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Educação Básica (Licenciatura) 2019/2020

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Geral


Grau Académico:
  • Licenciado (pós-Bolonha)
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Formação de Professores

Contactos


    Instituto de Educação
    Campus de Gualtar
    4710-057 Braga

    Tel: 253604240 Fax: 253604659
    E-Mail: sec@ie.uminho.pt; lmsantos@ie.uminho.pt
    URL: http://www.ie.uminho.pt

Descrição


A Licenciatura em Educação Básica tem uma duração de 3 anos e 180 unidades de créditos ECTS. Apresenta, de acordo com a legislação em vigor, uma estrutura curricular organizada em quatro componentes de formação:
a) Área de Docência;
b) Área Educacional Geral;
c) Didáticas Específicas;
d) Iniciação à Prática Profissional.
Este ciclo de estudos forma técnicos de educação básica capazes de intervir em diversos contextos educativos, dotando-os de saberes e competências que lhes permitem: observar e avaliar esses contextos, em que poderão vir a desenvolver atividade profissional; construir uma visão global sobre as crianças e os seus contextos de vida e aprendizagem; desenvolver capacidades de aprendizagem, espírito crítico e inventivo, curiosidade intelectual e abertura à diversidade, numa perspetiva de formação ao longo da vida; aceder a diversos mestrados, alguns dos quais habilitam para a docência na Educação Pré-escolar e no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico.
Dispõe de um corpo docente doutorado em diversas áreas do conhecimento. A sua vasta experiência e a investigação produzida, no âmbito da formação de educadores e professores do ensino básico, permitem a utilização e adequação de diversas metodologias de ensino, privilegiando as ativas, reflexivas, investigativas, experienciais e participativas, que estimulam o trabalho autónomo e colaborativo dos estudantes.
Durante a formação, os estudantes têm a oportunidade de observarem diferentes contextos educativos formais e não formais, refletirem sobre esses contextos e construírem projetos de investigação e inovação pedagógica. São também convidados a participarem e/ou organizarem eventos pedagógicos, culturais e artísticos, como seminários, workshops, mostras de trabalhos, etc. O ciclo de estudos possui ainda infraestruturas adequadas, equipamentos científico-didáticos e materiais necessários ao cumprimento dos seus objetivos.

Resultados de aprendizagem


1. Demonstrar conhecimento e compreensão dos saberes das diversas componentes de formação, relevantes para o desempenho profissional em contextos da Educação Básica.
2. Construir uma visão global e articulada da Educação Básica nas vertentes política, organizacional, curricular, psicopedagógica e social.
3. Mobilizar e aplicar, de forma integrada, conhecimentos na prática profissional, em função das necessidades das crianças e da natureza e solicitações dos contextos.
4. Demonstrar competências de observação, análise, avaliação e reflexão sobre os diversos contextos educativos que integram a Educação Básica.
5. Utilizar competências de pesquisa, que permitam elaborar projetos de intervenção para a resolução de problemas e a mudança das práticas e dos contextos.
6. Comunicar informação, ideias, problemas e soluções em situações de interação profissional colaborativa.
7. Evidenciar estratégias cognitivas e metacognitivas que os tornem autónomos. numa perspetiva de formação ao longo da vida.
8. Manifestar atitudes próprias da deontologia profissional, nomeadamente a responsabilidade, a coerência, o envolvimento e o respeito pelos outros.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a diversos Mestrados, alguns dos quais habilitam para a docência na Educação Pré-escolar e no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, designadamente os mestrados em: Educação Pré-Escolar; Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB; Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB; Ensino do 1º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB.

Saídas profissionais


A Licenciatura em Educação Básica, possibilitando a aquisição de competências abrangentes nas diferentes áreas do saber científico, tecnológico, artístico, humanístico e pedagógico, abre uma diversidade de saídas profissionais no âmbito da educação infantil e básica.
Este Ciclo de Estudos habilita para o exercício de funções educativas não letivas, designadamente em:
- Centros de apoio ao estudo acompanhado e ateliers de ocupação de tempos livres;
- Instituições que promovam o acompanhamento de crianças no prolongamento do horário;
- Projetos de inovação pedagógica;
- Projetos de animação de bibliotecas escolares e públicas e de mediação/promoção da leitura;
- Serviços de acompanhamento do estudo de crianças hospitalizadas ou impossibilitadas de frequentar a escolar;
- Serviços de apoio escolar a imigrantes;
- Serviços de apoio a crianças com necessidades educativas especiais.

Acesso


35

Vagas

0

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos pode ser efetuado através de uma das seguintes formas:
- Concurso Nacional de acesso e ingresso ao Ensino Superior Público;
- Regimes Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Concursos Locais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Concursos Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência.

Pré-requisitos formais


Provas de ingresso

16 Matemática
18 Português
ou
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
18 Português
ou
19 Matemática A
18 Português

Esta informação deve ser verificada em
http://www.dges.gov.pt/guias/detcursopi.asp?codc=9853&code=1000

Informação Adicional


Observações


Este Ciclo de Estudos inclui uma componente de iniciação à prática profissional que ocorre em Jardins-de-infância e Escolas do Ensino Básico e que visa assegurar uma aproximação dos alunos a contextos profissionais.

Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Ciências da Natureza I AD 5
S1 Educação Física AD 5
S1 Educação Visual e Plástica AD 5
S1 Elementos de Matemática AD 5
S1 Geografia de Portugal AD 5
S1 Língua, Textualidade Literária e Estratégias Interpretativas AD 5
S2 Ciências da Natureza II AD 5
S2 Educação Musical AD 5
S2 Estudos da Linguagem AD 5
S2 Expressão Dramática e Movimento AD 5
S2 Introdução à Pedagogia da Infância AEG 5
S2 Números e Numeração AD 5
Ano 2 60
S1 Biologia Humana e Saúde AD 5
S1 Expressão Dramática e Educação Musical AD 5
S1 Geometria e Medida AD 5
S1 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem da Criança AEG 5
S1 Semântica e Pragmática do Português AD 5
S1 Tecnologias de Informação e Comunicação na Prática Profissional IPProf 5
S2 Literatura para a Infância e Juventude AD 5
S2 Organizações, Contextos Educativos e Prática Profissional IPProf 5
S2 Probabilidades e Estatística AD 5
S2 Sociologia da Infância e da Educação AEG 5
S2 Temas de História Europeia AD 5
S2 Opção 5
Animação Lúdica e Desportiva AD 5
Arte Contemporânea e Desenvolvimento de Projetos AD 5
Cultura Visual AD 5
Desenvolvimento Motor AD 5
Ano 3 60
S1 Desenvolvimento Curricular da Educação Básica AEG 5
S1 Desenvolvimento da Linguagem e Literacia AD 5
S1 Educação Ambiental AD 5
S1 História de Portugual AD 5
S1 Literacia e Mediação Leitora AD 5
S1 Padrões e Resolução de Problemas AD 5
S2 Complementos de Matemática AD 5
S2 Didática da Língua Portuguesa para a Educação Básica DID 5
S2 Didática da Matemática Elementar DID 5
S2 Didática das Expressões Artísticas e a Educação Física DID 5
S2 Iniciação à Didática do Estudo do Meio DID 5
S2 Projetos Interdisciplinares de Acção Pedagógica IPProf 5

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
08-04-2019
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 3501/2011/AL01
Data de Registo:
21-05-2015
Validade:
30-07-2024