho > PT > Ensino > Oferta educativa

Ciência Política e Relações Internacionais (Programa Doutoral) 2018/2019

Voltar


Geral


Grau Académico:
  • Doutor
ECTS:
240
Duração:
8 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Ciência Política e Relações Internacionais

Contactos


    Escola de Economia e Gestão
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: 00 351 253604510 Fax: 00 351 253601380
    E-Mail: pedagogico@eeg.uminho.pt
    URL: http://www.eeg.uminho.pt

Descrição


O Programa de Doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade do Minho inclui seis unidades curriculares teórico-práticas (abrangendo o 1º e o 2º semestre, equivalente a 60 ECTS) e a elaboração de uma tese de doutoramento (do 3º ao 8º semestres, equivalente a 180 ECTS).
Este programa de doutoramento oferece as ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de trabalho científico inovador sob o signo de uma cultura de excelência nos campos da Ciência Política e Relações Internacionais, num ambiente de investigação estimulante e internacional.
O seu plano de estudos permite aos alunos a consolidação das competências necessárias à produção de outputs científicos originais, quer de natureza teórica, quer de e de cariz aplicado, no domínio da Ciência Política e Relações Internacionais.
Os estudantes deste programa doutoral são incentivados a desenvolver as suas pesquisas em estreita colaboração com os membros integrados do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) - tendo em vista a disseminação dos seus resultados de investigação, em conferências e publicações internacionais. Financiado pela Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia (FCT), e reunindo um grande número de investigadores de reconhecida expertise em diversas subáreas da Ciência Política e Relações Internacionais, o CICP é uma Unidade FCT com avaliação de Excelente, sendo este um dos 2 únicos centros especializados em Ciência Política a nível nacional que obteve tal classificação no exercício da avaliação mais recente conduzida por aquela instituição.
Contando com um corpo epistémico e académico de doutorados por universidades europeias e norte-americanas de renome, o Programa de Doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade do Minho tem sido a primeira escolha não só de estudantes portugueses, mas também de alunos estrangeiros provenientes de países, tais como Angola, Brasil, Nigéria ou Irão, que ambicionam uma experiência internacional num programa doutoral comprometido com a excelência de ensino e aprendizagem.

Resultados de aprendizagem


O doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais proporciona aos alunos a exposição, confronto, análise crítica, e verificação de Teorias das Relações Internacionais e Teorias Políticas, alicerçando o desenvolvimento de competências numa sólida formação em fundamentos teóricos e empíricos, bem como em metodologia de investigação.
Um doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais dever ser capaz de:
1. Identificar um problema de investigação em Ciência Política e das Relações Internacionais e justificar a sua pertinência académica e prática;
2. Definir e discutir criticamente o enquadramento teórico e a literatura relevantes num determinado tópico de investigação no domínio da Ciência Política e das Relações Internacionais;
3. Propor exercícios de theory building, mediante a identificação das fragilidades, lacunas, inconsistências dos quadros teóricos e modelos interpretativos existentes;
4. Selecionar, justificar e implementar, com rigor, o percurso metodológico e a tipologia de fontes mais adequados ao problema central sob investigação;
5. Distinguir entre alternativas em termos das escolhas teóricas, temáticas e metodológicas, considerando as suas implicações para o percurso doutoral;
6. Desenvolver conhecimento inovador na área investigada, contribuindo para a expansão e o progresso da área disciplinar;
7. Refletir criticamente sobre a articulação entre a orientação geral da investigação, os resultados da investigação já existentes e os fenómenos que representam o principal objeto de investigação.

Acesso a estudos superiores


Este Curso confere a possibilidade de participar em projetos de pós-doutoramento.

Saídas profissionais


Os Doutorados em Ciência Política da EEG estão habilitados para o exercício de funções altamente especializadas em múltiplos contextos organizacionais, designadamente:
- docência e investigação em instituições de ensino superior;
- gabinetes de estudos em instituições governamentais e não-governamentais;
- gabinetes de estudos em Think Tanks;
- altas funções em organizações internacionais, departamentos e gabinetes de relações internacionais de ministérios, câmaras municipais e outros organismos públicos e também organizações não-governamentais, empresas privadas, bancos e outras instituições financeiras.

Acesso


10

Vagas

5

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Doutor pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


Podem candidatar-se ao Programa de Doutoramento:

- Os titulares do grau de Mestre ou equivalente legal na área da Ciência Política e Relações Internacionais;
- Os titulares do grau de Licenciado em área da Ciência Política e Relações Internacionais, detentores de um currículo escolar científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho;
- Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido, pelo Conselho Científico da Escola de Economia e Gestão, como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudo. A apreciação curricular referida no número anterior será da responsabilidade do Conselho Científico, sob proposta da Comissão Diretiva do Ciclo de Estudos (CDCE).

Pré-requisitos recomendados


Não se aplica.

Prazos de candidatura


Prazos de inscrição


Informação Adiccional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Complementos Avançados de Ciência Política CPRI 10
S1 Complementos Avançados de Relações Internacionais CPRI 10
S1 Metodologia de Investigação CPRI 10
S2 Elaboração do Projeto CPRI 10
S2 Exames Compreensivos CPRI 10
S2 Seminário Temático CPRI 10
Ano 2 3 4 180
TA Elaboração Orientada da Tese CPRI 180

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
17-06-2015
Número de Registo:
R/A-Ef 2382/2011
Data de Registo:
18-03-2011
Validade:
16-06-2021