Nascido em Braga em 1962, Mário Jorge Machado é licenciado em Engenharia Polímeros pela UMinho, tendo realizado várias formações complementares nas áreas de marketing, direção de equipas, gestão de projetos, planeamento estratégico, lean production, direção de empresas e financeira.

Iniciou atividade profissional em 1985 na área industrial, como responsável do departamento de controlo de gestão industrial, tendo desempenhado cargos de direção técnica, direção comercial e direção geral, aonde foi responsável por construir e dirigir equipas desde alguns elementos a mais de três centenas de pessoas.

É administrador de empresas de diferentes setores de atividade e em diferentes países, sendo o setor têxtil e na Estamparia Adalberto que exerce a principal atividade.

É ainda palestrante convidado para diferentes eventos/seminários de economia e tecnologia sobretudo versando o setor têxtil, convidado de vários programas nos diferentes meios de comunicação social, bem como presidente da ATP - Associação Têxtil E Vestuário De Portugal, membro da direção da CIP - Confederação Empresarial de Portugal e membro do Board da Euratex.

Foi condecorado pela Presidência da República com a Ordem de Mérito Empresarial (classe mérito industrial) e pelo município de Santo Tirso com Medalha de Mérito Empresarial - Grau Ouro.