Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Ecossistema de inovação




Portal UMinho > PT > Investigação e Inovação > Ecossistema de inovação
​​​ 

A inovação e a valorização económica do conhecimento, na forma de parcerias com empresas, associações de municípios e agências governamentais, do licenciamento de propriedade industrial, na promoção de uma cultura de empreendedorismo e de Spin-offs, são marcas distintivas da Universidade do Minho.

​A Universidade do Minho ocupa um lugar central, contando com o maior número de laços com instituições de interface e centros tecnológicos.

​Diagnóstico do Sistema Nacional de Investigação e Inovação, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Maio de 2013


Spin-offs

A UMinho incentiva a constituição de Spin-offs, valorizando por essa via o conhecimento resultante das suas atividades de investigação científica e tecnológica.  As 40 Spin-offs da UMinho em atividade representam vendas superiores a 6M€ e contam com 165 colaboradores. Mais informações em http://goo.gl/JJCPYb.


Patentes

O sucesso da investigação aplicada da UMinho reflete-se nos indicadores de transferência de tecnologia. A forte aposta na colaboração entre investigadores e empresas reflete-se no número de patentes. Entre 2010 e 2015 registaram-se 157 patentes, estando mais de 50 implementadas.

Em 2015, registaram-se 47 novos pedidos de registo de patentes, e a UMinho foi a universidade portuguesa com mais patentes registadas no Instituto Europeu de Patentes. Mais informações em https://goo.gl/CQKdH0.

Unidades de Interface

Na interação da UMinho com o meio socioeconómico ocupam um lugar central as unidades de interface baseadas nos Campi de Gualtar (Braga) e de Azurém (Guimarães), que resultam de parcerias entre a universidade, municípios, agências governamentais, associações empresariais e empresas:​