​​Com a minha participação no programa aprendi que...​
A tutoria por pares é um interessante e valoroso processo de integração dos estudantes na academia que possui um caráter alternativo/complementar a outros processos de integração. Na minha breve participação neste programa, compreendi (quase) imediatamente que o processo de integração personalizado e feito por pares é um eficaz mecanismo de debelação das muitas dificuldades que os novos estudantes encontram quando se iniciam numa nova e diferente etapa de vida que é a entrada no Ensino Superior.

O que mais me marcou na minha participação no programa foi...
O contato com outras realidades e experiências pessoais que muito me enriqueceram. Adicionalmente, foi notório o impacto positivo que um programa deste tipo pode ter num estudante. Como exemplo, posso afirmar que após poucas sessões assistimos, eu e os meus colegas tutores, a mudanças interessantes e positivas no modo em como alguns estudantes inscritos no programa encaravam a integração no «modus vivendi» da academia.

Palavras-chave associadas ao programa: integração; relacionamento; personalização; solidariedade; e preocupação.​