Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal UMinho

Detalhe do evento




Portal UMinho > PT > Comunidades e Redes > Detalhe do evento

Detalhe do evento

Voltar

Criminologia e Justiça Criminal nos 55 cursos de 1º Ciclo da UMinho

Fotos
Alunos da UMinho
Entrada do campus de Gualtar, Braga
21/07/2016 - 10/08/2016
Lista de cursos e provas de ingresso em anexo
A Universidade do Minho vai abrir em setembro a licenciatura em Criminologia e Justiça Criminal. A oferta de 1º Ciclo da Universidade inclui 55 cursos de licenciatura e mestrado integrado, mantendo as 2774 vagas no total. Os cursos com maior número de vagas são Engenharia Informática (150), Direito (126), Medicina (120) e Engenharia de Gestão de Sistemas de Informação (120). Engenharia Têxtil vai funcionar apenas no regime normal, com 20 vagas. Os cursos em horário pós-laboral são Marketing, Contabilidade, Música, Negócios Internacionais, Direito, Educação e Engenharia de Gestão e Sistemas de Informação, somando 236 vagas. Os três últimos são lecionados também em regime normal.

A licenciatura em Criminologia e Justiça Criminal tem 20 vagas e vai funcionar no campus de Gualtar, em Braga, envolvendo as Escolas de Direito e Psicologia e o Instituto de Ciências Sociais da UMinho. Articula conhecimentos e metodologias de várias áreas para conhecer/explicar o crime, o delinquente, a vítima, a justiça criminal, os dispositivos de controlo e os fenómenos de reação social ao crime. O curso de três anos habilita para a compreensão global do crime e procura desenvolver uma atitude crítica e reflexiva na área. Os diplomados constituirão uma mais-valia em polícias, estabelecimentos prisionais e organismos oficiais ligados ao acompanhamento da criminalidade.

A oferta da UMinho é diversificada, flexível e adequada aos diversos perfis de formação dos alunos que querem prosseguir estudos, completar a formação, especializar-se ou redefinir o seu perfil de competências. O concurso nacional de acesso decorre entre 21 de julho e 10 de agosto, pela plataforma da Direção-Geral do Ensino Superior, em www.dges.mctes.pt, sendo os resultados desta primeira fase divulgados a 12 setembro. Os candidatos com dificuldade nos procedimentos podem recorrer ao Gabinete de Apoio ao Acesso, no campus de Gualtar, e através dos telefones 253604590 /3 e acesso@saum.uminho.pt.


11 milhões em bolsas e prémios


A UMinho atribui anualmente diversos prémios de mérito e bolsas de estudo para recompensar os que se esforçam por obter o melhor desempenho académico, bem como para estudantes com dificuldades financeiras. No ano passado, mais de 5000 estudantes receberam um total de 11 milhões de euros neste tipo de apoios. Por exemplo, as bolsas da Ação Social Escolar, as Bolsas de Excelência (no valor da propina), o Prémio CGD (2000 euros) e as bolsas Lions Clube de Braga, entre distinções de mecenas, empresas, ordens profissionais, autarquias e associações. Há ainda um Fundo Social de Emergência para garantir que nenhum aluno com aproveitamento se veja obrigado a abandonar os estudos por carências financeiras.
​​​​​​​​​​​​ ​​Nome do documento
​​​​​​​​   UMinho - Elenco de Provas de Ingresso para 2016/17.pdf
  • Universidade do
    Minho
  • Largo do Paço
    4704-553 Braga
  • T.:253 601 100, 253 601 109
    E.: gcii@reitoria.uminho.pt
© Universidade do Minho - 2024