​​Isabel Maria da Rocha Dias Pinheiro de Oliveira é natural de Braga, reside em Vila Verde, é casada e mãe de três filhos. 

É licenciada em Humanidades e mestre em Ciências da Educação, Especialização em Desenvolvimento Curricular. É detentora do “FORGEP” - curso em Gestão Pública. 
Exerce funções públicas desde 1987 e é, atualmente, Diretora Adjunta do Centro de Emprego e Formação Profissional de Braga do IEFP, IP, acumulando, desde 1 de fevereiro de 2018, as funções de Diretora. 
Cumpriu 27 anos ininterruptos como Professora de Língua e Literatura Portuguesas no Ensino Secundário e pertence ao Quadro de Nomeação Definitiva da Escola Secundária de Vila Verde há 24 anos. 
Para além de outros cargos, foi membro integrante do Conselho Pedagógico, coordenadora do Plano Nacional de Leitura, membro da Secção de Avaliação de Desempenho Docente (SADD), Coordenadora da Equipa de Autoavaliação da Escola, Professora integrante da Bolsa de Classificadores Nacionais do 12º Ano, Corretora dos Exames Nacionais do 12º ano de Português, membro do Secretariado dos Exames Nacionais, membro da Equipa Pedagógica de Análise dos Resultados Escolares, investigadora externa no IE da UMinho, no projeto “Avaliação Externa das Escolas do Ensino Não Superior - AEEENS”, coordenado pelo Prof. Doutor José Augusto Pacheco... 
Participa, como oradora, em seminários na UMinho (“XVII Jornadas de Educação”; “Temas aprofundados de Formação, Trabalho e Recursos Humanos”, sob o tema “Instituto do Emprego e Formação Profissional e a (Re)inserção Profissional: o Papel da Formação Profissional e das Medidas de Apoio/Incentivo ao Emprego” – IE). 
Cultiva o gosto pela leitura e pelo cinema.