Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho




Portal UMinho > PT > Ensino > Oferta Educativa

Design e Marketing de Moda (Licenciatura) 2023/2024

Voltar


Geral


Grau Académico:
  • Licenciado (pós-Bolonha)
ECTS:
180
Duração:
6 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Azurém, Guimarães (UM)
Área científica predominante:
  • Design

Contactos


    Diretor de Curso
    António Manuel Dinis Ribeiro Marques
    adinis@det.uminho.pt
    Tel: 253510283

    Coordenador Académico de Mobilidade
    Rosa Maria Castro Fernandes Vasconcelos
    rosa@det.uminho.pt
    Tel: 510292 /517178

    Escola de Engenharia
    Campus de Azurém
    4800-058 Guimarães

    Tel: +351 253510179 / 253510160 Fax: +351 253510178
    E-Mail: cp@eng.uminho.pt
    URL: http://www.eng.uminho.pt

Descrição


O desenvolvimento do negócio de moda depende da disponibilidade de quadros superiores especializados, capazes de responder aos desafios do mercado europeu e mundial com criatividade, inovação, rapidez e eficiência.
Nesta abordagem, o curso de Design e Marketing de Moda tem como objetivo a formação de designers de moda com sólidos conhecimentos integrados sobre o utilizador, o mercado, os materiais, as tecnologias e os processos
envolvidos na produção e desenvolvimento dos produtos de moda. Este perfil de conhecimentos e competências
transversais permite uma abordagem inovadora e holística ao design de produtos de moda. Além disso, integra um conjunto de conhecimentos e ferramentas orientadas para a presença digital das empresas e marcas, quer através do marketing, quer através do design e da criação de conteúdos para o digital.

Resultados de aprendizagem


1. Dotar os licenciados de competências que lhes permitam criar novos produtos, bem como coleções e marcas de vestuário e acessórios, com um design de qualidade, considerando a sustentabilidade, elevada rentabilidade e corretamente direcionados para os mercados-alvo; 
2. Formar designers especializados em produtos têxteis, de vestuário e acessórios, com valor acrescentado em design e orientados para os públicos-alvo desejados. 
3. Preparar especialistas de marketing de moda, conhecedores dos perfis dos consumidores e das dinâmicas dos mercados globais. 
4. Facultar formação superior capaz de garantir competências na geração de valor de produtos de moda, partindo da deteção de novas oportunidades de mercado e de consumidores “emergentes”, dando-lhes resposta que sejam sustentáveis nas suas três dimensões principais: económico, ambiental e social. 
5. Dotar os alunos de novas competências no domínio do digital, quer nas diferentes ferramentas de design, quer nas diferentes plataformas digitais. 
6. Potenciar o trabalho em equipas multidisciplinares para a resolução de problemas de design, com orientação para as dimensões da design para a sustentabilidade e para o empreendedorismo.

Acesso a estudos superiores


Os licenciados têm um conjunto de competências e capacidades criativas que lhes permitem reunir conhecimentos técnico-científicos para acesso a cursos de 2º ciclo.

Saídas profissionais


Os alunos têm várias possibilidades de virem a desenvolver atividade profissional na Indústria Têxtil e de Vestuário e áreas afins no domínio da moda:
- Gabinetes de criação e styling de produtos de moda;
- Empresas da área têxtil, de vestuário, de acessórios de moda e calçado, nas áreas criativas, de design e de marketing;
- Empresas de distribuição e comercialização (grande distribuição, cadeias de lojas, retalho especializado, empresas de venda por catálogo) de produtos de moda, com particular enfoque nas orientadas para o comércio digital (e-marketplaces, etc);
- Startups e novos negócios focados na moda e com presença digital (ex: Farfetch);
- Ensino especializado e formação profissional;
- Centros de I&D.

Acesso


50

Vagas

0

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos pode ser efetuado através de uma das seguintes formas:
- Concurso Nacional de acesso e ingresso ao Ensino Superior Público;
- Regimes Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Concursos Locais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Concursos Especiais de acesso ao Ensino Superior Público;
- Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência.

Critérios de Ingresso


Provas de ingresso

03 Desenho
ou
10 Geometria Descritiva
ou
16 Matemática

Esta informação deve ser verificada em
http://www.dges.gov.pt/guias/detcursopi.asp?codc=9499&code=1000

Informação Adicional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
07-02-2023
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 2420/2011/AL02
Data de Registo:
30-03-2023
Validade:
30-07-2027

  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024