Curso “Como aprendemos e como podemos ajudar a aprender: uma abordagem muito prática para professores” a 8 de junho, das 9h00 às 17h45, na Escola de Medicina da UMinho (EMed), em Braga. Manhã dedicada a "Como aprendemos" e tarde a "Como podemos ajudar a aprender". Formação ministrada por quatro docentes da EMed, explicando de que modo podemos utilizar o conhecimento das neurociências para promover a aprendizagem e o raciocínio dos estudantes. Entrada livre, mediante
inscrição online, sendo limitada a 120 vagas. Primeira atividade do IDEA-UMinho - Centro de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem da UMinho.
PROGRAMA
Parte I | "Como aprendemos"
09h00 | Introdução
09h15 | A neurociência da aprendizagem: memória, decisão, capacidades motoras
10h15 | Neuropausa 1: na mente do professor
10h45 | Pausa para café
11h15 | Ligações perigosas: stress e aprendizagem
12h00 | Cativando o aluno: atenção, emoção e motivação
Parte II | "Como podemos ajudar a aprender"
14h00 | Introdução
14h15 | Aprendizagem baseada na neurociência: um guia muito prático
15h15 | Desenvolvimento do raciocínio e capacidade de resolução de problemas
15h45 | Neuropausa 2: neuromitos
16h00 | Pausa para café
16h30 | Mini-workshop: como podemos ajudar a aprender
17h45 | Fim dos trabalhos
Formadores
- João Carlos Sousa | Professor associado
na EMed. Os seus interesses de
investigação centram-se no papel do meio externo na modulação da proliferação
de células progenitoras neuronais utilizando a zona subventricular, o líquido
cefalorraquidiano e o plexo coróide como interface entre a periferia e o
sistema nervoso central. Leciona Bioquímica a turmas de 40 a 130 alunos, com
recurso a estratégias diversas de aprendizagem ativa, em quatro unidades
curriculares do mestrado em Medicina da EMed.
- João José Cerqueira | Professor associado
de Neurologia na EMed e diretor do
curso de Medicina. Os seus interesses de investigação são a exploração dos
mecanismos subjacentes ao declínio cognitivo numa variedade de situações, desde
stress e idade até à esclerose múltipla, e estratégias para o melhorar.
- Pedro Morgado | Professor auxiliar de
Psiquiatria e vice-presidente da EMed. A
sua investigação foca-se na base neuronal dos processos de tomada de decisão,
explorando as interações entre o stress crónico e as doenças
neuropsiquiátricas.
- Vitor Hugo Pereira | Professor auxiliar
de Cardiologia na EMed e diretor do
Laboratório de Aptidões Clínicas. Os seus interesses de investigação centram-se
na relação entre o cérebro e o sistema cardiovascular.