Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Projetos Ciência Aberta na UMinho




Portal UMinho > PT > Investigação e Inovação > Ciência Aberta > Projetos Ciência Aberta na UMinho

 Projetos Ciência Aberta na UMinho

Tendo sido pioneira no domínio do Acesso Aberto, a Universidade do Minho granjeou uma grande visibilidade e reconhecimento nesta área, e estabeleceu uma forte rede de relações e parcerias a nível nacional e internacional, em especial na Europa e no mundo lusófono.

 

A Universidade do Minho foi membro fundador da COAR - Confederation of Open Access Repositories em 2009 e, mais recentemente, da organização OpenAIRE A.M.K.E em outubro de 2018.

 

Em 2008 a UMinho, através dos Serviços de Documentação, foi responsável pelo desenvolvimento, instalação e operacionalização do portal RCAAP e, desde então, é responsável pelas componentes científicas e técnicas do projeto RCAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal, desenvolvido e financiado pela FCT.

 

Desde 2007 a Universidade do Minho tem vindo a participar, e em alguns casos a liderar, em mais de uma dezena de projetos europeus relacionados com o Acesso Aberto, a Ciência Aberta e os dados de investigação.

 

PROJETOS EM CURSO

 

RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto em Portugal 

 

O RCAAP tem por missão promover, apoiar e facilitar a adoção do acesso aberto ao conhecimento científico em Portugal. Esta missão materializa-se nos seguintes objetivos: Aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da atividade académica e de investigação científica portuguesa; Facilitar a gestão e o acesso à informação sobre a produção científica nacional através do registo da produção científica em sistemas de informação específicos e da sua agregação no portal RCAAP; Integrar Portugal num conjunto de iniciativas internacionais através da disponibilização de um portal agregador e de um diretório da produção académica e científica que facilitam a interoperabilidade e a interligação com o crescente número de centros de investigação, organismos financiadores de investigação e instituições de ensino superior que, na Europa e no mundo, dispõem também de ferramentas deste tipo.

 Início: 07/2008

Periodicidade: Anual
Website: http://projecto.rcaap.pt e http://www.rcaap.pt


 OpenAIRE-Advance - OpenAIRE Advancing Open Scholarship



O projeto OpenAIRE-Advance visa promover o fortalecimento da Ciência Aberta na Europa e afirmar-se como um pilar da European Open Science Cloud (EOSC). A infraestrutura de Ciência Aberta para a Investigação na Europa que o OpenAIRE preconiza, segue o mesmo modelo e estrutura em funcionamento nos últimos anos, composta por uma rede humana, com representantes em 34 países europeus (National Open Access Desks), e uma infraestrutura técnica baseada numa rede de repositórios de publicações e dados e outros sistemas de gestão de informação científica e académica. Os SDUM são o ponto de contacto em Portugal do OpenAIRE e enquanto parceiros do projeto OpenAIRE-Advance assumem a coordenação da rede de secretariados nacionais da região sul da Europa e são ainda os responsáveis pela gestão dos serviços de formação e helpdesk, colaborando em diferentes áreas de desenvolvimento técnico da infraestrutura.

Início: 01/01/2018
Fim: 31/12/2020
Duração: 36 meses
Website: www.openaire.eu/advance

FAIRsFAIR - Fostering FAIR Data Practices in Europe

O projeto FAIRsFAIR - Fostering Fair Data Practices in Europe - tem como objetivo disponibilizar soluções práticas para a utilização dos princípios dos dados FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable) ao longo do ciclo de vida dos dados de investigação. A sua ênfase está na promoção da cultura de dados FAIR e na adoção de boas práticas para tornar os dados FAIR. Este projeto irá desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de normas globais para a certificação FAIR de repositórios e dos dados neles contidos, contribuindo para as políticas e práticas que irão transformar o programa EOSC numa infraestrutura operacional.
Do conjunto de resultados esperados ao longo do projeto, destacam-se, o aumento da produção e uso de dados FAIR, a criação de um centro de competências FAIR para todas as comunidades, o desenvolvimento de modelos e currículos académicos para a formação em gestão de dados FAIR e a sua integração nos programas universitários, o Handbook para a adoção de competências FAIR, o mapeamento da oferta formativa sobre os princípios FAIR nas instituições de ensino superior, a certificação e registo de repositórios compatíveis com os princípios FAIR, e a construção de uma rede de repositórios confiáveis.
Os SDUM colaboram em diferentes áreas de ação do projeto, incidindo sobretudo nas atividades relacionadas com o desenvolvimento de competências FAIR no contexto do ensino superior, a integração da formação sobre dados FAIR nos currículos académicos e o mapeamento da oferta formativa existente. 

Início01/03/2019
Fim: 28/02/2022
Duração: 
36 meses
Websitehttps://www.fairsfair.eu/


FIT4RRI - Fostering Improved Training Tools For Responsible Research and Innovation
 

O FIT4RRI é um projeto que tem como objetivo contribuir para colmatar o fosso entre a RRI (Responsible Research and Innovation) e a Open Science (Ciência Aberta) atuando em duas áreas fundamentais: 1ª) melhorar a oferta de formação de RRI e Open Science disponível atualmente, 2ª) promover a difusão de políticas e práticas de governação geradoras de ambientes facilitadores da implementação da RRI e Open Science. Os SDUM assumem a coordenação das atividades de capacitação para a Ciência Aberta e da produção de conteúdos de formação para disponibilização online.


Início: 01/05/2017
Fim: 30/04/2020
Duração: 36 meses
Website: https://fit4rri.eu
 

PROJETOS TERMINADOS

FOSTER Plus - Fostering the practical implementation of Open Science in Horizon 2020 and beyond
www.fosteropenscience.eu
OpenAIRE-Connect - OpenAIRE - CONNECTing scientific results in support of Open Science
www.openaire.eu/connect
OpenAIRE2020 - Open Access Infrastructure for Research in Europe 2020
http://www.openaire.eu
PASTEUR4OA - Open Access Policy Alignment STrategies for European Union Research 
http://www.pasteur4oa.eu
FOSTER - Facilitate Open Science Training for European Research
http://www.fosteropenscience.eu/
OpenAIREplus
http://www.openaire.eu
MEDOANET – Mediterranean Open Access Network
http://www.medoanet.eu/
OpenAIRE - Open Acess Infrastructure Research for Europe
http://www.openaire.eu
NECOBELAC - Network of Collaboration Between Europe & Latin American-Caribbean Countries
http://www.necobelac.eu

DRIVER II - Digital Repository Infrastructure Vision for European Research
www.driver-repository.eu