Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho




Portal UMinho > PT > Ensino > Oferta Educativa

Ciências da Comunicação (Mestrado) 2020/2021

Voltar


Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Pós-laboral
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
  • Ciências da Comunicação

Contactos


    Instituto de Ciências Sociais
    Campus de Gualtar
    4710 - 057 Braga

    Tel: +351 253604216 / 253604280 Fax: +351 253604697
    E-Mail: pedagogico@ics.uminho.pt; sec@ics.uminho.pt
    URL: http://www.ics.uminho.pt

Descrição


Este curso do 2º ciclo inscreve-se no prolongamento natural do 1º ciclo em Ciências da Comunicação, assumindo uma lógica de natureza profissionalizante. Destina-se a aprofundar e a especializar os conhecimentos adquiridos no nível anterior, fornecendo uma formação adequada para o desenvolvimento de uma carreira profissional em uma das três áreas de especialização do curso, a saber, na área do audiovisual e multimédia, da informação e do jornalismo, da publicidade e das relações públicas, e também no campo da investigação nas ciências da comunicação. Pretende promover a aquisição de conhecimentos e de ferramentas teórico-práticas, sustentadas em conhecimentos científicos sólidos e nas especificidades das profissões em causa.
O curso está dividido em quatro percursos de estudos distintos:
- Ramo profissionalizante: divide-se em três áreas de especialização, a saber,audiovisual e multimédia, informação e jornalismo, publicidade e relações públicas.
- Ramo de investigação: um plano de percurso livre dentro da oferta das três áreas de especialização.
O curso está organizado numa combinação de unidades curriculares comuns a todos os perfis e de unidades curriculares específicas a cada uma das áreas de especialização da via profissionalizante. Para além das unidades curriculares comuns a todo o curso, os estudantes que optem pela via de investigação poderão compor o seu plano curricular conforme os seus interesses nas diferentes áreas do curso.
Quem opte pela via profissionalizante, conclui o curso com a realização de um estágio curricular de três meses numa organização do setor de comunicação, a que se segue a elaboração e respetiva defesa de um relatório de estágio.
Quem se inscreve no ramo de investigação, não fará estágio em organizações do setor. Dedica o segundo ano do curso à preparação, elaboração e defesa de uma dissertação.
Para além das atividades teórico-práticas desenvolvidas no quadro de sala de aulas, o curso promove a realização de aulas abertas com profissionais da área, de seminários, com investigadores ligados ao Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, de workshops, virados para o saber-fazer nas diferentes áreas de especialização do curso, e de aulas extraordinárias com o objetivo de colmatar algumas das dificuldades sentidas pelos estudantes no que diz respeito à investigação científica no campo das ciências da comunicação e de os apoiar no trabalho de elaboração de projetos. Também incentiva os estudantes a participarem, com os seus trabalhos, em atividades próprias das áreas de especialização do curso, como são o caso das mostras de curtas ou como é a submissão de comunicações, em congressos, e de artigos, em revistas da área, no caso do ramo de investigação. O curso tem ao seu dispôr recursos tecnológicos ligados ao audiovisual e ao multimédia, bem como laboratórios e salas de informática e multimédia.

Resultados de aprendizagem


O grau de Mestre em Ciências da Comunicação é conferido aos que demonstrem:
1. Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão nas áreas relacionadas com os ramos de especialização do curso a um nível que complemente, aprofunde e expanda os conhecimentos de nível do 1º ciclo, se sustente em base científicas sólidas e atuais e se enquadre nas dinâmicas comunicacionais das sociedades contemporâneas.
2. Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos, de forma a evidenciar um perfil profissional na área de especialização escolhida ou no ramo de investigação.
3. Ter capacidade de resolução de problemas e de formulação de propostas no âmbito da sua área de especialização ou no campo da investigação em ciências da comunicação.
4. Ter capacidade de analisar de forma crítica a realidade social e o papel da comunicação e dos atores sociais na construção dessa realidade, que lhes permitam fundamentar e propôr ideias, identificar problemas e propôr soluções, bem como intervir nos domínios de natureza social e profissional.
5. Ter competências que lhes permitam trabalhar em equipa e comunicar o seu conhecimento, projetos ou produtos, quer a públicos especializados, quer a públicos não especializados.
6. Ter competências de aprendizagem alargada que lhes permitam expandir o seu conhecimento de forma autonóma.

Acesso a estudos superiores


Este curso confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos do 3º ciclo.

Saídas profissionais


Os graduados do Mestrado em Ciências da Comunicação poderão ter acesso ao exercício profissional nos diferentes ramos de especialização do curso, nomeadamente, nas áreas do audiovisual e do multimédia, das relações públicas e da publicidade, da informação e jornalismo, bem como no campo da investigação nas ciências da comunicação.
Nesse quadro, as organizações empregadoras potenciais estão ligadas sobretudo ao setor dos média (imprensa, TV, rádio), da publicidade (agências publicitárias), do marketing digital), das Relações Públicas (agências de comunicação), do audiovisual e multimédia, embora também sejam dignas de relevo as atividades profissionais desenvolvidas no quadro de organismos públicos, tais como, autarquias, hospitais ou centros de investigação, e no quadro de organizações não governamentais.

Acesso


60

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em: 
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Critérios de Ingresso


Podem candidatar-se ao ramo profissionalizante os titulares do grau de licenciatura em Ciências da Comunicação ou equivalente, e ao ramo de investigação os titulares do grau de licenciatura em Ciências da Comunicação ou equivalente, bem como noutras áreas das Ciências Sociais e Humanas; os titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência do 1º ciclo de estudos em Ciências da Comunicação ou em áreas afins, organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente também cumprem as condições de acesso e ingresso. Podem ainda candidatar-se os titulares de um grau académico superior estrangeiro que satisfaça os objetivos do grau de licenciado em Ciências da Comunicação ou em áreas afins. Os candidatos que, não sendo licenciados, apresentem um curriculum escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando a capacidade para a realização deste ciclo de estudos também poderão candidatar-se.

Prazos de candidatura


Informações sobre Prazos de Candidatura podem ser consultadas em:
https://www.ics.uminho.pt/pt/Estudar/Mestrados/Paginas/Candidaturas.aspx

Prazos de inscrição


Informações sobre Prazos de Inscrições podem ser consultadas em:
https://www.ics.uminho.pt/pt/Estudar/Mestrados/Paginas/Candidaturas.aspx

Informação Adicional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Comunicação e Linguagens CCom 7,5
S1 Metodologias de Investigação e Intervenção CCom 7,5
S1 Narrativa Audiovisual CCom 7,5
S1 Sonoplastia CCom 7,5
S2 Composição Digital CCom 7,5
S2 Oficina Audiovisual CCom 7,5
S2 Transmédia CCom 7,5
S2 Opção I 7,5
Indústrias Culturais, Públicos e Mercados CCom 7,5
Internet e Redes Sociais CCom 7,5
Ano 2 60
A Opção II 60
Estágio CCom 60
Trabalho de Projeto CCom 60

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
05-02-2020
Deliberação da A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 2453/2011/AL02
Data de Registo:
05-06-2020
Validade:
30-07-2025

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2021