Descrição
O desenvolvimento do negócio de moda depende da disponibilidade de quadros superiores especializados, capazes de responder aos desafios do mercado europeu e mundial com criatividade, inovação, rapidez e eficiência.
Nesta abordagem, o curso de Design e Marketing de Moda tem como objetivo a formação de designers de moda com sólidos conhecimentos integrados sobre o utilizador, o mercado, os materiais, as tecnologias e os processos
envolvidos na produção e desenvolvimento dos produtos de moda. Este perfil de conhecimentos e competências
transversais permite uma abordagem inovadora e holística ao design de produtos de moda. Além disso, integra um conjunto de conhecimentos e ferramentas orientadas para a presença digital das empresas e marcas, quer através do marketing, quer através do design e da criação de conteúdos para o digital.
Resultados de aprendizagem
1. Dotar os licenciados de competências que lhes permitam criar novos produtos, bem como coleções e marcas de vestuário e acessórios, com um design de qualidade, considerando a sustentabilidade, elevada rentabilidade e corretamente direcionados para os mercados-alvo;
2. Formar designers especializados em produtos têxteis, de vestuário e acessórios, com valor acrescentado em design e orientados para os públicos-alvo desejados.
3. Preparar especialistas de marketing de moda, conhecedores dos perfis dos consumidores e das dinâmicas dos mercados globais.
4. Facultar formação superior capaz de garantir competências na geração de valor de produtos de moda, partindo da deteção de novas oportunidades de mercado e de consumidores “emergentes”, dando-lhes resposta que sejam sustentáveis nas suas três dimensões principais: económico, ambiental e social.
5. Dotar os alunos de novas competências no domínio do digital, quer nas diferentes ferramentas de design, quer nas diferentes plataformas digitais.
6. Potenciar o trabalho em equipas multidisciplinares para a resolução de problemas de design, com orientação para as dimensões da design para a sustentabilidade e para o empreendedorismo.
Acesso a estudos superiores
Os licenciados têm um conjunto de competências e capacidades criativas que lhes permitem reunir conhecimentos técnico-científicos para acesso a cursos de 2º ciclo.
Saídas profissionais
Os alunos têm várias possibilidades de virem a desenvolver atividade profissional na Indústria Têxtil e de Vestuário e áreas afins no domínio da moda:
- Gabinetes de criação e styling de produtos de moda;
- Empresas da área têxtil, de vestuário, de acessórios de moda e calçado, nas áreas criativas, de design e de marketing;
- Empresas de distribuição e comercialização (grande distribuição, cadeias de lojas, retalho especializado, empresas de venda por catálogo) de produtos de moda, com particular enfoque nas orientadas para o comércio digital (e-marketplaces, etc);
- Startups e novos negócios focados na moda e com presença digital (ex: Farfetch);
- Ensino especializado e formação profissional;
- Centros de I&D.